quinta-feira, 30 de junho de 2016

MAIS VALOR E MENOS PREÇO

Por Gerente Comercial de Varejo e Franquias)
Vivemos um momento conturbado politicamente e de recessão em nosso país, gerando quedas abissais em rendas familiares, consumo, faturamento, rentabilidade e tendo como consequência, o desemprego. 

Para alavancar as vendas, grande parte das empresas tem focado em oferecer altos descontos e preços baixos em seus produtos, procurando assim atrair os consumidores através de seus preços.
Baixar preços como estratégia de venda, sempre será uma atitude mais rápida para conseguir girar seu estoque e atrair mais consumidores.  Porém a mais rápida não é necessariamente a mais eficaz.
Sacrificar suas margens, sem uma avaliação responsável de impacto em rentabilidade e saúde financeira da empresa é um caminho sem volta para colocar sua empresa em sérios problemas de caixa e inadimplência junto a seus credores. 
“A guerra de promoções e preços baixos esta com toda força entre as empresas, sacrificando margens, custos, postos de trabalho e deixando como vitimas empresários, trabalhadores e suas famílias.”
Tirando necessidades especificas como;  negociação em cascata com fornecedores para promover determinado produto, trocas de produtos sazonais ou com prazos de vencimento próximos de vencer para renovação de estoque. Toda e qualquer politica de preços com descontos agressivos, deve ser pensada e calculada no impacto direto sobre as finanças de sua empresa.
Também pode e deve ser utilizada com o objetivo de causar um impacto momentâneo, gerando uma sensação de oportunidade única, com produtos específicos e tempo curto de duração.
Outra questão primordial, é quando nossos principais atrativos são promoções e ofertas, passamos a imagem que a qualidade daquela marca e/ou produto serem apenas seus preços. Criando uma visão especifica de ser tratado apenas como commodity. Sem agregar qualidades, facilidades, benefícios, serviços, marketing, diferenciais, conceito e desejo. 
Como disse anteriormente, a ação exclusiva de pricing é a mais rápida, mas ela se torna muito mais necessária quando seu produto não agrega todos esses outros conceitos, que são muito mais morosos e necessitam de mais dedicação para conseguir os resultados esperados. Mas, que quando são elevados como foco primordial de trabalho e ações, começam a gerar frutos mais saudáveis para faturamento e saúde financeira de sua empresa e relação junto a consumidores.
Nós consumidores quando começamos a ver vantagens e benefícios que determinado produto, serviço ou marca é capaz de trazer em nossa vida, começamos a colocar valor em sua empresa e a questão preço passa a ser apenas mais um item em nossa decisão de compra, mas não o fator decisivo.
Gerar valor em nosso trabalho, nossa relação com colaboradores e clientes, em nossos produtos, serviços e principalmente em nossa marca, é agir com responsabilidade em todos os envolvidos nesse processo. É se preocupar com qualidade, agilidade, ética, relação, respeito, diferenciação e principalmente credibilidade.
Criamos valor de toda nossa cadeia de trabalho quando oferecemos satisfação, retorno, conceito, experiências positivas e marcantes de compra a nossos clientes.  Esse trabalho é árduo, difícil, criterioso e deve ser realizado todos os dias e em todos os momentos. Apenas através de todo esse processo, conquistamos o respeito, confiança e desejo de nossos consumidores em nossos produtos e empresa.
Não estou aqui defendendo aumento de preços, fim das promoções, margens absurda de lucros e ganhos, estou sim sugerindo uma mudança de foco em gestão.
No final mesmo com toda essa turbulência vivida, nós consumidores queremos sempre ter a certeza de fazer um bom negocio, investindo nosso tão suado dinheiro em compras que vão nos trazer benefícios e mudanças positivas em nossas vidas.
Gerar satisfação e felicidade a seus consumidores é rentável e sempre será um bom negócio!

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