quinta-feira, 28 de maio de 2015

18 ferramentas que auxiliam os profissionais de Marketing


Plataformas no modelo SaaS facilitam a rotina dos gestores, que encontram aliados para simplificar sete tipos de tarefas, que passam pela gestão de equipes a criação de layout

Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 28/05/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Encontrar caminhos que simplifiquem processos e agilizem os trabalhos é sempre um desafio para os gestores de Marketing que precisam estar focados em suas estratégias e na operacionalidade delas. Dispor de ferramentas que facilitem o dia a dia é um dos trunfos daqueles que querem se dedicar especificamente às atividades fim e que não têm tempo para perder com gestão de pessoal, administração das finanças, produção de conteúdo, vídeos, pesquisa de mercado, entre outros.
Para focar os esforços e otimizar os resultados, existem plataformas online que permitem aos profissionais se dedicarem aos seus projetos e garantam a produtividade. Os serviços no modelo SaaS (Software as a Service), por exemplo, têm ajudado a descomplicar esses passos. Armazenadas em nuvens, essas ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar, permitindo que gestores acompanhem as tarefas de sua equipe por meio dos smartphones.
Uma das grandes vantagens em utilizar essa tecnologia é obaixo custo, já que, em alguns casos, eles são gratuitos ou têm modelos de degustação. “Um dos pontos positivos do SaaS é que são serviços em constante melhoria, sem que o usuário se preocupe com isso, pois o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a operacionalização do sistema. Este é um bom caminho para aproveitar a tecnologia disponível para inovar nos negócios, especialmente para pequenas e médias empresas”, comenta Felipe Schepers, COO do Opinion Box, que apresentou as ferramentas durante o Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar.   
1 - Organização de equipes
Tirar um projeto do papel é sempre um grande desafio para os gestores, que depois de muito planejamento precisam conduzir um grupo de trabalho e acompanhar os afazeres de cada um dos envolvidos. As atividades que muitas vezes são sacrificantes e desgastantes podem ser descomplicadas por meio de ferramentas simples que são capazes de gerenciar projetos de maneira versátil por meio de listas. Runrun.It e Trello são plataformas que ajudam os profissionais a organizarem suas atividades e conseguirem enxergar o desenvolvimento delas passo a passo.Esses canais permitem que as ações dos colaboradores sejam acompanhas e as tarefas priorizadas de acordo com as necessidades, o tempo de execução e prazos de entrega.
Os sistemas possibilitam o compartilhamento de arquivos, o envio de notificação para a caixa de correio eletrônico a cada mudança nas prioridades de tarefas e a troca de mensagens, evitando o acúmulo de e-mails e reuniões desnecessárias. Como o fluxo de informações ocorre dentro de cada atividade e elas permanecem no programa, os gestores podem analisar os dados, mesmo que o colaborador não trabalhe mais na empresa. A consolidação dos dados em relatórios permite que as decisões sejam tomadas com mais segurança.
2 – Criação de sites
Encontrar um consenso entre profissionais de Marketing e desenvolvedores, na maioria das vezes, é um caminho complicado. Enquanto um idealiza um canal inovador, o outro traz a realidade. Como nem sempre é fácil encontrar profissionais com os dois conhecimentos, três ferramentas oferecem os recursos necessários que permitem que os gestores coloquem na prática seus projetos. LocawebYolaWix se sobressaem entre os SaaS dedicados à construção de sites.
Com templates customizáveis, esses softwares permitem que a página seja construída de acordo com as necessidades e interesses de cada projeto de maneira simples e intuitiva, sem que seja necessário conhecimento prévio em programação. Simplificando todo o processo, as ferramentas também oferecem hospedagem gratuita de baixo custo e compra de domínio próprio. Além disso, como essas empresas estão sempre buscando melhorias, as ferramentas garantem a otimização do site nas mais diferentes telas.
3 – E-mail Marketing
Tão importante quanto ter um site responsivo e atualizado é manter uma comunicação direta e eficaz com o seu público. É por isso que, cada vez que a lista de contatos aumenta, torna-se necessário encontrar mecanismos que a administremde forma automatizada. Manter os dados atualizados, enviar mensagens com periodicidade e mensurar os resultados é fundamental para estabelecer contato com os clientes, prospectar novose alcançar os objetivos do negócio. Com tantas tarefas na rotina, aproveitar as ferramentas disponíveis para esta atividade é importante para agilizar as atividades.
Existem vários instrumentos criados com esta finalidade, mas pelo menos dois se destacam entre os profissionais de Marketing: Mail ChimpMad Mimi e Akna (utilizada pelo Mundo do Marketing). Com metodologia simples, essas plataformas permitem gerenciar contatos, personalizar as mensagens, fazer testes de abertura, mensurar resultados e ainda estão adequadas às leis AntiSpam, garantindo a entrega da campanha. Com o processo simplificado, sobra mais tempo para os profissionais pensarem melhor no conteúdo da ação de e-mail Marketing.
4 – Desenvolvimento de layout
