quarta-feira, 13 de julho de 2016

O poder de uma embalagem


Mais do que chamar atenção para os produtos no PDV, embalagens também têm papel crucial no processo logístico

3M Inovação
iStock
Imagine um simples melão. Daqueles que vêm com um adesivo indicando que está maduro e pronto para consumo. Você compra, leva para casa, abre. Mas quando vê não está como esperava. Ou além do ponto, ou ainda não amadurecido o suficiente. Talvez você, como consumidor, não queira se dar ao trabalho de voltar ao supermercado para reclamar. Mas coloque-se na posição de lojista e imagine que esse problema aconteceu não apenas com um cliente, mas com vários. Muito provavelmente, um lote inteiro foi comprometido. O que fazer?
Talvez você não saiba, mas, a partir daquele melão defeituoso, graças à tecnologia de embalagem dele, pode ser possível saber quanto tempo o produto levou para ser transportado, quem transportou, qual empresa o distribuiu, qual plantou, a fazenda específica e até mesmo o local do terreno de onde foi colhido.
Esse caso ilustra muito bem e nos permite ter uma dimensão mais clara de quão importante é a inovação no segmento de embalagens. E não falamos aqui simplesmente das que envolvem os produtos nas prateleiras das lojas, mas numa perspectiva bem mais ampla.
Uma tecnologia da 3M, desenvolvida e aperfeiçoada inteiramente pelas equipes brasileiras da empresa, permite construir a rastreabilidade de alguns processos da cadeia logística de um produto com um nível de detalhe de impressionar. O foco dessa solução é a demanda por embalagens de despacho, aquelas de papelão que levam os produtos das fábricas às lojas.
Guilherme Loureiro, Gerente de Produto da 3M Brasil, explica o funcionamento. "Contamos com diferentes insumos, para diferentes aplicações. A identificação e rastreabilidade se dá por meio de etiquetas, com soluções para diferentes mercados, alimentos, bebidas, frigoríficos e vários outros. Junto delas, a 3M tem a solução completa para implantar a identificação e a rastreabilidade. Temos desde um simples aplicador de etiquetas até sistemas complexos, com print&apply, balança para pesagem dinâmica e software para controle de todos os periféricos da linha de identificação".

Por que isso importa?

Vendo de fora, talvez não seja fácil perceber o quão importante é esse processo de identificação e rastreabilidade. O próprio mercado levou muito tempo para aprender a aproveitar as potencialidades que esses sistemas oferecem. Loureiro lembra, por exemplo, que por muitos anos as industrias não utilizavam os códigos de barras das embalagens para gerenciar os estoques da produção.
"Anos atrás, a indústria utilizava uma etiqueta por que alguém mandou colocar, mas não sabia o potencial e a utilidade real daquilo. Mas hoje existe um movimento nas empresas para utilizar de fato essa identificação. Quando a empresa faz isso, ela consegue rastrear para saber o que está acontecendo com o produto na cadeia logística", explica Guilherme.

Economia e sustentabilidade

Outro case da 3M reforça a importância da inovação em embalagens. Nesse caso, trata-se da Solução Multipack 3M, que serve para criar kits promocionais no ponto de venda, como, por exemplo, aquelas ofertas "pague 3 e leve 4" que reúnem em um só pacote a 4 unidades de pasta de dente.
Depois de muitas pesquisas, a empresa chegou a um solução que é mais atrativa que outras disponíveis no mercado até então e sustentável. "Gera economia, não danifica a embalagem original, e por usar menos material, você tem ganhos para o meio ambiente", ressalta Loureiro.
E, por falar em sustentabilidade, essa solução multipack têm ainda outros aspectos relevantes nesse âmbito. Seu processo de produção consome menos energia e produz um volume bem menor de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário