sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

 

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

Se você está pensando em montar uma sorveteria encontramos algumas dicas bastante interessantes para que você possa estruturar o seu projeto. O sorvete está incluído na categoria genérica de gelados comestíveis. Seus ingredientes básicos são leite, açúcar, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. Com eles é feita uma mistura, ou calda, que é pasteurizada, homogeneizada e congelada. No processo de congelamento, além da retirada rápida de calor, é feita uma agitação da calda, para incorporação de ar, a fim de se obter um produto macio e leve.
Longe de ser apenas uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com alto valor nutritivo, rico em proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. De acordo com especialistas, é recomendável consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete.

O mercado para quem deseja montar uma sorveteria

Para quem deseja montar uma sorveteria, uma boa notícia. O mercado brasileiro ainda é muito grande. O Brasil está entre os países com menor consumo por pessoa. Isso indica que temos um grande potencial de aumento, permitindo a entrada de novos empresários no setor, com grandes chances de sucesso. O baixo consumo se explica pela concepção generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma sobremesa fria, boa para os dias de calor. As pessoas o evitam no inverno, pois acreditam que provoca doenças. Por isso, um dos grandes desafios da atividade é a sazonalidade, com pico de vendas no verão, quando a produção é quase triplicada, e acentuada queda no inverno. Na verdade o sorvete pode ser consumido em qualquer época do ano, como acontece em outros países como Nova Zelândia, Canadá e Suíça, grandes consumidores do gelado.
Se você deseja montar uma sorveteria e também fabricar sorvetes, saiba que para fabricar sorvetes, devem ser adotadas boas práticas de fabricação, de acordo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo a qualidade dos produtos. Além dessas, é importante estar atento à qualidade dos ingredientes, e também, aos equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Curso sobre montagem e gestão de sorveterias

Como qualquer outro negócio, montar uma sorveteria exige muito planejamento e organização. Com o objetivo de levar informações sobre a administração de uma sorveteria, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, no qual você receberá informações do professor Ronaldo Sant’Ana Oliveira, analista de marketing, com grande experiência no segmento de sorveteria. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O sorvete é um produto fácil de fabricar e de baixo custo de produção. Portanto, é um negócio que pode trazer bons lucros. É importante ressaltar que a entrada no mercado requer estratégias de vendas bem definidas e trabalhadas. Portanto, ter um produto de qualidade é de fundamental importância.
Montar uma sorveteria é uma boa opção para o empreendedor que deseja ter seu próprio negócio, mas é necessário o devido planejamento e plano estratégico. Para saber mais sobre como montar uma sorveteria e outros tipos de negócio, assine nosso Boletim Informativo.

 

VN:F [1.9.21_1169]
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário