quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A importância do plano de vendas para o planejamento estratégico


A partir do mês de outubro muitas empresas se ocupam do desenvolvimento do planejamento estratégico para o próximo ano.
Neste momento, as empresas se deparam com questionamentos de como foi o ano que passou e principalmente com será o próximo ano. Uma das dúvidas maiores é o quanto a empresa vai vender e qual sua capacidade de atender a esta demanda.
É preciso que neste momento a empresa tenha uma forma de estimar um plano de vendas. Normalmente as áreas comerciais se sentem pressionadas em informar este valor e qual a projeção de crescimento do mercado. Neste momento uma das alternativas que são interessantes é o uso de dados estatísticos do próprio desempenho da empresa, utilizando esta informação como uma projeção futura.
O uso de um software de planejamento pode ser muito útil, com exemplo o sistema SSPPCP, desenvolvido pela empresa SuperSoft Sistemas, que utilizando uma base de vendas passada, estima uma projeção futura e junto com este dado utiliza o sistema MRP do próprio software para gerar o CRP (planejamento da capacidade de recursos), que indicará se a empresa terá ou não capacidade de atender esta demanda.
Dentro deste aspecto é importante que este software também traga as informações que são básicas e necessárias a qualquer software de planejamento como o esquema abaixo que mostra as necessidades de uma boa sistemática de planejamento:
Este esquema foi utilizado pela empresa SuperSoft Sistemas no desenvolvimento de seu software de PPCP.
As respostas a estas questões identificam se a empresa terá ou não capacidade de desenvolver o plano de vendas previsto para o ano que se inicia, e haverá tempo suficiente para que ações sejam tomadas buscando o cumprimento dos objetivos propostos.
Depois de elaborado o plano de vendas e identificada a capacidade de fabricação o que será necessário é custear este plano para identificar seu retorno financeiro, tema que iremos abordar em artigos futuros.
MSc. Antonio Carlos de Campos
Antonio Carlos é Mestre em engenharia da produção, professor em cursos de Pós-Graduação, consultor e sócio da empresa ACC – Consultoria.

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