terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Minutos de Liderança – Seja generoso

 

Minutos de Liderança - Seja generoso
 
A maioria dos líderes naturais não aspira ser grandes líderes, mas sim, grandes homens e grandes mulheres. Qualificações pessoais possibilitam qualificações de liderança. Quando líderes conduzem bem suas próprias vidas, são naturalmente seguidos.
Pense em Madre Teresa de Calcutá, Índia. Duvido que pen­sasse: “Vou ser uma grande líder!” No entanto, tornou-se uma grande líder ao decidir ser a pessoa que Deus a criou para ser.
Se queremos que nossa liderança dure, devemos prestar atenção a esses quatro elementos fundamentais:
O caráter nos permite fazer o que é certo mesmo quando parece difícil.
A perspectiva nos permite entender o que deve acontecer para que um objetivo seja atendido.
A coragem nos permite tomar iniciativa e correr riscos para andar na direção de um objetivo que valha a pena.
A consideração nos permite atrair e dar poderes aos outros para se juntarem a nós na causa.
Bíblia da Liderança Cristã – John Maxwell
GENEROSIDADE
Observem como exemplo este texto bíblico:
Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar. Deuteronômio 15:7,8
Se grandes líderes erram, eles o fazem para o lado da genero­sidade. Afinal, são doadores, não cobradores. Eles se sentem motivados a:
  1. Servir a seus liderados para que se desenvolvam.
  2. Suplantar os obstáculos ao desenvolvimento do poten­cial de seus liderados.
  3. Lutar por causas que beneficiem a humanidade.
Deus instrui seus líderes e toda a nação de Israel a imi­tar sua generosidade e graça. Ao final de cada sete anos, todo israelita deveria cancelar todas as dívidas de seus compatriotas. Se eles realmente cancelassem as dívidas, dessem o exemplo de graça e perdão e cuidassem dos pobres, Deus favoreceria sua terra com colheitas abundantes e liberdade de invasões. Imagi­ne! Simplesmente precisariam confiar que Deus estava no con­trole: ele cuidaria da chuva e do sol, proporcionando tempos de colheitas prolíficas.
ENTREGUE-SE
Nada excerce um impacto mais positivo que a doação. Isso é porque doar é viver em um nível mais alto. Os generosos con­centram seu tempo e sua energia no que podem proporcionar aos outros, e não naquilo que podem conseguir deles. E, quanto mais a pessoa dá, melhor é sua atitude.
A maioria das pessoas que não são bem-sucedidas não en­tende esse conceito. Crêem que a postura de doação se baseia no quanto temos. Mas não é o que você tem que faz a diferença. E o que você faz com o que você tem. E isso é atitude.
Plante uma semente, mude uma vida. Já foi dito que cons­truímos a vida com o que conseguimos, mas podemos construir uma vida com o que damos. Ajudar os outros é algo que você pode começar a fazer hoje, seja passando mais tempo com sua família, desenvolvendo um liderado que demonstra potencial, ajudando as pessoas na comunidade, ou refreando seus próprios desejos para beneficiar sua equipe. A chave é encontrar seu pro­pósito e ajudar os outros enquanto você o busca.
Como o apre­sentador Danny Thomas disse:
“Todos nós nascemos por um motivo, mas nem todos descobrimos qual.
O sucesso na vida não tem nada a ver com o que você ganha na vida ou consegue para si. É o que você faz para os outros.”
Danny Thomas, pseudônimo de Amos Alphonsus Muzyad Yakhoob (Deerfield, 6 de janeiro de 1912 – Los Angeles, 6 de fevereiro de 1991) foi ator e apresentador estadunidense, de origem libanesa, vencedor do Emmy Awards.
Your Road Map for Success [Seu mapa para 0 sucesso]
DOAR É VIVER NUM NÍVEL MAIS ALTO. É MUITO MELHOR DAR DO QUE RECEBER.
Nada fala aos outros mais alto do que a generosidade de um líder. A generosidade verdadeira não é um evento ocasional. Vem do coração e permeia todos os aspectos da vida de um líder, tocando seu tempo, dinheiro, talentos e posses. Líderes eficazes não juntam coisas só para si; eles o fazem para dar aos outros.
Para cultivar a qualidade da generosidade na sua vida, faça o seguinte:
  1. Seja grato pelo que quer que você tenha.
  2. Ponha as pessoas em primeiro lugar.
  3. Não deixe que o desejo pelas posses o controle.
  4. Considere o dinheiro um recurso.
  5. Desenvolva o hábito de doar.
O único jeito de manter uma atitude de generosidade é tornar um hábito doar seu tempo, atenção, dinheiro e recursos. Como Richard Foster afirma: “O simples ato de se abrir mão do dinheiro, ou de algum outro tesouro, faz algo dentro de nós. Destrói o demônio ‘ganância’.”
As 21 indispensáveis qualidades de um líder
ESTA SEMANA: Considere o que você já está dando, o que estão pedindo que você dê e o que você gostaria de dar mesmo sem ninguém ter pedido. Suas razões para aceitar ou negar pedidos podem ser boas, mas são misericordiosas? Como você se sente ao doar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário