quinta-feira, 28 de maio de 2015

10 segredos de como criar um slogan eficiente




Como já disse nesse artigo aqui no blog, Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização que se caracterizam, acima de tudo pela brevidade, impacto, comunicação imediata, capaz de fazer as pessoas se lembrarem de uma empresa, produto ou serviço.

No Brasil, os redatores publicitários são oriundos dos poetas, e geralmente as produções ficam enriquecidas com rimas e figuras de linguagem, como a aliteração e a ironia – “Lojas Marabraz, preço menor ninguém faz”.

O mais fascinante dessa estratégia é sua fácil memorização, e sua repetição em diversas mídias torna a frase-efeito comum no cotidiano das pessoas.

Abaixo, alguns segredos de como criar um bom slogan para você passar sua mensagem da maneira mais eficiente possível.


#1. Use frases sempre na afirmativa
A frase efeito tem um alto poder persuasivo, portanto, frases na afirmativa têm uma maior garantia de serem bem-sucedidas – mas isso não é uma regra. A Brastemp durante muitos anos assinou como “Não dá pra comparar”. Porém, a assinatura caiu no gosto popular, se tornando até mesmo um jargão, sendo citado como “Não é nenhuma Brastemp...”

#2. Componha frases de fácil memorização
Evite muitas palavras e use figuras de linguagens e rimas. O slogan da Pepsi Twist é “Todo sabor de Pepsi com um toque de limão”. É um bom slogan, porém é de difícil memorização, se comparado, por exemplo, com “Tomou Doril, a dor sumiu”. Novamente, não são regras, porém são mais fáceis de cair no gosto popular.

#3. Tenha ritmo, rima e musicalidade
Como no item anterior, quando se cria um slogan, principalmente quando ele é mais longo, é preciso levar em consideração certos critérios como: ritmo, rima e musicalidade. Lembre-se que todo slogan deve ser agradável ao ouvido, pois são mais fáceis de serem memorizados e tornam-se mais bem sucedidos. Transformá-lo em uma canção ou em uma rima curta pode ser uma forma de torná-lo conhecido, pois uma mensagem transmitida em forma de canção é mais memorável do que uma dita em discurso normal.

#4. Seja honesto
É muito fácil se deixar levar pelos exageros e entusiasmar-se quando ele está desenvolvendo um slogan, porém, você deve fugir ao máximo disso. Por mais que seu produto seja bom, é um grande erro descrevê-lo de uma forma que não corresponda a realidade, pois isso pode trazer problemas para a empresa no futuro. Arranje uma forma inteligente de definir seu produto, para que a pessoas desejem adquiri-lo, mas procure, acima de tudo, ser honesto e condizente com a realidade.

#5. Deve atender todas as mídias
Imagine um slogan que tem um bom conceito e uma boa escrita, porém não é sonoro, como o caso da Soda, com o slogan “Sede é Soda”. Quando repetida em rádios ou até mesmo televisão, a sonoridade não é adequada, principalmente com a mistura de “s” e “f”.

#6. Atemporalidade
Com exceção de slogans que sejam de campanha, eles devem transmitir a ideia por trás da marca, não devendo conter datas comemorativas ou expressões que possam não ser entendida daqui uns anos.

#7. Cuidado com expressões exageradas
Há alguns anos, a Antarctica lançou o slogan “Deixa a festa do jeito que o diabo gosta”. A polêmica foi tanta que a igreja interviu, e, com tal influencia e apoio das massas, conseguiu impor que a empresa trocasse o slogan substituindo a palavra “diabo” por “a gente”. Outro caso que repercutiu bastante foi o Unibanco, assinando como “Nem parece banco”. O target de bancos busca segurança e o slogan não transmitia isso.

#8. Transmita a essência da marca e seus objetivos
O slogan deve ser compatível à ideologia da empresa. Converse com o cliente e entenda quais são seus objetivos com essa ação. Considere se ele deseja um reposicionamento ou uma fixação melhor no mercado. Tudo deve ser levado em conta.

#9. Destaque as vantagens do produto
É muito importante que o slogan evidencie as principais vantagens do seu produto e o separe da concorrência. O slogan é, geralmente, junto com o logotipo, uma das primeiras impressões que o público consumidor tem do seu produto. Por isso é fundamental que as pessoas percebam as vantagens de adquiri-lo desde logo.

#10. Seja criativo
Use e abuse do poder da sua mente. Ela é sua melhor aliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário