segunda-feira, 13 de julho de 2015

Comunicação: área dinâmica e com constante atualização


comunicacao
Quem gosta de dinamismo e desafios diferentes no dia-a-dia vai adorar a área da Comunicação. O que não faltam são opções do que fazer: são mais de duas dezenas de carreiras para você escolher em qual delas quer atuar, e, dentro de cada uma, um número ainda maior de funções. Já vai longe o tempo em que a Comunicação se restringia aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, que ainda são as graduações mais procuradas.
Área bastante competitiva.
Hoje, com a Internet, a área teve que crescer bastante para englobar toda a demanda do mercado. Mas não se iluda – se o setor cresceu muito, a concorrência também, e é bastante acirrada. Por isso, apenas os melhores e mais bem preparados profissionais conseguem uma posição de destaque. Bastante exigente, o mercado oferece salários entre R$ 1,5 mil e ganhos onde o céu é o limite, dependendo do cargo e da empresa.
A versatilidade é uma palavra-chave para os profissionais de Comunicação, que devem ser capazes de lidar com todas as opções que as novas mídias e tecnologias oferecem a cada dia. Os desafios constantes requerem profissionais que tenham algumas habilidades específicas, como grande facilidade de comunicação e em lidar com o público; capacidade de análise, interpretação e organização; criatividade; liderança; iniciativa; pensamento rápido; facilidade para gerenciar crises e trabalhar em equipe; e espírito investigativo.
MBAs são diferenciais para quem quer ter destaque no mercado!
A atualização constante é outro fator decisivo para uma boa colocação no mercado de trabalho, que é bastante competitivo. Como os cursos de Comunicação formam milhares de profissionais todos os anos, é preciso ir além da faculdade para criar diferenciais. O investimento no aprimoramento profissional é imprescindível, como MBAs em Comunicação e cursos de pós-graduação na área.
Nas empresas, a Comunicação tornou-se uma área estratégica. De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o salário de um recém-formado em Comunicação Corporativa ou Institucional fica entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, mas não há teto para o quanto o mundo corporativo está disposto a pagar por um profissional bem qualificado – e um MBA em Comunicação pode ajudá-lo a galgar promoções.
Na posição de gerente, por exemplo, os salários estão na faixa entre R$ 8 mil e R$ 10 mil, mas um diretor recebe em média R$ 30 mil ou mais – e muitas vezes conta ainda com benefícios como participação nos lucros, passagens aéreas por conta da companhia e afins. Escolher os melhores cursos de MBA e de pós-graduação é a forma mais rápida e segura de crescer na profissão, afinal, é preciso eficiência para alinhar a Comunicação às diretrizes da empresa e atingir o público da melhor forma.
O setor é um dos que mais cresce, mas é preciso mostrar resultados para conseguir promoções. Mais do que um comunicador, hoje o profissional é um verdadeiro estrategista.
Conheça as principais carreiras que compõem a área de Comunicação:
Hoje as principais carreiras que fazem parte da Comunicação são Jornalismo, Publicidade e Propaganda/Produção Publicitária, Gestão da Informação, Linguística, Eventos, Arquivologia, Comunicação Assistiva, Comunicação Institucional, Linguística, Museologia, Produção Cultural, Produção Editorial, Produção Fonográfica, Multimídia/Produção Multimídia, Educomunicação, Cinema e Audiovisual/Produção Audiovisual, Biblioteconomia, Estudos de Mídia, Rádio e TV, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Tradutor e Intérprete.
Conheça os cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação oferecidos pelo IPOG e prepare-se para se destacar no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário