sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bel Pesce: jovem dá lição de empreendedorismo em palestra no Sebrae

 

Bel Pesce empolgou a plateia ao mostrar que é possível obter sucesso cedo com dedicação

Por Hédio Ferreira Júnior, Agência Sebrae

Com uma mente que parece não parar de fervilhar e a desenvoltura típica de uma jovem ávida por conhecimento, a paulista Bel Pesce, 24 anos, superlotou o auditório doSebrae Nacional na noite dessa quarta-feira (26). A jovem falou à uma plateia majoritariamente na faixa etária dos 20 anos, e contou êxitos de uma carreira bem-sucedida e recheada de episódios engraçados e improváveis.
Simpática, Bel é uma menina de aparência simples e que passaria despercebida entre a turma que a ouviu por quase duas horas. Determinada a conseguir tudo que planejava - contando apenas com a falta de vergonha em tentar um sim quando o não ela já conhecia -, decidiu aos 17 anos tentar uma vaga no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O detalhe: prazos de inscrição e entrevista já haviam terminado.
Tanto fez que conseguiu o que lhe disseram ser impossível. Ao chegar nos Estados Unidos e se envolver em feiras e eventos para os quais ainda não tinha experiência curricular, conseguiu estagiar em uma das maiores empresas da internet, o Google, ainda no primeiro semestre da faculdade. Ela também ousou dar passos que pareciam absurdos ao deixar a empresa e trancar o mestrado para se dedicar a um projeto menor, mas no qual ela vislumbrava sucesso. "Minha família e meus amigos achavam que eu era louca, mas meus riscos eram completamente calculados", disse ela.
Como é definida na contracapa de seu livro A menina do Vale - como o empreendedorismo pode mudar sua vida, Bel é mesmo um ponto fora da curva. Ela montou sua própria startup, empresa jovem e inovadora, em busca de modelo negócio escalável e sustentável no Vale do Silício, na Califórnia.
Hoje, Bel Pesce faz parte do time fundador da Lemon, empresa de aplicativos para smartphones, que após três meses de lançamento já contava com mais de um milhão de usuários.
Simples, bem articulada, extremamente carismática e bem-humorada, ela decidiu, no ano passado, contar as suas histórias recheadas de improbabilidades em uma publicação lançada na internet. Em apenas um mês foram atingidos 500 mil downloads, sucesso que migrou para a versão impressa por meio da editora Casa da Palavra. O livro foi autografado por ela após a palestra no Sebrae.
Aprender, Bel garante, é uma motivação diária. Do tipo que faz dez coisas ao mesmo tempo, ela já concluiu os cursos de engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática. Cursava na faculdade 13 disciplinas ao mesmo tempo - quando a recomendaram não passar de quatro - e admite que para conseguir sucesso em um projeto é preciso dar um passo de cada vez e testar o interesse das pessoas pelo seu produto.
"A minha definição de empreendedorismo é a de quem cria serviços e produtos que podem tocar a vida das pessoas", descreveu. Ela contou que muitos dos seus projetos também fracassaram, mas que aprender com os erros está na fórmula de quem quer crescer. "Errar faz parte do empreendedorismo. Quando se valoriza o erro é sinal de que se é capaz de corrigir e melhorar. E, mais do que isso, não ter medo de arriscar".
Atualmente, Bel dedica 99% do seu tempo e de suas funções na Lemon. O ciclo de palestras pelos Sebrae começou em Belo Horizonte, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e se encerra nesta quinta-feira (27) em Porto Alegre.
Com projetos para a área da educação, ela diz ainda ter vontade de fazer música e jura que mesmo no ritmo alucinante a que se propõe trabalhar quer uma casa cheia de filhos. "Às vezes queremos fazer tudo estruturado e nem sempre é assim. Pipocar ideias de pequenas coisas pode fazer com que, juntas, elas valham muito", definiu os passos de sua carreira que podem ser perfeitamente encaixados aos seus planos pessoais.

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