sexta-feira, 31 de maio de 2013

Aprendendo a diferenciar o que é Marketing do que não é

 

Para começar o nosso raciocínio vamos entender um pouco sobre a introdução do ensino do Marketing em nível universitário no nosso país


Alexandre Caldeira,

Para começar o nosso raciocínio vamos entender um pouco sobre a introdução do ensino do Marketing em nível universitário no nosso país. No final da década de 1940, quando a FEA/USP e a FGV introduziram essa disciplina em sua grade curricular, encontraram desde aquele momento um campo bastante fértil para sua aplicações, naquela época alguma empresas internacionais já usavam bastantes ferramentas de marketing amplamente discutidas nos textos que tratam daquele assunto.

A dificuldade de situar o campo de marketing era tamanha que a disciplina que abordava esse assunto foi introduzida nos curso de Administração com os títulos de Técnicas Comercial na faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e Mercadologia na Fundação Getúlio Vargas. O que dar de entender e perceber é que nenhum dos títulos escolhidos por essas grandes instituições de ensino não traz em seu significado a grande riqueza de material de estudos e conteúdos que encerra a palavra by Text-Enhance">Marketing.

Alguns exemplos | mitos e falácias sobre o Marketing

Para você entender melhor o meu raciocínio vou dar alguns exemplos sobre mitos que foram criados no decorrer de todos esses anos do Marketing desde quando ele desembarcou no Brasil nos anos de 1950/1960.

1 - Marketing não passa de uma forma de propaganda para maximizar as vendas.
2 – Ou que o Marketing reúne atividades capazes de promover uma pessoa.
3 – É atividade para criar necessidades
4 – Que o Marketing é uma forma capitalista de fazer pessoas quererem coisas de que não precisam.

Por favor você universitário e profissional de Marketing que acham isso, ignore por que está completamente errado.

Exemplos de definições com complexidade tão absurda

1 – O Marketing é aquela parte do processo de produção e de troca que está preocupada com o fluxo de bens e de serviços do produtor ao consumidor.

2 – O Marketing é popularmente definido como a distribuição e a venda de mercadorias.

3 – Marketing inclui as atividades de todos aqueles que que se dedicam à transferência e mercadorias desde o produtos até o consumidor.

4 – Marketing significa comercialização e também realização, engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, por meio de produtos e serviços existentes ou novos.

Definições consagradas de grandes organizações e Especialistas

Para não perder o nosso raciocínio chegou a hora de exemplificar o termo marketing com algumas definições consagradas e que muitos utilizam em palestras e também são citadas nos melhores livros sobre Administração e Marketing no Brasil e no Mundo.

1 - Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)

2 - “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Kotler)

3 - O processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas”. (Peter Drucker)

4 - O processo de conquistar e manter clientes”. (Theodore Levitt)

5- Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. (American Marketing Association)

São definições de pessoas que realmente entendem do assunto.

Equívocos de tradução e banalização do tema Marketing

Realmente tentaram de todas as formas de encontrar uma tradução apropriada para o Marketing mais não encontram, ainda bem no meu ponto de vista.

São equívocos inacreditáveis de tradução, banalização de termos técnicos e sua infeliz disseminação por leigos ou por  mal- intencionados difundiram  no Brasil, inúmeras falácias a respeito do Marketing e de seu significado justo. Vamos elimina-las.

De origem Inglesa, a palavra marketing nunca encontrou por aqui um verbete digno do original. Seu sufixo ING, em inglês, tanto funciona para indicar um gerúndio quanto um substantivo. Habitualmente, os termos que terminam em ING  pedem mais que uma só palavra para sua definição. Vária ‘traduções foram espalhadas pelo nosso pais, vou citar as que mais se encontram ainda pela internet.

1 - Mercancia

2 - Mercadagem

3 - Mercadologia

Para nossa alegria a expressão Marketing sobreviveu como nasceu, no Brasil e , em outras nações, como na Alemanha, na França e no Japão.

Conclusão

Bom. Espero que eu tenha passado um pouco do meu entendimento e desse estudo que eu realizei e que seja útil para você. Marketing é sem dúvida uma ótima ferramenta para as empresas usarem à seu favor. E para terminar e, em uma sintetização engenhosa e resumida, Marketing é uma Arte de bem - fazer trocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário