segunda-feira, 1 de junho de 2015

Engenharia tecnológica, marketing e logística cada vez mais procurados em Portugal


Estas serão as competências mais procuradas no nosso país nos próximos anos, revela um estudo junto de 47 empresas: conheça as profissões com mais saídas profissionais.
26-05-2015
SoftwareEngineer427Entre 2017 e 2020, o mercado português vai precisar de recursos humanos com competências em engenharia tecnológica, nomeadamente técnicos de redes, programadores e analistas de sistemas. Estas competências figuram na lista dos saberes mais procurados pelas empresas nos próximos anos, de acordo com o levantamento feito pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável junto de 47 empresas. 

É também na vertente comercial, de marketing e de comunicação que as empresas esperam vir a precisar de profissionais na reta final desta década. Técnicos de CRM / marketing relacional e especialistas em e-commerce são alguns dos profissionais mais desejados nesta área, dizem as empresas que participaram no estudo do BCSD Portugal.

Ainda para um futuro a médio prazo tendem a ser cada vez mais necessárias competências na área das ciências económicas, como os gestores de risco os controllers de gestão. Serão ainda necessários especialistas em operações e logística e em automação.

Já para 2016, as empresas consultadas pelo BCSD Portugal acreditam que as maiores necessidades de recrutamento se inclinem para a engenharia informática. Aliás, o estudo avança mesmo com a possibilidade de virem a ser contratados 1.200 profissionais nesta área já no próximo ano. A confirmar-se, este recrutamento corresponde a um terço das contratações previstas por estas 47 empresas para todo o ano 2016.

Indústria precisa de 265 mil profissionais de engenharia, tecnologia e matemática...

Muitos dos postos de trabalho que Portugal deverá criar na próxima década no setor industrial precisarão de absorver profissionais com qualificações de nível superior nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A conclusão vem expressa num estudo prospetivo - Novos Mercados de Trabalho e Novas Profissões -, produzido pela investigadora Ana Cláudia Valente, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), para o Consorcio Maior Empregabilidade.

Pelo menos 11% das oportunidades de emprego que Portugal deverá criar na próxima década dizem respeito ao setor da Indústria. De acordo com o estudo, apesar do emprego no setor industrial ter caído 16% entre 2008 e 2013, é expectável a criação de 265 mil novas oportunidades de trabalho nesta área até 2025.

... e Outsourcing vai gerar meio milhão de empregos na próxima décida

O mesmo estudo refere que o Outsourcing vai gerar meio milhão de empregos em 10 anos. A empregabilidade do setor da prestação de serviços a empresas deverá crescer 14% até 2025, o que significa que 20% das oportunidades de emprego estimadas para Portugal sejam para profissões ligadas aos serviços prestados a empresas em regime de outsourcing. No total, o estudo prevê que sejam criadas em Portugal mais de 500 mil novas oportunidades de emprego nesta área. 

Esta é uma área onde as novas tecnologias desempenham um papel preponderante e são precisamente competências técnicas a esse nível que muitas empresas procuram nos seus prestadores de serviços. Mas não só. As empresas querem profissionais com competências comerciais e um perfil claramente empreendedor. Apreciam a capacidade de trabalhar em equipa, a orientação para o cliente e a aptidão para gerir processos. O domínio das línguas é um requisito praticamente obrigatório.

fonte: https://pt.santanderadvance.com/detalhe-noticia/procura-engenharia-tecnologias-marketing-logistica-portugal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário