domingo, 7 de maio de 2017

Os 10 cursos online mais populares entre executivos brasileiros Por Por EXAME.com

As aulas mais vistas cobrem assuntos tão distintos quanto marketing, finanças e gamification e são oferecidas por instituições brasileiras e americanas


Cursos online são uma fonte de qualificação cada vez mais popular entre profissionais de todas as áreas, sobretudo pela sua praticidade. Basta ter acesso à internet para ver aulas preparadas por algumas das melhores universidades do mundo, no horário mais conveniente para você. Via de regra, só é preciso pagar pelo certificado; as aulas, em si, são totalmente gratuitas.
Fundada por dois professores da Universidade de Stanford, a plataforma de educação a distância Coursera é uma das mais conhecidas pelos brasileiros. A pedido de EXAME.com, o portal listou os 10 cursos de negócios mais assistidos por usuários do Brasil nos últimos 6 meses.
As aulas mais populares cobrem assuntos tão distintos quanto marketing, finanças e gamification e são oferecidas por instituições brasileiras, como Insper e Unicamp, e norte-americanas, tais como Yale e Universidade da Califórnia.
Veja a seguir a lista com a programação das aulas preferidas pelos executivos brasileiros, bem como sua duração, idioma e link de acesso:
1º) “Introdução ao marketing analítico”
O curso é voltado a profissionais e estudantes que desejam se debruçar sobre os princípios básicos do marketing analítico. A ênfase está na aplicação prática dos conceitos abordados. O aluno aprenderá a empregar métricas, desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários, aventar hipóteses testáveis, segmentar o mercado com base no comportamento do consumidor e apoiar com dados a sua tomada de decisão.
Instituição: Insper
Duração total: 15 horas
Idioma: Áudio em português
Link para as aulas
2º) “Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais”
Buscar acordos está no dia a dia de qualquer executivo, e os mais hábeis em negociações costumam avançar na carreira mais rapidamente. Este curso serve como uma introdução ao assunto. São abordadas técnicas de convencimento, armadilhas psicológicas a serem evitadas e os principais elementos numa análise de negociação, tais como preço de reserva fixado, meta de expansão, alternativas para o negócio e zona de acordo potencial.
Instituição: University of Michigan
Duração total: 8,5 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
Link para as aulas
3º) “Project management: The basics for success”
Neste pacote de aulas, você terá contato com conceitos básicos de gerenciamento de projetos e liderança de equipes. Definição do escopo, planejamento, cronograma e análise dos stakeholders estão entre os tópicos abordados pelo professor. Também há um módulo destinado especialmente à gestão da equipe, com foco em como lidar com pessoas difíceis.
Instituição: University of California, Irvine
Duração total: 4-8 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
Link para as aulas
4º) “English for career development”
Financiado pelo governo norte-americano, este curso é destinado a profissionais que não têm o inglês como língua nativa e desejam construir uma carreira global. As aulas tratam de temas como o processo de recrutamento nos Estados Unidos. Há lições sobre vocabulário em inglês para fazer o seu currículo, escrever cartas para potenciais empregadores, fazer networking e participar de entrevistas de emprego.
Instituição: University of Pennsylvania
Duração total: não informada
Idioma: Áudio em inglês, legendas em inglês
Link para as aulas
5º) “Design thinking for innovation”
Para sobreviver no competitivo cenário global, qualquer empresa precisa de profissionais capazes de conceber soluções originais para ganhar eficiência. Uma das ferramentas mais usadas para isso é o “design thinking”, tema deste curso. As aulas dão um panorama geral sobre o tema e exploram um modelo de 4 perguntas fundamentais para resolver qualquer problema. Também há casos reais de diferentes organizações que usaram o “design thinking” para construir projetos inovadores.
Instituição: University of Virginia
Duração total: 5-10 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em inglês
Link para as aulas
6º) “Marketing in a digital world”
Aqui, a proposta é mostrar como as ferramentas digitais, do smartphone à impressão 3D, estão modificando a atuação de um profissional de marketing. A grande transformação está na concentração do poder, que se deslocou das empresas para os consumidores. O curso já atraiu mais de 100 mil alunos no Coursera e faz parte do MBA digital oferecido pela Universidade de Illinois.
Instituição: University of Illinois at Urbana-Champaign
Duração total: 24-32 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
Link para as aulas
7º) “O empreendedorismo e as competências do empreendedor”
Ter um perfil empreendedor não é necessário apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio; mesmo funcionários contratados por empresas precisam ter “olhar de dono” sobre seu próprio departamento. Este curso apresenta as habilidades necessárias para identificar oportunidades, estabelecer parcerias, mobilizar sua rede de contatos em torno de um objetivo e construir empreendimentos sustentáveis a longo prazo.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Duração total: 10-12 horas
Idioma: Áudio em português
Link para as aulas
8º) “Speak English professionally: In person, online & on the phone”
Você gosta de dizer que seu inglês é avançado mas, lá no fundo, sabe que ainda está no nível intermediário? Esse é o caso de muitos executivos brasileiros, até daqueles que ocupam altos níveis hierárquicos. O objetivo deste curso é ajudar os alunos a melhorar sua pronúncia e fluência, aprender vocabulário útil para situações profissionais e conhecer algumas frases e expressões típicas do mundo dos negócios em inglês.
Instituição: Georgia Institute of Technology
Duração total: não informada
Idioma: Áudio em inglês
Link para as aulas
9º) “Financial markets”
O professor apresenta princípios básicos de finanças e gestão de riscos, o papel da psicologia para o mercado, o funcionamento das políticas monetárias e os principais conceitos do mundo das ações. O curso termina com um módulo dedicado à atuação não-voltada ao lucro e à busca por propósito em meio ao capitalismo financeiro.
Instituição: Yale University
Duração total: 48-96 horas
Idioma: Áudio em inglês
Link para as aulas
10º) “Gamification”
É cada vez mais difundida a aplicação do design e da estrutura dos jogos aos problemas reais do mundo corporativo. Explicar os mecanismos da chamada “gamification” é a proposta deste curso. O aluno aprende a desconstruir a estrutura típica de um jogo e aplicar sua lógica às demandas do mundo dos negócios.
Instituição: University of Pennsylvania
Duração total: 24-48 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
Link para as aulas
Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário