quarta-feira, 21 de março de 2012

8 dicas para aumentar suas vendas

Saiba como impulsionar os negócios sem deteriorar margens ou      deixar clientes insatisfeitos
 Camila Almeida

 Se não é o mercado que sinaliza que o momento é      propício para aumentar as vendas, é o faturamento da empresa que      deixa a desejar. Quando um dos lados indica que é preciso agitar o      negócio, é hora estudar como impulsionar o aumento nas vendas.
 No entanto, antes mesmo de colocar em prática qualquer      estratégia, o trabalho mais penoso é identificar as competências e      carências da empresa. Apenas ativar o mercado sem se preparar para      atender à demanda pode afastar a clientela.
 O sócio fundador da SaleSolution, Renato Romeo, e o professor      especializado em PME da Fundação Instituto de Administração (FIA),      Antônio Lage Terassovich, citam pontos importantes para o      empreendedor considerar na hora de fomentar o aumento das vendas:

1. Evite      atropelos
 Pode parecer óbvio, mas ainda há muitos empreendedores que      passam por cima do planejamento e tomam decisões mal pensadas.      Agir por impulso, simplesmente reduzindo preços, sem estudar o      cliente ou adotar qualquer estratégia, pode trazer resultados      catastróficos em vez de solucionar o problema. Mas não confunda      cautela com morosidade. Depois de decidido o caminho, uma      implantação rápida pode ser um passo decisiva para o sucesso.

2. Arrume a      casa
 Antes de pressionar os vendedores por mais resultados, reveja os      processos da companhia. A má gestão dos recursos pode acabar      comprometendo os números, mesmo com um bom time de vendas atuando      na ponta. Não basta improvisar, procure a ajuda de especialistas.      “O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de      conhecimento”, diz o professor da FIA, Antônio Lage Terassovich.      Noções de gestão de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são      competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média      empresa deve possuir. “Se ele não tem umas das competências, ele      tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio”,      recomenda o especialista.

 3. Trabalhe no      seu diferencial
 Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o      desempenho da empresa. Para potencializar as chances de sucesso,      identifique o diferencial competitivo do negócio – como preço ou      qualidade - e aposte nele. Também é fundamental entender o que o      seu cliente busca. “Ao focar no público, a empresa se torna      competente e adquire o seu diferencial”, destaca Terassovich.

4. Faça uma      análise 360º
 Fatores internos e externos podem influenciar o desempenho das      vendas da empresa. Portanto, não basta olhar para dentro de casa,      é preciso olhar ao redor também. Segundo Renato Romeo, o      empreendedor deve analisar se o mercado está favorável ou em      crise. "Se as empresas da minha área vão bem e a minha não, tem      algo de errado com ela", diz Romeo. A concorrência também deve ser      estudada, para identificar em que ponto ela é mais competente.

5. Entenda o      seu cliente
 Identificar o que o cliente quer é a melhor maneira de trazer      mais ofertas relevantes para ele. Segundo Terassovich, é preciso      entender se ele prioriza qualidade, preço, atendimento ou todos os      fatores. Também é importante entender quais são as demandas de      todos os elos da cadeia. No caso de uma empresa fabricante de      roupas, ela deve entender as necessidades do atacadista – com a      frequência de troca de coleções ou volume necessário para cada      compra -, mas também deve estar atenta ao gosto do cliente final,      ajustando seu produto ao público alvo.

6. Amplie seu      mercado
 Expandir o negócio para outros mercados é um caminho para      engordar as receitas. Expandir geograficamente ou buscar novos      públicos pode colocar a empresa em outro patamar de faturamento,      segundo o professor da FIA. É fundamental, no entanto, fazer uma      checagem completa para avaliar se o caixa da empresa está saudável      o suficiente para financiar a expansão.

 7. Qualifique      seus vendedores
 "A capacitação do profissional de vendas é o que dá o retorno      imediato à empresa", destaca Romeo. Ele afirma que a prática não é      adotada no Brasil como é em outros países, pois o empreendedor vê      a capacitação como uma despesa. "O pequeno e médio empresário é      ainda muito preso aos custos." Encare a qualificação como      investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas      ou recorrendo à ajuda de terceiros.

8. Tome cuidado      ao mexer com preços
 Embora pareça uma estratégia óbvia para atrair mais clientes, a      ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. "Baixar      é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?",      questiona Romeo. Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo      de caixa, mas nada impede que a concorrência também se mexa para      atrair consumidores. O professor Terassovich afirma que a      precificação é uma das estratégias mais delicadas. “É fácil de      mexer, mas difícil de entender”, diz sobre a associação de preço e      qualidade, especialmente quando se fala de serviços.

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