quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Como desenvolver um bom slogan com criatividade



O que é um Slogan e porque ele é uma ferramenta importante no processo de divulgação do seu negócio.

Todos nós sabemos o que é um slogan, trata-se de uma importantíssima frase de efeito que tem por objetivo defender a imagem de uma empresa, produto, organização, pessoa etc. O slogan é usado em contexto político, comercial ou religioso de forma repetitiva de um propósito ou uma ideia, toda empresa deve pensar em um slogan próprio pois ele é muito importante e é usado constantemente em todo tipo de publicidade e propaganda ajudando a promover a imagem da empresa ainda mais, ele auxilia em todo o processo de identificação que o cliente deve ter com a marca, vamos ver ainda alguns exemplos de slogans bem sucedidos para que você possa desenvolver um bom slogan se inspirando em casos bem sucedidos e ainda algumas dicas praticas que você deve levar em consideração na hora de desenvolver o slogan para seu negócio.
Já escrevemos um artigo a respeito sobre qual a importância da marca e a criação de uma boa identidade visualpara ela, se você não viu esses artigos é bom dar uma conferida rápida pois eles podem te auxiliar bastante nas ideias para criação de um bom slogan, na hora de vender um produto precisamos pensar muito mais que os custos envolvidos e no nosso lucro, é importante fazer com que o consumidor se sinta de certa forma satisfeitocom a marca que ele está adquirindo para que isso se torne um hábito, uma das formas simples de criar essa empatia e fazer com que o consumidor lembre rapidamente da marca ao falar daquele produto é através de um slogan marcante, a maioria das marcas atualmente possui o slogan ou sua frase de impacto atrelada ao seu logo, que seria uma pequena mensagem que engloba as características principais que a empresa deseja passar os seus consumidores e assim conseguir atrair ainda mais atenção do cliente, o objetivo do slogan é certamente fortalecer ainda mais a personalidade da empresa produto/serviço e assim dar uma prévia ao cliente sobre o que aquela empresa deseja trazer de benefícios e como isso futuramente conquistar a sua fidelidade.
Uma das principais características de um bom slogan é a forma direta com que ele é assimilado, slogan não deve ser muito grande pois o ideal é que em pouquíssimas palavras a mensagem seja dissipada de forma eficiente, o slogan além de ser utilizado muito na promoção e divulgação de empresa de serviços também é muito utilizado em campanhas políticas levando o lema dos partidos políticos como também seus princípios.

Criando um slogan criativo

slogan apple pense diferente
Para criar um slogan criativo nós devemos pensar na mensagem publicitária em que queremos passar aos nossos consumidores, fazer isso de forma curta é essencial e mesmo que sendo curto esse slogan deve dizer deforma clara as características do produto ou serviço que queremos promover, devemos ter em mente que o objetivo é que isso fique na cabeça do consumidor, podemos usar bastante da criatividade para fazer algo divertido ou até mesmo com sentido dúbio mas nesse caso devemos tomar muito cuidado pois tudo vai depender do público-alvo é do tipo de produto de que estamos falando, não há regras claras que devem ser seguidas na concepção de slogans de forma geral, o que realmente importa é que ele traga mais valor à marca e para que o slogan tenha sucesso em sua mensagem é plenamente recomendável criá-lo de acordo com os objetivos que a empresa tem e o conceito que compõe sua identidade, na criação de slogan você deve dar destaque a um diferencial que sua empresa possui, seja no preçoatributos funcionaisemocionaistradição ou inovaçãoetc. não existem grandes regras quanto a sua elaboração mas há boas dicas confira -> 10 dicas para construção de um bom slogan
Pensando nisso abaixo vou colocar alguns exemplos de empresas que entenderam perfeitamente o que significa o slogan e fizeram isso de maneira correta fazendo com que seus slogans sejam lembrados mesmo que os produtos não sejam mais comercializados, o que mostra a verdadeira eficácia de um slogan bem executado e você poderá usa-los para se inspirar e desenvolver o seu mais criativo slogan.
Slogans de empresas de alimentos do Brasil
Bis – Quem pede um, pede bis.
Cheetos – É impossível comer um só.
Coca-cola – Emoção pra valer.
Kibon – É gostoso e faz bem.
Nescau – Energia que dá gosto.
MC Donalds –Amo muito tudo isso.
Slogans de Bancos Brasileiros
Banco do Brasil – Todo seu.
Itaú – Feito pra você.
Caixa – Vem pra caixa você também.
Bombril – Tem 1001 utilidades.
Slogans de remédios Brasileiros
Doril – Tomou doril a dor sumiu.
Benegripe – Deu gripe? benegripe.
Slogans de telefonia Brasileiros
Embratel – Faz um 21
Tim – Viver sem fronteiras.
E mais alguns slogans bem marcantes
Apple – Think different! (tradução livre = pense diferente!)
Red Bull – Red Bull te dá asas.
Sandálias Havaianas – Todo mundo usa.
E você lembra de mais algum que deveria estar nessa lista, deixe nos comentários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário