terça-feira, 2 de junho de 2015

Como trabalhar nosso mix de marketing?


É visto que toda empresa possui seus respectivos produtos e serviços, onde podemos identificar, em cada um deles, os 4 Ps do mix de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas esses elementos existem em nós, administradores? Como podemos mudá-los?



Amanda Konzen


Conforme se descobre em vários livros de marketing, é preciso que cada produto tenha seus compostos mercadológicos aprimorados e evidenciados pela organização. Sendo assim, como gestores, devemos identificar e mudar os nossos “elementos de produto”, analisando a própria interação com a sociedade. Como seres sociais, e influenciadores de pessoas, os gestores, mais do que qualquer outros profissionais, precisam deixar bem claros os seus 4 Ps para o mundo.
Assim, qual o produto oferecido pelo gestor? Diversão? Entretenimento? Disciplina? A verdade é que cada pessoa oferece um produto diferente, sendo que alguns possuem uma abordagem mais calma e compreensiva, enquanto outros apresentam uma personalidade mais séria e rígida. Nesse contexto, qual produto é melhor? A resposta é variável, como sempre, pois vai depender do ambiente no qual o gestor está inserido. Lidando com empresas que precisam de criatividade, como as desenvolvedoras de software, por exemplo, o gestor amigável que anima a equipe é mais aceito pelos colaboradores. Já na gerência de uma obra civil, é necessário apresentar maior rigidez, pois alguns trabalhadores necessitam de uma figura de respeito para lidar com as variáveis do ambiente. Então, nesse imenso parágrafo, fica definido que o melhor produto do gestor é o conhecimento e adaptação, para que consiga liderar sob qualquer perspectiva.
O preço de uma pessoa é eticamente incalculável, assim como seu valor, mas se você possui um bom produto, ou seja, conhecimento e adaptação, quanto pretende cobrar por isso? Sendo assim, o preço do produto depende de sua visão sobre o empreendimento, considerando que vai estudá-lo profundamente, avaliar o seu segmento, mercado de trabalho e demais variáveis importantes para a organização. Assim, quanto valem essas horas, dias, e até anos, dedicados na elaboração de seu produto? O ideal é sempre trabalhar com resultados, e cobrar sobre isso. Ser bom, provar que é bom, e ganhar um valor justo sobre isso. Lembrando sempre que preço é o que você paga pelo produto, e valor é o que você recebe dele.
A promoção é como você vai chamar atenção para seu produto, a definição da forma como irá se expor ao mundo. Pode ser através de redes sociais, de grupos de amigos, de rodadas de cerveja, de grupos de estudo, de reuniões com colegas e outras formas. Assim, você utiliza ferramentas que outras pessoas utilizam para conhecer amigos, colegas, colaboradores, e mostra seu valor através de conversas simples, mas que evidenciem seu produto. Meu produto é conhecimento, mas como posso transmitir essa mensagem? A resposta pode ser simples, pois o segredo em uma conversa certa (que é a praça que eu defendo como mais eficiente) é fazer as perguntas certas. Deixar a pessoa interessada em seu produto, ou seja, em você. As perguntas certas podem ser mais importantes que as respostas certas.A praça é a forma como seu produto chegará ao consumidor, então, tratando-se de uma pessoa, como isso pode acontecer? A resposta pode não ser tão complexa como gostaríamos, mas ainda considero a melhor praça como sendo o relacionamento boca a boca. Quando se tem um perfil no Facebook, ou um telefone para contato, ou até uma mensagem no WhatsApp, a pessoa pode esconder sua essência, passar uma imagem que não condiz com seu real valor, e que faz uma propaganda enganosa sobre seu produto. Dessa forma, com o bom e velho cara a cara, a pessoa pode demonstrar suas qualidades, e sentir-se mais segura quanto ao próprio valor. Por mais que eu não tenha um escritório, uma placa com meu nome, ou uma universidade para chamar de minha, posso usar meu produto para encontrar o ambiente ideal e mostrar minha capacidade. Portanto, a praça mais difícil, todavia mais eficiente, é a própria exposição ao mundo (como estou fazendo nessa página).

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