terça-feira, 25 de setembro de 2012

5 Documentários para Empreendedores que Querem Construir um Mundo Melhor


Postado em 24 de setembro de 2012 por Daniel Pereira

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo – Esse é o papel do empreendedor.
O fato é que precisamos desenvolver nossa sociedade na direção correta e para isso buscar inspiração nas fontes corretas é essencial. Eu gosto muito de assistir a documentários, pois acredito que eles trazem uma visão mais sincera e permitem que você tire conclusões melhores.
Abaixo um a lista de 5 documentários (+ 2 de bônus) com seus respectivos sites e link no iTunes. Sei que nem todos que lêem o blog tem acesso ao iTunes ou dominam a língua inglesa, mas infelizmente não tem jeito já que a maioria dos documentários não chegam ao Brasil, nem são traduzidos para o português. Espero que vocês consigam de uma maneira ou de outra assistir a pelo menos alguns deles. Mas lembre-se, se você quer construir um novo futuro, faça de tudo para conseguir assisti-los! ;)
1 – I AM
I AM
Tom Shadyac é um famoso diretor de Hollywood que após um acidente embarca em uma viagem para encontrar respostas para duas perguntas: “O que há de errado com o nosso mundo?” e “O que podemos fazer sobre isso?”. Tom visita algumas das grandes mentes de hoje, incluindo autores, poetas, professores, líderes religiosos e cientistas que procuram o problema e a cura fundamental para humanidade.
2 – Wisdom
Wisdom
Inspirado pela idéia de que um dos maiores presentes que uma geração pode dar a outra é a sabedoria adquirida, o cineasta Andrew Zuckerman viaja o mundo para entrevistar mais de 50 dos escritores mais proeminentes do mundo, artistas, designers, atores, políticos e líderes religiosos e de negócios – todos com idade acima de 65. O filme resultante capta suas vozes, presenças físicas, palavras e idéias, proporcionando um extraordinário legado para as gerações que se seguem e um retrato atemporal da sabedoria que conecta todos nós.
3 – Zeitgeist
Zeitgeist
Esse documentário mostra porque a sociedade deve se livrar da “Economia de Mercado Monetário” para embarcar na “Economia Baseada em Recursos”. É uma total reinvenção da maneira como a economia mundial é estruturada.
4 – Rip! A Remix Manifesto
Rip! A Remix Manifesto
Rip! A Remix Manifesto
O documentário mostra como a lei dos direitos autorais vai precisar ser completamente reformulada para suportar nosso novo mundo tecnológico. Várias entrevistas interssante com o fundador do Creative Commons Lawrence Lessig, o nosso ex-ministro brasileiro da Cultura Gilberto Gil, entre outros.
5 – Press, Pause, Play
Press, Pause, Play
A revolução digital da última década desencadeou a criatividade e o talento de pessoas de uma forma sem precedentes, desencadeando ilimitadas oportunidades criativas. Mas será que a cultura democratizada significa melhor arte, cinema, música e literatura ou é verdadeiro talento? Esta é a questão abordada por PressPausePlay, um documentário contendo entrevistas com alguns dos criadores mais influentes do mundo da era digital.
Bônus
Resolvi listar outros dois para vocês refletirem mais um pouco.
6 - Happy
Happy
O documentário nos leva a viagem que vai dos pântanos da Louisiana para as favelas de Calcutá, em busca do que realmente faz as pessoas felizes. Combinando histórias reais de todo o mundo e entrevistas com cientistas e líderes na pesquisa da felicidade, Happy explora os segredos por trás da nossa emoção mais valorizada.
7 – Something Ventured
Something Ventured
Esse documentário conta a história da criação de uma indústria que passou a se tornar o motor único maior de inovação e crescimento econômico em do século 20. O filme também inclui alguns dos melhores empresários, mostrando como eles trabalharam com Venture Capital para crescer empresas de classe mundial como a Intel, Apple, Cisco, Atari, Genentech, Tandem e outros.
E você recomenda mais algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário