terça-feira, 11 de agosto de 2015

Novas ferramentas para turbinar o seu currículo

Em tempos de crise, é natural que vários candidatos bem qualificados concorram a uma mesma vaga. Por isso, selecionamos algumas dicas de como usar a tecnologia a seu favor. Confira quais são as tendências do momento e aprenda como se destacar a partir dessas novas ferramentas!

Bancos de currículos

Se estiver almejando um cargo em determinada empresa, que tal registrar o seu currículo no site da corporação? É nesse local em que o departamento de Recursos Humanos olha quando está procurando um novo funcionário. Além disso, apostar em sites que funcionam como banco de currículos também é uma ótima ideia. Em alguns, você pode se cadastrar gratuitamente, mas, em outros, é preciso pagar uma taxa para que os seus dados ganhem destaque entre os demais. De maneira geral, é só pesquisar e verificar qual plataforma combina mais com você. Entre os sites que prestam esse tipo de serviço, estão: MonsterCathoVagasInfoJobsManager e o Portal Emprega São Paulo, criado pelo Governo do Estado.

Redes sociais

Supere: o seu Facebook está sendo observado, sim, pelos seus colegas de trabalho e chefias. "Deve-se conscientizar de que as redes sociais já não são mais pessoais, elas passaram a ser profissionais, pois tudo o que é postado é avaliado e julgado o tempo todo e impacta diretamente a impressão da personalidade, produtividade e seriedade das pessoas com o trabalho", alerta Allessandra Ferreira, especialista em gestão estratégica de pessoas e sócia e palestrante da AlleaoLado (empresa focada em palestras, treinamentos e coaching). Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o que publicamos e, principalmente, com o que não devemos publicar por aí.
Além disso, que tal investir em alguma rede que seja voltada essencialmente ao mundo profissional? Você pode usar, por exemplo, o LinkedIn - que já alcança mais de 300 milhões de usuários, incluindo grandes nomes do mundo corporativo -, no qual você cadastra o seu currículo e ainda pode ter suas competências avaliadas por quem já trabalhou com você. Outra rede que também tem ganhado espaço é a Anthology (antes, conhecida como Poachable). Nela, o usuário diz anonimamente o que espera de um emprego e entra em contato apenas com empresas que atendam às suas expectativas.  

Cursos na web

Está com um tempinho livre e não sabe como usá-lo a favor da sua carreira? Existemsites e aplicativos que oferecem cursos das mais variadas áreas e que podem ser diferenciais na hora da contratação - principalmente se forem oferecidos por instituições renomadas. É possível investir tanto em cursos rápidos quanto longos, gratuitos ou pagos, com certificação ou não... Ah, você pode até mesmo aprender outros idiomas! 

Aplicativos variados

Hoje em dia, parece quase impossível fazermos qualquer coisa longe de nossos smartphones, não é mesmo? E se você aproveitar alguns minutos dos vários que passa junto ao aparelho para alavancar a sua carreira? Você pode encontrar apps que funcionam como banco de currículos, redes sociais e até mesmo classificados de vagas disponíveis no mercado, que servem para aumentar a sua produtividade ou até mesmo otimizar o seu tempo e organizar suas tarefas.

Currículos e portfólios online

Depois de ter ganhado novas experiências com os itens acima, que tal criar um currículo - ou um portfólio elegante e moderno - digno de fazer inveja aos concorrentes? Baseados em dados fornecidos por profissionais de RH, alguns sites disponibilizam plataformas criativas e completas para que o candidato não deixe nenhuma de suas qualidades de fora. Você pode conhecer alguns modelos nos seguintes sites: Gerador de currículosKickresumeCvMakerMy Perfect ResumeFlavors.me e Easel.ly.
Ah, mas não se esqueça de descartar as informações que não são essenciais para conseguir determinada vaga e não deixe de conferir quais são as qualidades indispensáveis para um CV perfeito!

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira/m-especiais/novas-ferramentas-para-turbinar-curriculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário