terça-feira, 8 de maio de 2012

Digital encabeça marketing imobiliário em 2012

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A afirmação do título deste post é um resumo da visão dos grandes players da construção civil no Brasil, entenda-se Lopes, Gafisa e Tecnisa. Depois de uma queda na venda de imóveis em 2011, o setor acredita que em 2012 as vendas voltem a ser mais expressivas. A reportagem de capa da edição de abril da Revista Marketing (Editora Referência) traz dados e afirmações que reforçam essa ideia.

O Índice Imobiliário da BM&F (IMOB), responsável pelo desempenho do setor, valorizou em 5% neste ano. A Associação de Investidores do Setor Imobiliário cravou que em 2012 o Brasil será o segundo melhor mercado para investimentos imobiliários do mundo! Esses dois dados têm animado o setor, que investe cada vez mais no marketing digital para atingir todos os públicos.

Segundo a reportagem, as construtoras têm investido fortemente em 3 áreas do marketing: promoções, eventos e digital, sendo este último o mais importante nos dias de hoje.

A Lopes, por exemplo, acredita que um empreendimento bem sucedido tem 80% das unidades vendidas em até três meses. Para isso é preciso criar um relacionamento com o cliente, e as mídias digitais desempenham bem esse papel.

“Neste mercado, o marketing é muito importante porque as pessoas estão comprando algo que vai ser entregue em 24 e 36 meses”, afirmou Pedro Cesarino, da agência Archote, à publicação.

A Gafisa atualmente tem 90 canteiros de obra espalhados pelo Brasil e, para converter construções em unidades vendidas, tem apostado grande parte de seus investimentos em marketing digital. “O meio digital impôs maior velocidade à comunicação e as redes sociais o contato mais rápido e próximo com nosso cliente”, explicou Erika Fugiwara, gerente de marketing da Gafisa.

Para Claudio Bernardes, professor do curso de Negócios Imobiliários da ESPM e presidente do Secovi-SP, “ainda são raros os casos em que a pessoa compra um apartamento pelas redes sociais, mas o primeiro passo da compra, que é a escolha, começa ali”.

A Tecnisa foi a primeira construtora a negociar um apartamento por meio das redes sociais e a web é hoje origem de 40% das vendas. Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da empresa, compartilhou com a revista que o investimento em web está presente na estratégia da Tecnisa há 10 anos. E muito do que é feito tem como base o uso de blogs, sem esquecer as redes sociais, como o Pinterest, sua mais recente aposta.

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A equipe da midiaria.com tem estudado o mercado imobiliário e de construção nos últimos meses e compartilhará dados, cases e boas práticas num workshop de 3 horas dedicado ao setor em 08 de maio, em São Paulo. O evento acontecerá na YCON – Formação Continuada, escola voltada para o aperfeiçoamento de profissionais do setor de engenharia civil e arquitetura.
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