segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A pesquisa de marketing como ferramenta competitiva para microempresas


O presente artigo aborda como a pesquisa de marketing pode ajudar as microempresas a se diferenciarem e terem uma vantagem competitiva no mercado


Marli Márcia,
Percebe-se que atualmente o mercado encontra-se bastante competitivo, fazendo com que as empresas procurem meios de diferenciação. Diversas estratégias são traçadas. Alcançar competitividade torna-se um desafio a ser superado, pois quem não se diferencia será devorado pelo o mercado.
 O marketing torna-se uma competência essencial para aumentar a capacidade competitiva da empresa. Essa capacidade competitiva só será concretizada quando as empresas compreenderem a importância de estarem informadas quanto aos mercados em que devem atuar os clientes,  segmentos, concorrentes, ou seja, descobrirem dados importantes sobre a situação em que se encontram.
Neste contexto, a pesquisa de marketing torna-se crucial para o processo de tomada de decisão para as microempresas que, assim como as de grande porte, desejam o sucesso em sua administração e a tão sonhada competitividade.
Com o aumento constante das microempresas e da concorrência, é necessário que o empreendedor tenha um espírito criativo e inovador, além de proatividade, boas estratégias, inovação, utilize as ferramentas de marketing disponíveis para que gere lucros, aumente a vantagem competitiva,expanda seu negócio e garanta sua  sobrevivência. Muitos empreendimentos fecham no país pelo o fato dos seus administradores não terem conhecimento adequado sobre o mercado em que está atuando, não analisarem o ambiente antes da implantação, não terem um bom plano de negócio, não calcularem os riscos, etc.  
A vantagem competitiva é de fundamental importância para o crescimento da organização e sua permanência no mercado. A empresa deve definir bem sua missão, visão, objetivos, oferecer os produtos e serviços desejados por seus clientes de modo que obtenha um posicionamento melhor em relação a seus concorrentes, tornando-se importante para o cliente de  modo que seja mantido um relacionamento tão forte que jamais este escolha outra empresa.
As empresas precisam planejar suas estratégias e seus objetivos de acordo com o mercado em que estão inseridas, conhecendo-o a fundo, estudando o ambiente interno e externo, identificando assim, seus pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças. Conhecer o cliente tornou-se fator-chave de sucesso para a sobrevivência de toda organização.
A pesquisa de marketing é crucial no desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões. Através da pesquisa, a empresa coletará informações acerca do que os clientes pensam, de que eles gostam o que eles querem e como chegar até eles da maneira mais eficaz possível.Uma empresa não pode tomar decisões sem antes pesquisar o mercado em que está atuando ou que pretende atuar; qualquer ação que a empresa pretende executar deve estar baseada em pesquisas; é portanto, a principal ferramenta para identificar as oportunidades do mercado. 
A pesquisa de marketing deve ser conduzida para responder um problema identificado pela a empresa, com o objetivo de solucioná-lo e melhorar seu posicionamento. O empreendedor que está sempre buscando novos caminhos e novas soluções focando sempre no atendimento da necessidade do cliente deve entender claramente os objetivos de uma pesquisa, não permitindo jamais que esta seja feita de maneira inadequada para comprovar um fato que ele já sabe ou pra responder uma curiosidade; deve, portanto definir bem o problema a ser pesquisado,pois o problema identificado irá nortear toda a pesquisa e se ele for identificado incorretamente, irá resultar em gasto de tempo e dinheiro, sem atingir os objetivos desejados pela a organização.
Tudo deve ser focado em pesquisa, pois uma decisão precipitada causará perdas significativas para a empresa. Algumas microempresas criam barreiras à realização de pesquisas por acharem caras ou por seus administradores não terem um bom conhecimento da importância desta para a empresa, no entanto, muitas devem amadurecer em termos de pesquisa, pois não precisa investir demasiadamente caro.
A pesquisa  pode ser realizada de maneira simples e objetiva, por exemplo, fazendo a visita regularmente aos concorrentes e de maneira disfarçada ela obterá dados surpreendentes, como o tipo de produto/serviço oferecido aos clientes, a qualidade, as práticas de atração e retenção, o tipo de relacionamento, podendo portanto tentar aplicar essas estratégias em sua empresa.
São das simples coisas que nascem as grandes ideias. Com essas simples observações, as microempresas podem descobrir se podem ou não investir no crescimento, pode descobrir as ameaças de concorrentes atuais e entrantes, descobrem o desejo dos clientes e, oferecerá os produtos/ serviços desejados por ele da melhor forma possível. Se cada microempresa descobrisse a eficácia de uma boa pesquisa de marketing, jamais deixaria de fazê-la. O investimento que se tem em uma pesquisa não se compara aos benefícios que ela trará
Portanto, várias práticas podem ser feitas com o uso do resultado de uma pesquisa de marketing e como há microempresas que não investem na pesquisa de marketing por causa do fator custo ou por acharem que não é tão importante, a empresa que a realiza tem um grande potencial e possibilidade de crescer, cabendo  ao administrador interpretar bem as oportunidades oferecidas pelo o mercado, conhecer o comportamento e preferências do consumidor e criar a melhor estratégia e utilizando a pesquisa de marketing como uma grande vantagem competitiva, deixando assim, as alternativas do seu concorrente irrelevantes.

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