segunda-feira, 20 de outubro de 2014

3 dicas sobre teoria das cores para inspirar o seu projeto digital




A cor torna o mundo belo. Nada inspira mais energia do que um céu de cor azul vibrante, num dia de sol. E quando precisamos de paz? Caminhamos por um campo iluminado, relaxamos na areia da praia, ou nos deixamos fascinar com um pôr do sol que exibe as estonteantes cores laranja, roxo e rosa e, sem falhar, traz paz ao nosso corrido dia.

Nossas experiências diárias nos ensinam que a cor tem um valor que vai além daquilo que podemos ver. Ela complementa nosso humor, ajuda-nos a organizar planilhas e nos faz lembrar dos brinquedos preferidos de nossa infância. É por isso que teoria das cores é tão importante para o seu projeto digital.

Além de ver a aparência das combinações de cores, é importante compreender a ciência (e as ciências sociais) que estão por trás das cores.

Qualquer que seja o seu nível de técnico com projetos, estas 3 dicas sobre a teoria das cores irão ajudar você a navegar na complexa arte da escolha de uma paleta de cores.



1. Sociologia é a alma da cor

A cor nos faz pensar da mesma forma que nos faz sentir.

Algumas cores estão vinculadas à experiências culturais, emocionais e sociais - que são, às vezes, maiores do que nós. Ao escolher as cores, pense a respeito do que a paleta de cores significa para seu público-alvo. Se estiver fazendo uma campanha internacional, por exemplo, você precisará entender o que cada cor significa no país de destino.

Nicky Szmala, diretor digital na Geometry Global, publicou um gráfico onde ele analisa os significados das cores básicas por localidade. No mundo ocidental, por exemplo, vermelho significa perigo, amor, paixão, emoção e sacrifício. No Leste da Ásia, o mesmo tom de vermelho vivo pode corresponder a celebrações, felicidade e vida longa. Entre os povos Celtas, entretanto, o vermelho corresponde à morte. Na Rússia? Comunismo.

De acordo com a discussão de Quora relacionada ao assunto, aqui está o significado de algumas cores no mundo ocidental.

Azul: segurança, tranquilidade, paz


Verde: frescor, ambientalismo 


Amarelo: energia, alegria, cuidado


Roxo: espiritualidade, luxo


Rosa: romance, beleza, amor, sensibilidade


Ao escolher um esquema de cores para o seu projeto, aproveite para se atualizar sobre os valores de quem está tentando alcançar. Melhor ainda,converse com o seu público-alvo para compreender o que as cores significam para ele.


2. Há uma ciência para isso

Colm Tuite, um projetista com experiência em usuários, enfatiza que a ciência da escolha das cores é igualmente importante para o componente subjetivo. Ele explica que as cores dividem-se em três categorias gerais.

Puras: cores que, normalmente, estão incorporadas a projetos bem vivos e transmitem aparência vigorosa, de verão, alegre, energética ou "descolada".

 
Matizadas: cores misturadas com branco que transmitem uma sensação mais leve, serena e com menos energia. 


Sombreadas: cores misturadas com preto que transmitem sensação de mistério, penumbra, perversidade ou perigo.

 
Ao trabalhar em um projeto de design, sua intuição pode indicar algumasconexões emocionais criadas pela combinação de cores escolhidas por você - e sua intuição provavelmente estará correta. O próximo passo é entender o por quê.


3. Projeto para a diversidade

Nossa biologia e fisiologia controlam a forma como percebemos as cores. Algumas pessoas são daltônicas, enquanto outras têm dificuldades em ler textos muito próximos. Ao fazer um projeto de design, certifique-se de atender às diversidades. Torne seu conteúdo o mais fácil possível de ser lido - o que significa evitar uma fonte amarelo neon em um fundo cinza claro, por exemplo.


Tente inspirar o público-alvo em todo o espectro de cores. Todos nós vemos o mundo através do nosso olhar único, e como profissionais de marketing e design, nosso trabalho é tornar esse processo o mais fácil possível.
 
Como a teoria das cores afetou sua estratégia de projetos? Que outras dicas você adicionaria a esta lista? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo.

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