sexta-feira, 20 de março de 2015

O novo profissional do marketing


Por Redação Melhor do Marketing
O novo profissional do marketing
Sempre me perguntam em aulas ou palestras o que é preciso para ser um bom profissional de Marketing. Lendo o jornal hoje, me deparei com as palavras do Diretor de Marketing da IBM, essas palavras me encorajaram a refletir o que esse “novo” profissional do marketing precisa ter ou fazer. Abaixo segue a minha reflexão sobre essa questão:
Hoje o profissional de marketing precisa saber navegar dentro e fora da empresa. Estabelecer parcerias e desenvolver bons relacionamentos. Acabou a era do profissional isolado. É preciso ter espírito conciliador, ser capaz de influenciar e engajar parceiros. Essas condições passam a ser premissas para alcançar os resultados, e por consequência, o sucesso.
A empresa continua esperando que o trabalho de marketing e comunicação seja ousado e transgressor, que a leve para um outro patamar de imagem e relacionamento com o mercado e consumidores. Portanto, inovação e criatividade continuam sendo alicerces para esse profissional, que tem de gostar muito de experimentação, novas tecnologias e ser condutor da introdução do “novo” na empresa.
Não basta escrever bem, elaborar e editar fotos, vídeos e conteúdos, saber monitorar, engajar e trazer resultados das redes sociais.Estamos cada vez mais falando de profissionais multitarefas, em um mundo onde a comunicação não é mais ON ou OFF, e, sim, integrada.
As companhias estão em constante transformação, trabalhos e projetos estão mais complexos, exigindo do profissional capacidade de liderar com pressão e mudança contínua, trabalhar com equipes multidisciplinares em prazos curtos, desafiantes e visão holística.
Quem quiser se destacar nesse mercado, tem de substituir a aversão aos números pela vontade e determinação de aproveitar as oportunidades que já estão aí, e principalmente focar na execução, filtrar e analisar dados extraindo e traduzindo números em resultado para empresa.
Acredito muito na frase: “Informação não é poder. Execução é poder”.
Um dos mais renomados consultores e autor de livros sobre o tema da execução de estratégias bem-sucedidas nas empresas, Ram Charan, já dizia: “Pode ser difícil, mas é na execução que se faz a diferença”.
Acredito que o “novo” profissional de marketing precisa ter Determinação. Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Determinação é ter resistência, é agarrar o futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês, mas durante anos, e trabalhar bastante para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma simples corrida.
Enfim, não espere que as empresas e as escolas desenvolvam esse novo profissional. Essa missão é pessoal e está em cada um de nós.
————
Este post foi escrito por Marcelo Trevisani, Head of Digital Marketing at BRF e professor convidado do curso: Mídias Sociais – do planejamento à execução, edição Vitória/ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário