terça-feira, 1 de setembro de 2015

As top 5 dúvidas (respondidas) para quem quer abrir uma loja virtual

As top 5 dúvidas (respondidas) para quem quer abrir uma loja virtual
Confira algumas dicas que devem sanar suas principais peguntas sobre sua loja virtual.

Pensando em abrir uma loja virtual e não sabe por onde começar? Realmente, empreender gera muitas dúvidas, em especial quando não temos afinidade com determinadas ferramentas e conceitos.

Mas fique tranquilo, neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber para abrir sua loja virtual e começar sua venda online. Garantimos que não é nada difícil e que você vai ter muito sucesso no mundo do e-commerce. Confira as principais dúvidas e comece já!
1. O que eu preciso saber e ter para abrir uma loja virtual?
Abrir uma loja virtual é um pouco diferente de abrir uma loja física. Apesar de você não precisar se preocupar com o ponto de venda, existem outros requisitos que são extremamente importantes, como é o caso da logística e distribuição. Mas como esse processo está mais para o final, vamos fazer um checklist do que você precisa saber e ter para abrir o seu e-commerce:
  • Conhecimento de mercado: quem são seus concorrentes, qual a fatia de mercado de cada um deles, como agem, pensam e se destacam no mercado;
  • Quem é o seu público: para quem você vende, como essas pessoas tomam a decisão de compra, o que as motiva e o que as leva a comprar de você ou de outra loja virtual;
  • Uma boa plataforma de e-commerce: um site seguro e com design responsivo, que tenha todas as funcionalidades necessárias para gerir seus produtos, vendas e estoque;
  • Um CRM para gerir os clientes: pode fazer parte da plataforma de e-commerce ou ser uma ferramenta à parte, mas deve ter integração com a sua loja virtual para automatizar processos e a comunicação com eles;
  • Um bom sistema de logística e distribuiçãogestão de estoque bem estruturada, parceiros que realizem as entregas e fornecedores de qualidade;
  • Política de preços condizente com o mercado: produtos nem muito baratos nem muito caros, mas de acordo com o que seus clientes pagariam para tê-los, gerando uma boa margem de lucro para você.
2. Qual é o passo a passo para abrir uma loja virtual?
Depois que você já tiver estudado o seu mercado, feito uma boa pesquisa sobre o seu público-alvo e localizado os fornecedores ideais para a sua loja virtual, é hora de começar a montar o seu negócio:
  1. Adquira seu domínio (nome da loja) e escolha uma plataforma de hospedagem de sites;
  2. Escolha a plataforma de e-commerce que atenda às suas necessidades;
  3. Escolha os gateways de pagamento (cartões de crédito, Paypal, PagSeguro, etc);
  4. Defina o layout da sua loja virtual;
  5. Construa seu portfólio de produtos e abasteça seu estoque;
  6. Planeje a logística e distribuição de produtos;
  7. Contrate uma equipe comprometida para dar suporte aos seus clientes;
  8. Invista na divulgação da sua loja virtual com marketing digital.
3. Quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar este serviço?
Planejar a sua loja virtual antes de sair atirando para todos os lados é a melhor forma de garantir que ela será um sucesso de venda online. Por parecer trabalhoso, muitos empreendedores terceirizam toda a fase de planejamento e implantação da loja virtual e acabam vendo um e-commerce funcional, mas muito longe do que esperavam.
Isso porque cada pessoa pensa de uma maneira diferente e, se você não participar do processo de desenvolvimento da sua loja virtual, o designer ou a empresa fornecedora da solução vão fazer o que acreditam ser melhor. Sendo assim, se você preferir terceirizar o trabalho todo, não deixe de acompanhar o desenvolvimento do seu e-commerce, opinando, dando sugestões e tendo a certeza de que a ferramenta que está sendo desenvolvida tem a cara da sua empresa.
Se não tiver muitos recursos de início, uma opção também é usar serviços e templates pré-definidos para e-commerces – fáceis de manusear e uma boa forma de testar seu negócio online antes de investir em um visual super arrojado. Em contrapartida, se preferir criar o seu e-commerce de forma personalizada e sozinho, busque informações, estude, peça opiniões de outras pessoas e faça o devido benchmarking. Lembre-se de que você precisa se destacar, não ser apenas mais um.
4. Quais são as ferramentas que podem auxiliar na criação de uma loja virtual?
A escolha da plataforma de e-commerce é a maior decisão que você vai ter que tomar para criar a sua loja virtual, pois é ela quem estará entre você e seus clientes. Para atender à demanda crescente, você precisa de uma plataforma com capacidade escalável, que seja integrada a um bom sistema de ERP para gestão logística e de CRM para a gestão de clientes, para que nada fuja do seu controle.
Uma boa opção para quem está em busca de uma ferramenta completa é a Loja Integrada, uma plataforma que facilita a criação do seu e-commerce e ainda conta com recursos que colocam você em pé de igualdade com a concorrência, como domínio próprio, ferramentas de pagamento, selos de segurança, otimização para o Google, loja no Facebook e versão mobile.
5. Abrir uma loja virtual ou vender em marketplace? O que é melhor?
Se você tem a estrutura necessária para ter sua própria loja virtual, é interessante que você desenvolva sua marca, capte seus próprios clientes e cresça com as próprias pernas. Mas se você não tem estrutura para suportar toda a operação de um e-commerce, talvez o marketplace seja uma boa alternativa. Tendo uma plataforma externa para expor seus produtos – que pode ser a Amazon ou o Mercado Livre, por exemplo - você atua apenas fornecendo e entregando os produtos.
Mas fique atento: no marketplace, a qualidade se mantém. Qualquer deslize de reputação da sua marca e ela pode ser retirada da cadeia de fornecimento a qualquer momento, se houver reclamação por parte dos clientes.
O trabalho de marketing também continua sendo necessário: por mais que você possa ter um alcance orgânico mais significativo dentro do marketplace, a concorrência ainda é pesada. Sua página deve ser bem apresentada e as descrições de seus produtos, fiéis e atraentes.
Ainda restaram dúvidas sobre como montar sua loja virtual? Baixe gratuitamente o eBook “Como montar seu e-commerce”, que contém um passo-a-passo detalhado e outras ferramentas para suas vendas online dispararem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário