sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dicas de networking para aprender a socializar


 

Escrito por
Gustavo Paulillo

O networking é uma habilidade esquecida para alguns profissionais. Aprenda alguns truques para colocar essa habilidade em prática

Hoje, mais do que nunca, os truques de networking não são apenas a chave para vender mais, conseguir o emprego dos sonhos, mas também ajudam você a encontrar seu círculo social perfeito.

O fato de que o mundo ficou totalmente conectado torna ainda mais vital você estar na melhor forma para apresentar a si mesmo e seu produto, seja em conferências ou encontros sociais.

Nem todos nós nascemos com o dom do newtorking, mas agora vamos dar algumas dicas simples para nos levar na direção certa da verdadeira maestria do networking.

Dicas de networking para aprender a se socializar

#1. Descubra como você pode ajudar

Quando você está se conectando com uma outra pessoa, você deve estar sempre pensando em maneiras em que você pode ajuda-la. Você precisa entregar valor antes que possa receber.

Por exemplo, um modelo e/ou uma celebridade, precisam sempre estar nos holofotes para que não sejam aos poucos esquecidos.

Por isso, eles sempre estão em festas de moda, lançamentos, pré-lançamentos, inaugurações e etc., cercados de fotógrafos, estilistas e outras celebridades. Obviamente, todos eles querem continuar sendo convidados para essas oportunidades, para fazer amizades e continuarem aparecendo na mídia.

Então, a melhor maneira de conseguir isso é fazer um esforço para descobrir como podem ajudar essas pessoas que estão ao seu redor.

Será que elas estão precisando de ajuda em alguma coisa? Como você pode gerar valor para as pessoas para que elas continuem lembrando de você, dia após dia e convidando-o para os eventos que você quer participar?

Descubra quais são as dificuldades das pessoas, de uma maneira não forçada, e veja como isso se encaixa na sua experiência, ou na de alguém que você possa apresentar.

Antes de vender o seu peixe, deixe as pessoas saberem que você tem interesse genuíno em ajuda-las.

Descubra como você pode ser útil e ajudar as pessoas.

Descubra como você pode ser útil e ajudar as pessoas.

#2. Ligue as pessoas

Apresentar seus amigos uns aos outros através de suas competências e atribuições é, muito provavelmente, um dos truques mais poderosos de networking.

Usar este atalho não apenas vai fazer você apresentar pessoas incríveis, mas também é a única maneira de não se gabar de quanto você é bom.

Quando você começa a apresentar pessoas, elas apreciam isso e, consequentemente, começam a fazer o mesmo por você. Esteja você indicando um cliente ou um potencial fornecedor, ou apenas 2 pessoas e empresas que deveriam se conhecer, você cria um elo de gratidão e, uma hora as coisas voltam para você.

#3. Seja um conector

Conectar as pessoas através de seu ciclo social é algo muito poderoso. Esse pequeno gesto vai aumentar a sua empatia em muitos degraus.

Você quer ser conhecido como um vendedor ou empreendedor que se conecta a grandes pessoas e gera valor por onde passa? O mundo é abundante de grandes pessoas. Se você apresenta-las, umas às outras, elas farão o mesmo com você.

Esta dica de networking é especialmente fácil de implantar em eventos ou conferências: as pessoas por lá geralmente têm interesses mútuos ou razões para fazer uma introdução que vai despertar o interesse da outra pessoa.

Comece a introduzir as pessoas, apresentando umas às outras, e você terá um círculo social perfeitamente adaptado e, todas as pessoas conhecerão umas às outras por sua causa e isso vai aumentar muito seus pontos.

#4. Pesquise antes de ir em eventos

Antes de sair de casa para qualquer evento, faça uma pequena pesquisa. Se você vai a um encontro sobre um determinado tema, tenha certeza de que você está atualizado sobre o que ele se trata.

Se você vai para uma festa, aniversário ou happy hour, veja quem são as pessoas que irão frequentar o evento. Saiba quem são elas e tente sempre socializar e conhece-las melhor.

Para algumas pessoas se preparar para os eventos fazendo pesquisas sobre pessoas ou assuntos pode parecer forçar a barra, mas essas não são as pessoas que dominam a arte do networking.

Gaste alguns minutos passando por perfis de pessoas e vendo o que vocês têm em comum.

Este é um grande truque de networking para ver o que vocês podem ter em comum. É também uma boa maneira de eliminar as pessoas que você não se dá bem.

Pesquise mais sobre as feiras e os eventos antes de participar.

Pesquise mais sobre as feiras e os eventos antes de participar.

#5. Mantenha os temas relacionáveis

É difícil se entrosar com grupos de pessoas que vão a eventos e festas apenas para ficar falando sobre assuntos não relacionados.

Se você tiver que falar coisas que as pessoas de fora de seu pequeno ciclo não entenderiam, pelo menos faça o esforço de explicar o contexto e a história para a pessoa que não tem intimidade com o que você tem a dizer.

Você poderia ter ficado em casa, bebendo e conversando com seus amigos. Mas, a partir do momento em que você saiu para um evento, seja educado e esteja aberto para todos.

Também esteja ciente das pessoas que estão se incluindo na sua conversa. A menos que haja uma lacuna não natural na conversa, não há nenhuma maneira natural para as pessoas se incluírem no círculo.

Assim, quando você observar que alguém está entrando no círculo, interrompa a conversa e apresente o recém-chegado.

Se você não fizer isso, será igualmente difícil para as partes entender o que a outra pessoa faz ali parada. Então pause a conversa e introduza o novo convidado que se juntou à conversa.

#6. Trate as pessoas pelo nome

Assim como Dale Carnegie disse em Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, a coisa mais doce que qualquer pessoa pode ouvir é o seu próprio nome.

Há algo estranhamente atraente sobre as pessoas que tratam as outras pelo nome. Eles dão uma noção de que você tem a sua máxima atenção, sublinhando que eles estão falando com você, e mais ninguém.

Ao estar totalmente focado em você, a pessoa se torna totalmente simpática. Observe como as pessoas que não mantêm contato com os olhos durante uma conversa parece ter o efeito totalmente oposto.

Por isso, use o nome das pessoas ao seu redor, quando estiver se dirigindo a elas.

#7. Esteja pronto para sair

Você não quer ficar preso conversando com a mesma pessoa por todo evento. Isso irá impedí-lo de conhecer pessoas novas e incríveis, obviamente.

Você não quer tentar sair de uma conversa, enquanto o interlocutor tenta através de todos os artifícios prender você em uma conversa improdutiva, ou completamente sem sentido.

Por isso, prepare algumas estratégias de saída. Elas não precisam ser muito elaboradas nem complicadas. Pedir desculpas e se dirigir ao banheiro, ou dizer que você precisa responder um e-mail importante será suficiente.

Esteja pronto para sair, se for preciso.

Esteja pronto para sair, se for preciso.

#8. Dê seguimento

A sequência é justamente é o último passo que vai determinar seu sucesso no networking.

Apenas uma pequena mensagem dizendo que a conversa foi boa, e referindo-se a uma coisa que você mencionou durante a conversa é o suficiente para desenvolver os contatos feitos durante festas e eventos.

Este é um dos melhores truques de networking, já que que agora vocês podem ter acesso aos dados um do outro, seja no Facebook ou na LinkedIn. Com isso, vocês podem dar continuidade ao networking, ou simplesmente decidir que aquele não é um contato útil.

E você não vai precisar dizer o quanto é incrível ou bom no que faz. As mídias sociais fazem isso por você de maneira perfeita.

Torne-se um mestre do networking

O networking não é apenas mais uma maneira de divulgar seu produto ou serviço, mas sim uma maneira útil de conhecer pessoas que você pode ajudar e criar um elo de gratidão.

Assim, na primeira oportunidade, a pessoa vai fazer questão de ajudá-lo da mesma maneira sincera e verdadeira que você ajudou.

Com isso, você não só tem mais chances de divulgar o seu produto e vender, mas tem mais chances de conhecer pessoas, divulgar sua mensagem, fazer a diferença na vida de quem cruza o seu caminho e, obviamente, ser visto.

A partir do momento em que você se envolve e se dedica genuinamente às pessoas, elas também vão se envolver e se dedicar em conhecer você e ajudá-lo a crescer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário