quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Respostas a 4 dúvidas comuns sobre marketing

Você sabe como atrair os primeiros clientes para um novo empreendimento?


meuSucesso.com, 




Afinal, o que é mesmo marketing? E quais são as principais tendências da área para este ano e os próximos? Sou um empreendedor iniciante e não sei como atrair clientes para minha base com pouco investimento. O que posso fazer? Quais as estratégias mais eficientes para que meu negócio não seja engolido pela famigerada guerra de preços? Essas são algumas das dúvidas de assinantes do meuSucesso.com que foram respondidas no Ask, pelo diretor de marketing da T-BDH Capital, Sandro Serzedello.
Com a mediação de Elisia Munareto, Sandro respondeu a questionamentos enviados pelos assinantes por e-mail e em vídeos. Abaixo, reunimos algumas das respostas, que esclarecem dúvidas bastante comuns e que podem ser bastantes úteis para você também. Confira:

Como definir o marketing?

Como explica Sandro, existem várias definições, elaboradas por diferentes pensadores. Alguns dizem que é uma ciência, outros dizem que é arte. Há quem diga que é uma união dessas duas coisas. É um processo, uma atividade. Mas, no fim das contas, todas se direcionam para uma mesma conclusão, que o diretor de marketing da T-BDH resume de maneira mais objetiva.
"Para mim, marketing é criar relacionamento entre pessoas e marcas, visando satisfação e lucro, respectivamente. Existe também uma outra definição que diz que marketing nada mais é do que conquistar e fidelizar clientes. Conquistar e fidelizar clientes é o que resume todo o pensamento, toda a ideia do que é o marketing", afirma Sandro.

Tendências

Um dos assinantes quis saber de Sandro quais são, na análise dele, as principais tendências do marketing para 2015 e os anos seguintes. "Falar sobre tendência é sempre um prazer, mas é um desafio também, porque quando você fala de tendência, você faz uma análise do mercado, uma análise de para onde esse mercado está indo e um pouquinho de futurologia", ressalta Sandro.
"Mas, respondendo à pergunta, quero dizer que a tendência é algo que não vai ser mais uma tendência, que é o marketing digital. Dentro dele é que você vai ver uma tendência muito forte das marcas a investirem cada vez mais em conteúdo e experiência. As marcas estão investindo para um relacionamento cada vez mais próximo com seus consumidores e, por isso, o investimento em marketing de conteúdo e de experiência deve ser cada vez maior", explica Sandro.

Estou começando e tenho poucos recursos. Como gerar leads?

À pergunta deste tópico, Sandro respondeu com uma palavra-chave: ralar. "Embora pareça simplista, a resposta é o que você tem que fazer quando está começando um negócio: tem que ralar, tem que correr atrás, tem que criar diferenciação no teu produto, para você poder atrair uma base de leads cada vez maior. Quem está começando tem que ser criativo. Tem que ralar para inovar, para ter ideias que atraiam seu público. Isso dá muito trabalho. Mas quem vence é quem trabalha muito", destaca.

Quais as estratégias mais eficientes para fugir da guerra de preço e diferenciar um projeto?

A pergunta acima, de certa maneira, já traz a resposta. Diferenciar o produto é o primeiro passo para fugir da guerra de preços. "Se você for brigar por preço, provavelmente vai ficar refém disso. E nessa busca pelo preço melhor, pelo preço menor, muitas vezes você vai ter a qualidade do seu produto colocada em xeque. E isso não é bom, eu não recomendo. Eu sou fã de criar valor para o seu negócio, de criar valor para seu produto, para que seu cliente compreenda que está comprando benefícios e não um produto qualquer", afirma Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário