domingo, 27 de janeiro de 2013

Como tomar decisões sábias?


"As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no". — Bernard Shaw

Acredito que nossa vida, desde que nascemos, é feito através de decisões e escolhas. Escolhemos algum caminho e decidimos segui-lo. Escolher e decidir são duas coisas diferentes. Decidir tem a ver com atitude.

Quando chegamos à fase adulta, começamos a colher os frutos de algumas decisões que tomamos na juventude ou mesmo na adolescência. A faculdade que escolhemos, o curso que fizemos, o emprego que rejeitamos, a garota que namoramos e a mulher com quem casamos. Todas essas decisões criam o pano de fundo de nossa história, que ao mesmo tempo, tece e constrói o formato de nossas vidas, moldando o que seremos como pessoas.
É verdade que se pudéssemos viajar no tempo, conseguiríamos consertar algumas coisas; mudar algumas decisões que tomamos e, escolher outros caminhos. Mas não podemos. No entanto, se não podemos interferir no passado, podemos mudar o nosso futuro. Sim, através de mudança em nossos hábitos, conduta e escolhas, é possível mudar nosso futuro para melhor.

Se você não está feliz com as decisões que tomou - ainda a tempo. Não se desespere. Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que estão deprimidas porque as escolhas que fizeram as tornaram pessoas infelizes e inseguras. Claro, todos nós desejamos ter sucesso. No entanto, costumamos acreditar que conseguir bons empregos, boas casas, carros e bons salários fará que nos tornemos felizes e seguros. É que nos vendem. Caros amigos, isso na verdade é uma grande armadilha. Não podemos considerar isso como uma verdade absoluta, se não, não veríamos tantas pessoas bem sucedidas, infelizes e deprimidas. Preste atenção. "Não é o sucesso que traz felicidade, é a felicidade que traz o sucesso".

Lá no fundo, o desejo dos seres humanos é a felicidade. Os bens materiais seriam apenas os meios. Quando estamos ou somos felizes, aquilo que possuímos não faz muita diferença. Infelizmente, temos a tendência de focar "no que não temos". Se você está desempregado ou mesmo infeliz com as escolhas que fez, pare e faça uma análise. Lembre-se que você é o dono de seu destino. No teatro da vida, você deve atuar no centro do palco, e não ficar escondido na plateia e no anonimato. Assuma que cabe a você, pegar as rédeas de sua vida e conduzi-la a um lugar seguro e tranquilo. Ficar na cama chorando, deprimido com pena de si mesmo e lambendo as feridas, só aumentará a dor e a angústia. Levante-se, olhe no espelho e encontrará o responsável pelos seus erros. Admita isso e decida mudar.

"Não existe outra causa para o fracasso humano senão a falta de fé do homem em seu verdadeiro ser". - William James

Quando Walt Disney fracassou em seus dois primeiros empreendimentos, ele decidiu não ser um derrotado. Ele se levantou e persistiu. Decidiu não cruzar os braços ou "jogar a toalha". O resultado todos nós conhecemos. Abraham Lincoln era um advogado sem expressão e tudo que fazia dava errado. Vivia sempre “duro” e sem clientes. Resolveu entrar na política e se candidatou a todos os cargos que possa imaginar. Sempre saiu derrotado das urnas. Um dia, decidiu se candidatar para presidente. Todos o ridicularizaram, achando que seria mais um fracasso. O resultado? Tornou-se um dos presidentes mais importantes que a América já teve. Ele mudou seu futuro.
Bem, se deseja mudar seu futuro, deve começar agora, já. Não deixe para amanhã. Levante-se e comece a planejar o que e como fazer para mudar seu destino.

"A pessoa interessada no sucesso deve aprender a encarar o fracasso como uma parte saudável e inevitável do sucesso para chegar ao topo". - Joyce Brothers

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário