segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

8 ferramentas de monitoramento para cuidar da reputação online

Por Camila Carrano



Monitoramento é uma das palavras que mais ouvimos dentro do meio online. Isso ocorre devido ao número de canais de comunicação digital que continuam a crescer com o passar do tempo. Cada vez mais as pessoas estão opinando sobre marcas, e usando esses meios para propagar a palavra.




Como cuidar da fala de todos? Como manter uma reputação online quando muitas vezes o controle já está perdido? O Social Media Examiner, conhecido por ser um guia das mídias sociais, postou 10 curas para as dores de mídias sociais, mostrando assim o caminho para amenizar estragos na rede através de ferramentas e de monitoramento. Muitas delas são pagas, e certeza que muitos de vocês não irão utilizar, mas só de saber da existência do remédio cria-se a esperança da dor passar, né? Separei então as melhores ferramentas para monitoramento da sua reputação online:

1 – Como acompanhar tudo o que acontece?

Simples! Inicie um painel social de monitoramento. Mesmo que seja um simples, apenas para gerenciar várias contas em um único lugar. Isso faz o trabalho render, e torna melhor sua análise de resultados. Ache sua plataforma ideal e amenize os estragos. Saiba o que estão falando e seja cordial e gentil. Responda seus diálogos, sejam eles positivos ou negativos.



Ferramenta: Hootsuite

2 – Como saber com quem falar?

Entenda uma coisa: influência social sempre foi importante nos relacionamentos, e não seria diferente na internet. Identifique as pessoas influentes com ferramentas específicas e mantenha seus diálogos por meio do monitoramento. Mas tome cuidado, não desmereça alguém apenas por aparentar não ter importância. O que vale são bons diálogos de forma harmônica, e caso isso possa ser usado como estratégia de crescimento, ponto positivo. Um bom monitoramento facilita isso.



Ferramenta: Klout

3 – Onde estão meus clientes?

Seus clientes estão em algum lugar da internet, mas podem não estar na sua página principal do Facebook ou te seguindo no Twitter. Existe algumas suposições sobre isso: a primeira é que você não sabe usar as redes sociais de forma atrativa e em vez de atrair seus clientes, acaba repelindo. A segunda opção é que eles ainda não te acharam. Portanto, vá atrás deles. Conheça os perfis sociais dos seus clientes. Existem ferramentas de monitoramento que acham as redes sociais através do banco de dados do seu mailing, é uma ótima opção.



Ferramentas: Flowtown e Gist

4 – Por que tenho poucas visitas, mesmo com muito conteúdo?

Um dos erros mais graves no relacionamento online é que existe muita auto-promoção e pouca partilha. A mágica do mundo online é o compartilhamento das coisas, e não o acúmulo de tudo pra si. Use o monitoramento, marque seus links de forma personalizada e compartilhe conhecimento pela rede.



Ferramenta: ObjectiveMarketer

5 – O que fazer quando não tenho tempo nem pessoal disponível para estar online o tempo todo?

Utilize o operacional que pode. Tudo bem que nem sempre terá as métricas perfeitas, mas às vezes é melhor que nada. Ache as ferramentas certas para monitoramento e utilize delas para seus relatórios. Ameniza o trabalho e sobra mais tempo paras as interações.



Ferramenta: Argyle Social

6 – Como posso filtrar conteúdos relevantes?

Quanto mais uma empresa cresce no ambiente online, mais interações a respeito desta marca existem. Mais tweets, comentários no Facebook, nos posts dos blogs e assim por diante. O segredo é obter as informações relevantes facilmente através do monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário