terça-feira, 4 de junho de 2013

9 técnicas de neuromarketing utilizadas por supermercados

 

Os supermercados são lugares especializados em vender mais do que precisamos realmente a traves das técnicas de neuromarketing. São poucas as vezes em que saímos de um deles com somente aqueles produtos que tínhamos pensado comprar.
Segundo estudos, quase o 55 % dos produtos, são escolhidos no momento da compra. Essa cifra significa que não importa quanto planeje sua compra, sempre terminará levando algum produto que não tinha previsão de compra. A pergunta é: Como conseguem os supermercados esse efeito?
A resposta a essa pergunta parece estar no poder desses negócios para ter controle sobre nossas decisões de compra, e esse poder é conseguido graças a diversas técnicas e truques.
 
Técnicas de neuromarketing
Técnicas de neuromarketing
 
A continuação compartilho 9 técnicas que os supermercados utilizam e que poderiam ser utilizadas também para nossos negócios.
  • Marketing Olfativo, O marketing olfativo pode impulsionar as vendas de um negócio entre um 30% e 40%. Os supermercados sabem isso muito bem, por isso é que vemos as vezes fornos com comida. O cheiro de pão não pode faltar, está demostrado que esse cheiro abre o apetite e compramos mais quanto temos fome. Alguns negócios aproveitam também o ar condicionado para encher-nos com diversos cheiros que causem efeitos sobre nosso comportamento de compra.
  • Localizar longe os produtos mais básicos, O objetivo é dificultar o acesso aos produtos de primeira necessidade, de essa forma deverá dar mais voltas pelo supermercado e assim aumentar as possibilidades de que pegue alguns artigos no caminho.Em termos de marketing, um negócio tem dois áreas:
    • Área fria: São aquelas áreas cujas vendas estão por embaixo da média. Aqui encontramos os artigos mais comprados, geralmente produtos básicos ou de primeira necessidade.
    • Área quente: São os lugares de mais fácil acesso e de maior visibilidade. Aqui são colocados os produtos menos comprados.
  • Localizar as marcas mais caras na altura dos olhos, está demonstrado que só com pôr na altura dos olhos um produtos que se encontrava na altura dos pês, se consegue um aumento ate de 80% das vendas desse produto. Essa é a razão pela que sempre se encontram ao nível dos olhos aquelas marcas mais caras ou as mais rentáveis.
  • Música, grandes empresas tentam manipular nossos movimentos através da música. Quando o lugar está cheio, é usado um ritmo musical que favorece as compras rápidas. Caso contrário, em épocas de baixo fluxo, é usada música calma, suave e lenta, a fim de prolongar a estadia dos consumidores. Em média, uma pessoa gasta 55 minutos no supermercado.
  • Preços psicológicos, não é por acaso que os preços acabam sempre em 5,7 ou 9, esses números tendem a atrair mais a atenção do consumidor fazendo com que as comparações sejam difíceis e psicologicamente criam a percepção de ser mais barato do que os preços redondos.
  • Forçam constantemente a parar, os desenhos dos supermercados estão preparados para interromper constantemente a nossa caminhada, por isso cada vez que paramos terminamos olhando para um produto ou cartaz promocional.
  • Produtos desordenados, ver lotes de itens empilhados em desordem, nos dão a sensação inconsciente de que estes são mais baratos, mesmo que realmente não sejam.
  • Iluminação, finalmente, uma outra estratégia destinada a enganar os nossos olhos. As luzes são utilizadas em seções de alimentos perecíveis para procurar dar uma percepção de frescor. As lâmpadas fluorescentes são geralmente utilizados em diferentes matizes, dependendo da finalidade. A luz também é usada de modo a dar uma sensação de elegância e valor para determinados produtos.

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar o artigo.

    http://www.projetoempreendedor.com/marketing/9-tecnicas-de-neuromarketing-utilizadas-pelos-supermercados-2

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