quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que é Marketing Digital

O que é Marketing Digital


Diego Alves Jacob*

Uma das principais ferramentas para que um trabalho empresarial seja bem sucedido depende do marketing. Sabemos que sem um planejamento estratégico com ações altamente focadas em resultados, dificilmente alcançará vantagem competitiva para o sucesso.

Inserido em um mundo altamente digital as informações mudaram dos catálogos impressos ou dos jornais em papel para sites de e-commerce e blogs. A tecnologia a entrou em todas em nossas vidas/negócios sem pedir licença. Depois do e-business e dos cartões eletrônicos, chega o marketing digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Para alguns autores:

``Marketing Digital é a prática de promoção de produtos e serviços utilizando banco de dados baseada em canais de distribuição para atingir os consumidores de forma atempada, relevante, pessoal e custo/benefício e campanhas que utilizam, Blogs, Tv Digital, Mobile Marketing, Bluetooth Marketing´´.



Simplificando é um conjunto de ações realizadas na internet que visam ampliar os negócios das empresas, fortalecer sua marca no mercado, conquistar e fidelizar clientes e gerar negócios através de um Site, Twitter, Facebook, Blogs e etc. Dessa forma as empresas implementam estratégias interativas de relacionamento com os usuários proporcionando uma maior afinidade e fidelização.



As diferentes ações de publicidade online usando de marketing digital permitem às empresas um relacionamento com seus clientes, pois a utilização de ferramentas de comunicação digital proporciona a divulgação de seus produtos/serviços de uma forma diferente, ou seja, de uma forma de aproximação dos usuários com a empresa e familiarização com os produtos/serviços.

O planejamento de marketing digital é o ponto de partida de tudo. A única forma viável de a empresa utilizar adequadamente a Internet é através dele. Pois a internet evoluiu e passou a integrar a vida das pessoas. O mesmo ocorreu definitivamente para as empresas que hoje já não cogitam mais a possibilidade de não terem um site ou uma loja virtual. Estabelecer presença no meio eletrônico passou a ser imprescindível nos planos de marketing das empresas, enfim no Marketing Digital.

Conclui-se que o boom da internet e seus inúmeros recursos mudaram a forma de se fazer marketing no mundo. Muitos dizem que isso facilitou o dia a dia do profissional de comunicação de fazer marketing, será?



* Diego Alves Jacob é professor acadêmico Mestrando em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital)
e Especialista em Marketing e Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário