segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Leandro Borges Leandro já atendeu centenas de pequenas empresas em todo o Brasil. Além disso, é professor em instituições como SEBRAE, Vale, Souza Cruz, FIRJAN, COPPE e FGV. Atualmente, desenvolve também as estratégias de conteúdo da LUZ sob o codinome "Pírgula"! window.___gcfg = {lang: 'pt-BR'}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; po.src = 'https://apis.google.com/js/plusone.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })(); Estratégia Finanças Inovação Marketing Operações Processos Recursos Humanos Vendas fechar Fique por dentro Cadastre-se para receber notícias, dicas e promoções exclusivas! Como usar as 5 Forças Competitivas de Porter

O que é: Michael Porter estabeleceu um modelo que viabiliza fazer uma análise mercadológica, no qual explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra.
Por que fazer: Os principais objetivos de uma empresa estão relacionados ao ambiente competitivo, assim como, na identificação de estratégias e ações futuras para a obtenção de vantagem. Além disso, este modelo desenvolvido por Porter constitui os determinantes estruturais concorrência, que muitas vezes é intensa.

O modelo de análise mercadológica de Porter

O modelo de Porter estabelece cinco tipos de força: rivalidade entre os concorrentes, ameaça de novas empresas, ameaçam de produtos e serviços substitutos, poder dos fornecedores e poder dos compradores. Vamos falar um pouco de cada um deles logo mais:

1. Competitividade da concorrência

02-Competitividade da Concorrência
Isso ocorre nas disputas por posições táticas que envolvem preços, propagandas, introdução de novos produtos, melhora nos programas de distribuição, entre outros fatores.

2. Risco de novos entrantes

03-Risco de Novos Entrantes
Estabelece novas condições no mercado, uma vez que a ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras e da reação de empresas que já estão inseridas no mercado. Neste contexto, a ameaça é alta quando a economia de escala é baixa, o capital necessário é baixo, a diferenciação de produtos é pequena, entre outros.

3. Ameaça de substitutos

4-Ameaça de substitutos
Os produtos podem limitar um potencial de retorno de um mercado, porque estabelecem um teto nos preços. Além disso, se eles conseguem firmar um ganho na relação custo/ benefício, quando comparados aos produtos atuais, eles podem representar uma grande ameaça ao mercado.

4. Poder dos fornecedores

01-Poder de Barganha dos Fornecedores
Eles fornecem um poder de barganha sobre os participantes do mercado quando ameaçam aumentar os preços ou diminuir a qualidade que existe nos produtos. Assim, o poder de barganha dos fornecedores é alto quando a disponibilidade dos produtos substitutivos é baixo, os custos de troca do comprados são altos, a importância do comprador para o fornecedor é baixa, entre outros.

5. Poder dos compradores (clientes)

05-Poder de Barganha dos Clientes
Eles influenciam o mercado porque ao forçar o preço para baixo, demandar uma qualidade maior ou mais serviços. Devido a isso, os compradores conseguem ter a capacidade de acirrar a concorrência dentro de um mercado específico.
O modelo desenvolve algumas conclusões como, por exemplo, quando as forças são grandes é que o mercado analisado apresenta-se menos atrativo e lucrativo. Porém, quando as forças não são tão intensas, o mercado é mais lucrativo e atrativo.

 Fonte:http://blog.luz.vc/estrategia/5-forcas-competitivas-de-porter/?utm_source=LUZ.vc+%7C+Blog&utm_campaign=0473340bcf-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_16cade68b1-0473340bcf-295015693

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