quinta-feira, 14 de maio de 2015

Inteligência Competitiva Tecnológica – ICT


A Inteligência Competitiva Tecnológica - ICT foi desenvolvida por empresas que viveram uma transformação dramática em seu ambiente competitivo


Alfredo Passos

Quando a Inteligência Competitiva está focada no conhecimento do entorno estratégico do progresso em Ciência e Tecnologia (C&T), é denominada de Inteligência de C&T ou também de Inteligência Tecnológica – IT - Rodriguez e Escorsa, (1997); Aston e Stacey (1995) definem a IT como “um sistema para detectar, analisar e empregar informação sobre eventos técnicos, tendências e, em geral, atividades ou aspectos chave para a competitividade da empresa, com o propósito de obter uma melhor exploração da tecnologia”.
A Inteligência Competitiva Tecnológica – ICT pode ser entendida como um componente decisivo da Inteligência Competitiva. (PRESCOTT; MILLER, 2002). Os autores afirmam que enquanto os aspectos da Inteligência Competitiva comercial estão bem documentados, a Inteligência voltada para a tecnologia não recebeu a mesma atenção.
Com a economia em rápida evolução e competitiva, as empresas necessitam de informações precisas e atualizadas sobre o seu ambiente tecnológico, se pretendem gerir os seus recursos técnicos corretamente.
Ter a tecnologia certa no momento certo é crítica para o sucesso de um negócio. A Inteligência Competitiva Tecnológica - ICT pode fornecer aos profissionais de marketing, técnicos (como os de pesquisa & desenvolvimento), equipes de desenvolvimento de negócios, uma abordagem e estrutura de forma eficaz e eficiente dos processos para coletar, avaliar e tomar as decisões de investimento de uma empresa. E ainda:
1. Implementar um processo comum para toda a organização coletar, avaliar e agir sobre Inteligência Competitiva Tecnológica;
2. Utilizar Inteligência Competitiva Tecnológica para antecipar as capacidades dos concorrentes e suas intenções de ações no mercado;
3. Selecionar as tecnologias adequadas para pesquisa e controlar;
4. Selecionar as fontes adequadas de Inteligência Competitiva Tecnológica;
5. Conhecer as ferramentas de última geração de análise e de pacotes de software para desenvolver a Inteligência Competitiva Tecnológica a partir de dados brutos;
6. Integrar a Inteligência Competitiva Tecnológica com o pensamento estratégico e a tomada de decisão da organização;
7. Formar um núcleo de Inteligência Competitiva Tecnológica, capacitado e adequado à dimensão e as necessidades da organização;
8. Proteger as informações a partir de esforços de outras empresas (concorrentes);
9. Configurar um programa para dirigir o esforço de Inteligência Competitiva Tecnológica em uma organização.
Szent-Gyorgyi (2004) definiu este processo assim "vendo o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou".
A Inteligência Competitiva Tecnológica - ICT foi desenvolvida por empresas que viveram uma transformação dramática em seu ambiente competitivo. Uma organização com ICT pode desenvolver um sistema de alertas antecipados de ameaças dos concorrentes e um aviso prévio de novas parcerias e oportunidades de investimento.

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