sexta-feira, 16 de maio de 2014

Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?

 


         
A dica de hoje é o excelente A Corporação, documentário Canadense (de 2003) sobre como “As Corporações” manipulam e lucram cada vez mais escravizando, degradando e proliferando doenças pelo mundo. Se você acredita que o Governo é o nosso único problema, precisa assistir documentários como esse.
Para você que pretende ou está empreendendo, espero que sirva de reflexão. Que lhe ajude a trilhar o caminho certo!
marketing-automation-is-an-advantageEu realmente fico triste, muitas vezes paralisado em olhar ao nosso redor e perceber como somos (no geral) tão miseráveis. Tudo se resume em “levar vantagem”. É mais do que simplesmente vender… é sugar o máximo de todos os lados. Mas o ponto é que um dia a coisa toda vai entrar em colapso e pior, não iremos e já não estamos percebendo isso. É a velha história do Sapo e a Água Quente. Para quem não conhece, segue:
Dizem que se você colocar um sapo em uma panela com a água do seu rio e, aos poucos, ferver a água, o sapo não pulará para fora! Ele morrerá sem ao menos ter ideia do que aconteceu.
Contudo, se você ferver a água e tentar colocar um sapo dentro dessa panela, ele pulará imediatamente para fora.
Estamos sendo fervidos e nem percebemos. Enquanto isso, vamos obedecendo e participando do sistema na esperança de um dia, sobrar “um trocado”, uma oportunidade para “nos darmos bem”.
Existe um trecho em que o CEO da Interface retrata muito bem a nossa percepção da realidade atual: “Desenhando a metáfora das primeiras tentativas de vôo. O homem saltando de um penhasco em seu avião…batendo as asas… O vento no rosto. O tolo pensa que está voando, mas está caindo. Ele ainda não sabe, porque o solo está longe… mas o avião vai se espatifar. Assim é a nossa civilização…“.
E sabe quem vai lucrar muito quando o colapso ocorrer? As corporações!! BINGO! Eles sempre ganham!

Então eu me pergunto: Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?1

- Qual é a real vantagem de levar vantagem em tudo? Ser o espertão?
- Só eu percebo que o espertão um belo dia encontra outro espertão, que levará tudo aquilo que ele conquistou?
Realmente não entendo essa lógica. Não sou contra o capitalismo, não sou contra o lucro, não sou contra o desenvolvimento de empresas… sou contra esse sistema burro que nos é ensinado o tempo todo: LEVAR VANTAGEM A TODO CUSTO.
É na fila do cinema, no caixa do supermercado… No troco errado do restaurante, no pequeno lixo jogado na rua… nos péssimos hábitos que as crianças observam seus país cometendo…
Talvez você diga que não é possível, que não dá para fazer muita coisa, mas essa é a resposta fácil (ficar na panela com a água fervendo). A resposta difícil é se comprometer com algo!
Se você não tem a menor ideia do que fazer, comece pela raíz: incentive seus filhos (ou dos seus amigos) a fazerem a coisa certa! Pequenos bons hábitos terão um excelente impacto no futuro, pode ter certeza!
Se tiver a oportunidade de ensinar uma única coisa a algúem, por favor, ensine-a a pensar!!!
Aproveite o documentário e se gostar, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário