segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os 7 R's que podem fazer toda a diferença em sua carreira

Os 7 R's surgiram num dos momentos da construção de um processo de mentoring que realizávamos com um dos grupos de desenvolvimento, através de uma REFLEXÃO a respeito da congruência entre vida e carreira. A letra R foi somente uma coincidência, mas pudemos observar a força que existe, quando as pessoas olham para dentro de si mesmas e conseguem analisar o estado em que se encontram e o rumo que podem e devem tomar.Dizer que carreira é uma coisa e vida pessoal é outra é um enorme engano. Assim como pensar que você deixa os problemas em casa e vai para o trabalho sem eles, pode ser até uma maneira de cobrir o sol com a peneira, mas isto também não é verdade.Como em todos os campos de nossa vida, a carreira tem uma importância fundamental para o alicerce de nossos planos e conquistas, afinal, muitos de nossos sonhos concretizam-se a partir dos resultados alcançados através do trabalho que realizamos e da força com o qual é desenvolvido.


Não importa qual a profissão tenha, mas se estagnar pode ser um risco sem volta.Muitas pessoas passam uma vida inteira fazendo o que não gostam, acostumam-se com esta situação e acabam não dando um passo nem para trás (que às vezes é necessário), nem para frente (isto sim é sempre necessário).Não conseguem nem ao menos captar suas próprias frustrações, mantendo uma postura inerte, sem reação, e quando finalmente se aposentam ou pior, levam um baque de uma demissão que não era nem esperada, ainda assim, continuam com uma grande sensação de vazio.

É como se acostumar com uma dor e não ir ao médico para fazer um diagnóstico.Por vezes, direcionar ou firmar uma carreira pode ser um processo complexo, onde ao longo do caminho, se não houver persistência, barreiras serão vistas como empecilhos e não como etapas a serem vencidas.O ser é único e para ser inteiro é preciso encarar que durante toda a trajetória de vida, será necessário olhar para dentro de si, RENASCER e RESSURGIR para que possa acontecer de fato não somente uma mudança, mas uma visão de que as coisas só acontecem se nós fizermos com que assim seja e que os desafios são ótimas fontes de novos aprendizados. Dependerá somente do grau de comprometimento que Você tem com Você mesmo.Vamos aos R's:

- RECONHEÇA que você pode e deve errar, não só para aprender com os erros, mas para treinar mais sua reflexão, sua flexibilidade e, principalmente, sua humildade, ingrediente importante para quem quer ser cada dia melhor.

- REVEJA sua maneira de agir diante da vida. Teu olhar é para o hoje e um amanhã melhor, ou permanece numa eterna indecisão de quem não sabe nem que rumo tomar?

- ROMPA barreiras que possam estar te impedindo de ver o outro lado das coisas e outras maneiras de se comportar. Isto é possível. Mudar é possível, não importa a vida que tenha, a idade em que esteja, ou qualquer outro elemento que faça parte daquele velho discurso onde se deposita a culpa em uma situação.

- RECUPERE as boas coisas que considerar perdidas. Volte a estudar, a ler, a se informar, e principalmente a ter SONHOS, inclusive relacionados àquela promoção que tanto queria.

- RELACIONE-SE, mostre-se, converse, troque ideias, procure amigos e colegas do passado. Faça com que eles saibam que Você está mais vivo, atuante ou com vontade de voltar a lutar.

- REALCE tudo aquilo que tem de melhor. Para isso, é preciso pensar no que tem de positivo e acredite: - Você tem muitas qualidades e que podem fazer toda a diferença numa empresa.

- REINVENTE-SE (olha ele aí!). Reinventar-se é um processo necessário, onde se busca a melhoria contínua. Nós podemos e devemos ser cada vez melhores. Mas isto dá trabalho, então além de mãos a obra, sugiro três ingredientes, sem os quais não chegaremos a lugar algum: persistência, coragem e disciplina.Para que tudo isso possa acontecer de uma maneira equilibrada, lembre-se de se apaixonar por você mesmo e pensar que o recomeço faz parte da trilha da coragem.

E para completar, cabe aqui mais um dos "presentes" queDalai Lama nos proporciona:

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto".Sucesso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário