terça-feira, 16 de maio de 2017

As principais diferenças entre hábitos de compra de homens e mulheres

As principais diferenças entre hábitos de compra de homens e mulheres
Os hábitos de compra de homens e mulheres dizem muito a respeito do comportamento do consumidor. Por esse motivo, é importante avaliar de que forma você poderá desenvolver estratégias de marketing mais assertivas para aumentar as vendas.Enquanto os homens têm uma reputação de compradores práticos e objetivos, ou seja, entram, compram e vão embora, as mulheres geralmente demoram mais tempo procurando o que querem, observam marcas, conferem preços e ainda prestam atenção em outros produtos, muitas vezes movidas apenas pela curiosidade em conhecer coisas novas. Homens não possuem o hábito de pechinchar por menor preço e costumam ser mais fiéis a uma marca, ao mesmo tempo em que valorizam a qualidade do atendimento e do produto. Segundo uma pesquisa sobre orçamento familiar realizada pelo IBGE, as residências que são economicamente sustentadas por homens gastam mais com alimentação e vestuário. No entanto, quando as mulheres passam a se responsabilizar pelas compras no supermercado, o pacote de viagem de férias ou o modelo do automóvel, essa realidade muda e elas consomem duas vezes mais que o público masculino. Outro detalhe é que são atraídas por promoções e aproveitam melhores condições de pagamento. Mais exigentes, as consumidoras procuram escolher produtos com os quais se identificam. Campanhas que retratam beleza, felicidade, família ou outro tema que envolve a sensibilidade feminina costumam ser bem recebidas. Os homens, em geral, são atraídos pela estética, design e desempenho do objeto desejado.

A importância de segmentar os hábitos de compra pelo gênero

Segundo Thiago Sarraf, especialista em e-commerce e internet, o gênero é um quesito importante de segmentação em diversas situações, principalmente quando se vende um produto utilizado para ambos os sexos, entretanto existe a necessidade de mostrar artigos específicos para cada um separadamente. Outras utilidades de segmentar são percebidas quando é preciso sugerir a venda de um presente para o sexo oposto e quando o objetivo é chamar a atenção do público masculino e feminino para um produto considerado unissex. Dessa forma, é possível se comunicar de maneira personalizada com o consumidor e atingir os objetivos da campanha.

Como usar os hábitos de compra de homens e mulheres a seu favor

As lojas físicas podem se beneficiar de informações como estas apresentadas por meio de estudo ou pesquisa que avalia o comportamento de compra de cada sexo e trabalhar em ações que atraiam o seu público. Se o seu público é predominantemente masculino, capriche na vitrine do seu ponto de venda e coloque amostras e combinações do seu produto que possam servir de sugestão para favorecer as compras por impulso. Os homens são muito atraídos pelo que veem. Lembre-se que é importante atrair o público feminino, pois muitas são responsáveis pelo vestuário do pai, irmão, marido ou filho. Nesse caso, o ideal é variar a quantidade de marcas, pois como foi avaliado na pesquisa as mulheres não costumam ser fiéis a uma marca. Para elas, o importante é ter várias opções para escolher a melhor. Quanto às lojas virtuais, as campanhas de marketing digital podem ser segmentadas por gênero, faixa etária, localização, entre outros quesitos, tudo por meio de posts impulsionados e anúncios pagos que possuem longo alcance e uma enorme possibilidade de converter usuários em clientes. Gostou de saber um pouco mais sobre os hábitos de compra de homens e mulheres? Curta a nossa página no Facebook para receber outras dicas como essa.

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