Como a imagem é fundamental nas peças de comunicação, os profissionais devem estar atentos ao desenvolvimento de desenhos e ilustrações que simplifiquem as mensagens a serem passadas, ou que reforcem a imagem da marca. Com ferramentas adequadas, até aqueles que não têm muita habilidade com o design conseguem desenvolver artes criativas. Canva PiktoChart são duas importantes plataformas que ajudam a criar layouts. O primeiro, inclusive, conta com formatos específicos para capa de Facebook e Twitter e posts para o Instagram, possui centenas de imagens, fontes e cores que podem ser harmonizados nas peças. Já o segundo é destinado para aqueles que querem fazer um infográfico, de maneira simplificada, bastando apenas inserir os dados e escolher a formatação.
Os dois softwares utilizam o sistema drag and drop (arrastar e soltar), que permite que o usuário monte suas peças de maneira fácil, apenas arrastando os elementos escolhidos para a área de trabalho. As ferramentas permitem que os gestores consigam colocar em prática as próprias ideias, sem que elas passem por outros profissionais. “Ninguém é ótimo em tudo e é por isso que temos que aproveitar a tecnologia para melhorar as nossas fraquezas”, acrescenta Felipe Schepers.
5 –Criação de conteúdo e vídeos
Na era da informação, oferecer conteúdo relevante contribui para fidelizar clientes e aumentar as vendas, já que os consumidores estão cada vez mais cientes de suas decisões. Para muitos ainda é difícil produzir um material com qualidade e que faça a diferença na vida do leitor. É preciso olhar os concorrentes para saber qual poderá ser o seu diferencial competitivo. “Não adianta entrar com conteúdo fazendo mais do mesmo, pois alguém já está neste caminho. A não ser que tenha uma boa verba para tentar ter destaque, a iniciativa pode acabar sendo uma perda de tempo e dinheiro”, afirma Schepers.
Contentools Rock Content são duas empresas especializadas na produção de conteúdo e se responsabilizam pela criação da estratégia, curadoria, pesquisa, produção, redação e até pela publicação do texto. Para o cliente, basta apenas passar o briefing e aprovar o material produzido. Por depender de profissionais para executar o trabalho, as ferramentas não são gratuitas. Em geral, essas empresas possuem um banco de redatores especialistas em diversos assuntos espalhados pelo país.
Não são só os textos que devem preocupar os gestores. Os vídeosganham relevância nas ações de comunicação a cada dia e foram apontados como uma das tendências para o Marketing Digital que devem se consolidar em 2015. Mas com uma produção cara, os profissionais devem evitar produções caseiras para não correrem o risco de errarem. Para ajudar aqueles que querem passar suas mensagens com um filme, o sistema PowToon pode ser um grande aliado. A ferramenta permite que sejam feitas apresentações e vídeos animados também com o conceito drag and drop. As produções com até cinco minutos são exportadas gratuitamente para o Youtube.
6 – Gestão Financeira e de Leads
Para os profissionais que têm dificuldade em gerenciar verbas, duas ferramentas podem ajudar a simplificar a rotina: ContaAzul ZeroPaper. Os recursos são adequados para gestão de contas, permitem a integração bancária, envio de relatórios, controle de estoque (que pode ser de material de Marketing, como folders e brindes, por exemplo)fluxo de caixa, entre outras funcionalidades. As plataformas são cobradas e ideais para pessoa jurídica.
Outro desafio é o de administrar o relacionamento com os clientes até conquistar a venda. Esse é um processo longo que demanda tempo e envolve diversos setores de uma empresa, como comercial e atendimento. Para ajudar os profissionais de Marketing a preparem estratégias específicas de acordo com o estágio da compra, estão disponíveis as plataformas Plusoft Pipedrive. “Essas ferramentas permitem controlar o CRM de vendas, manter tudo organizado e saber qual etapa do funil de vendas está cada pessoa. Eles emitem relatório de previsão de vendas e o custo é acessível”, explica Felipe Schepers.
7 – Pesquisa de mercado
Para efetivar as vendas, é preciso cada vez mais conhecer a realidade do mercado e os anseios do consumidor. Em tempos de crise econômica, essas informações podem representar economia e assertividade. Para chegar a esses dados, a pesquisa é sempre o melhor caminho, mas muitas marcas esbarram no alto custo cobrado pelas grandes analistas, que também precisam de tempo para compilar os dados, mas esse está cada vez mais escasso. Para ajudar as empresas a definirem suas estratégias e a tomar decisões baseadas em informação, é possível encontrar uma ferramenta de pesquisa que atua no sistema do SaaS: a Opinion Box.
Com a ferramenta é possível criar um questionário, definir a base de respondentes, que podem ser os contatos da própria empresa ou o painel da pesquisadora, que conta com mais de 150 mil consumidores, e receber relatórios que poderão gerar insights sobre os temas levantados. “Tudo é feito online, de maneira simples, rápida, eficiente e que se adequa às mais variadas necessidades a um preço acessível, sem abrir mão de confiança e qualidade”, conclui Felipe Schepers.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Achei o seu post muito interessante. Estou na área do Marketing Digital há algum tempo e grande parte do que aprendi devo-o a Conrado Adolpho. Você sabe quem é? Eu recomendo o seu livro de Marketing Digital (http://www.estrategiadigital.pt/8ps-do-marketing/) que é muito bacano e garante resultados interessantes a todos os que o comprarem e, claro, o lerem de uma ponta a outra.

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