domingo, 4 de outubro de 2015

Para combater a Rádio Peão aposte em uma estratégia eficaz de comunicação

Por Vanessa Guimarães
A Rádio Peão ou Rádio Corredor, nomes mais populares para as famosas conversas paralelas que acontecem nos ambientes de trabalho e nos bate-papos durante os intervalos, é o canal informal mais utilizado pelos funcionários para propagar acontecimentos recentes e se manter bem informado de tudo o que acontece dentro da instituição.
A troca de informações entre os colaboradores pode causar ruídos na comunicação interna das empresas, uma vez que a fonte das notícias não é confiável e normalmente é baseada em fofoca.
O problema deste tipo de comunicação é que na maioria das vezes, a informação chega de forma deturpada e causa transtornos, preocupações e até estresse entre os funcionários.
Em empresas de médio e grande porte, o problema pode ser ainda mais grave, pois quanto maior o quadro de funcionários, mais o rumor cresce. Um mal entendido pode causar uma crise interna se não for identificado a tempo e bem administrado.
Uma pesquisa realizada pela FSB Pesquisa, sobre Comunicação Organizacional, titulado como Mapa da Comunicação Brasileira 2011, entrevistou 100 empresas, sendo que 85 dos entrevistados se declararam responsáveis também pela Comunicação Interna em suas organizações. Participaram da pesquisa 30 gestores da Comunicação em órgãos públicos, 40 em empresas brasileiras e 30 em empresas estrangeiras com operações no Brasil.
pesquisa revelou que as equipes de comunicação que estão diretamente ligadas ao setor de RH da empresa, fazem o papel apenas de repasse das informações solicitadas pela alta gestão, na maioria das vezes, sem um conhecimento prévio do seu público, afinal, existe uma grande diferença entre informar e comunicar.
Os dados revelaram também que a participação dos funcionários na elaboração dos conteúdos é mais comum nas empresas brasileiras.
Dentre os canais de comunicação interna pesquisados, os que mais tiveram adesão ao longo dos anos foram o e-mail marketing e a comunicação face a face, que alcançou um percentual de 80% de aceitação entre os funcionários brasileiros. Isso mostra que o diálogo entre os líderes e seus subordinados é eficaz e indispensável dentro das organizações.
Ser um bom líder significa se comunicar adequadamente com sua equipe. O papel da comunicação interna também é a relação interpessoal através de um bom diálogo. O famoso ditado que diz que não se deve misturar a vida pessoal com a vida profissional, pode não ter valor neste momento. Muitas vezes as experiências pessoais influenciarão no comportamento e até no rendimento dos profissionais durante o expediente.
Entender a fase pela qual os colaboradores estão passando pode ser fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. Escutá-los e conversar com eles é muito importante. Tornar a comunicação mais “humanizada” e aproximar mais a liderança dos funcionários é uma das estratégias que impactam diretamente no comportamento e no desenvolvimento daquele funcionário.
Muitas vezes cumprimentar o colaborador, perguntar como foi o seu dia, como está sua família e se ele se identifica com o que faz, também são formas de valorizá-lo e uma oportunidade para mostrar interesse no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A valorização da cultura institucional, informando com transparência e veracidade sobre as decisões que movem a empresa, também é outro ingrediente importantíssimo que não pode faltar quando se trata de comunicação interna.
Toda empresa precisa deixar claro seus objetivos e suas metas, tendo como base sua missão, sua visão e seus valores. Algumas ideias simples podem fazer toda a diferença, como a distribuição de um Manual de Boas-Vindas durante o evento de integração, a atualização periódica do Jornal Mural, palestras internas com convidados externos, vídeos institucionais e motivacionais, publicações impressas (House Organ e revistas com conteúdo específico para os stakeholders) e TV Corporativa.
Seguindo algumas premissas é possível elaborar um Plano de Comunicação completo e personalizado, que se adeque às necessidades da empresa e atinja todos os stakeholders, “cortando pela raiz” as principais causas da Rádio Peão. As palavras de ordem são: planejar, traçar objetivos específicos, estabelecer metas para os objetivos, usar indicadores para medir o desempenho e definir as mensagens que se deseja medir. 
A realização de uma pesquisa interna ajudará a mensurar os resultados das ações implementadas a curto e médio prazo. Com as informações em mãos, estruture, mapeie, crie gráficos e comece a divulgar. Com dedicação e foco, os resultados aparecerão. Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário