segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estratégia de Marketing Erótico


Recentemente foi lançado o trailer de um dos filmes mais aguardados de 2015. O trailer da saga erótica “As 50 sombras de Grey” conseguiu, em apenas uma semana, perto de 20 000 000 visualizações no canal de Youtube da Universal Pictures UK, graças a todo um marketing promocional. Mais de um ano antes do lançamento do filme, toda uma estratégia de marketing erótico que vai com certeza garantir os recordes de bilheteira. Porquê? Vamos ver ponto por ponto: 
1 – Tema
O filme, realizado por Sam Taylor-Johnson, é baseado no livro bestseller da autora Britânica E.L. James que vendeu mais de 40 milhões de cópias em 37 países. A trilogia foi um fenómeno inqualificável, a nível mundial e o tema, com um mix de romantismo e sadomasoquismo, foi, à partida, escolhido, por de alguma forma, garantir vendas. E se a trilogia do crepúsculo foi “vencedora” de bilheteiras, estemovie, muito mais erótico e com cenas seguramente mais ousadas, já tem muitas pessoas com vontade de o ver… Na verdade as expectativas são tantas que o filme tornou-se um Trending Topic. Na verdade, a famosa relação entre os dois protagonistas, complexa, ardente e na qual não falta sexo explicito, é sem sombra de dúvida uma tendência e um tema de assunto dos últimos tempos. 
2 – Datas seleccionadas.
Lançamento do trailer perto dia mundial do orgasmo (31 de Julho) e estreia no cinema perto do dia dos namorados (14 de Fevereiro). Será coincidência? Ou pura estratégia? 
3- Actores escolhidos – Porquê Dakota Johnson e Jamie Dornan nos papéis principais? 
Será de admirar que para o papel principal do milionário Christian Grey adepto de bondage seja o ex-modelo da Calvin Klein??? 
Jamie Dornan
Acho que não é preciso dizer mais nada… Uma imagem vale por mil palavras, não é senhoras? No fundo todas sabemos que o actor norte-irlandês, de 31 anos, vai “dar o corpo” ao romance erótico. 
Dakota Johnson? Qual terá sido o motivo? Será pela sua curta carreira como actriz? Será pelo seu ar inocente de 24 anos? Será por ser filha de de dois ícones do mundo da TV (Don Johnson e Melanie Griffith)? Ou por ser enteada do sexy António Banderas? 
Dakota Johnson
A actriz foi fotografada por Carter Smith para a edição de Março da revita ELLE nos EUA (imagens em cima) e assumiu que não teve qualquer tipo de tabus em participar no filme: «Eu não tenho problemas em fazer seja o que for. O segredo é que eu não tenho vergonha de nada. Sou uma desavergonhada», afirmou. E, no fundo, Anastasia Steele apenas representa o que muitas mulheres acreditam “que conseguem quebrar as barreiras emocionais de um homem”. 
4- Música
A cantora norte-americana Beyoncé deu o seu contributo para a banda sonora de “As 50 Sombras de Grey” com uma versão exclusiva da sua música “Crazy in Love”. Ou seja, uma cantora sensual + uma música que foi o sucesso no primeiro álbum da cantora – Dangerously In Love – editado há 11 anos. Será que, uma vez mais, a escolha da música do álbum “Amor Perigoso” foi deixada ao acaso?  
Beyonce_Sensual
Além de todos estes elementos combinarem numa única mensagem de cariz sexual, a Universal contou também com o apoio de Beyoncé para a divulgação do teaser do filme no seu próprio Instagram (com um curto excerto da versão “Crasy in Love”). Mais uma ferramenta para “rebentar” com as vendas de bilheteira. 
5- Perspectiva
trailer tem duas partes: Um lado mais romântico e um outro mais sexual. Um equilíbrio sofisticado para atingir uma maior fasquia de possíveis consumidores. Ver vídeo aqui: 

6- Marketing
A divulgação do filme começou mais de um ano antes da estreia. Em finais de Janeiro de 2014 a Universal lançou os primeiros cartazes a anunciar o movie nos Estados Unidos. Tendo desde então havido toda uma acção de comunicação integrada e escalonada. 
7- Controvérsia 
E em tudo o que há sexo, há polémica! Na semana passada, Dawn Hawkins, director executivo de “Morality in Media” emitiu uma declaração a condenar o trailer completo e afirma que o filme “romantiza e normaliza a violência sexual”. 
Ainda a mais de 6 meses da estreia estou curiosa para saber o que mais vai acontecer em torno deste filme… Esperamos para ver? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário