segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Seis perfis de shopper masculino com comportamentos distintos no ponto de venda


por: Afonso Bazolli

06 de agosto de 2017 - 14:05
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Diferentes padrões comportamentais dos homens nos supermercados representam oportunidades ao varejo
Solteiros ou casados, jovens ou idosos, o público masculino já divide os corredores dos supermercados com as mulheres de forma mais expressiva. Os múltiplos perfis de homens que vão às compras fazem com que esse target represente, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio para o comércio, que ainda está se adaptando à presença deles. De acordo com pesquisa da Toolbox, a faixa etária de 18 a 70 anos concentra seis tipos distintos dessa categoria de shopper.
Conhecendo esses padrões comportamentais, as empresas podem desenhar a melhor estratégia para atingir cada cliente no ponto de venda. Na análise utilizada no estudo, as características foram divididas em grupos como “totalmente responsável pelas decisões domésticas”, “totalmente dependente das decisões domésticas de terceiros”, “chefe de família, decisor e contribuinte da casa” e “dependente de terceiros, não decisor e não contribuinte nas contas da casa”.
Em todos os casos, a ida ao varejo acontece ao menos uma vez por mês, mas cada nicho se interessa por alguma seção específica. “Em geral, os homens são objetivos e sabem exatamente o que querem comprar, mas também gostam de receber ajuda. Demonstradores ou explicações de utilização de um produto podem conquistá-lo e leva-lo a voltar mais vezes ao ponto de venda”, conta Rafael DŽAndrea, CEO da Toolbox. Veja a seguir os seis perfis do shopper masculino.
Expert
Correspondem a 53% dos homens que vão ao supermercado. Esse perfil encontra-se, em média, com 42 anos, pertence à classe A e B, frequenta o varejo entre uma e duas vezes por semana e divide as contas de casa com o cônjuge. Os Experts são bastante planejados e utilizam listas de compras. Metade deles vai sozinha ao ponto de venda, mas, quando acompanhados, esses homens tendem a gastar mais.
Esse perfil é mais aberto a conhecer novas marcas e suscetível a promoções. Ao mesmo tempo, tem maior conhecimento dos processos de compra e entende os valores em caso de descontos. Para as empresas trabalharem com esse público é recomendado que criem ações que se baseiem no custo-benefício, porque ele procura otimizar a renda da casa.
Executador de tarefas
Apesar de representar 15% dos homens em supermercados, esse perfil tende a diminuir futuramente. Isso porque ele faz parte da parcela masculina que faz compras até duas vezes ao mês, sempre acompanhado das esposas. O grupo é composto por maridos que trabalham em tempo integral e deixam a responsabilidade da casa para a companheira.
Eles não gostam de gastar e optam por um produto apenas pelo preço, principalmente materiais de limpeza e higiene pessoal. As empresas enfrentam um grande desafio ao trabalhar com esse cliente, uma vez que ele parece impermeável a ações de Marketing. Como esse nicho vai ao ponto de venda apenas uma vez ao mês, em média, o ideal é focar em estratégias que facilitem o abastecimento do lar.
Selfie
São jovens consumidores, que ainda moram com os pais e não têm participação nas compras da casa. Eles frequentam o supermercado menos de quatro vezes ao mês e compram principalmente produtos de uso individual. Esse cliente corresponde a 13% público do gênero que vai às compras. Ele é caracterizado como infiel às marcas e suscetível a lançamentos. Os homens desse perfil costumam ir ao ponto de venda apenas quando solicitados pelos pais ou em momentos em que se envolvem mais na seleção dos produtos.
Gostam de comprar produtos para si, principalmente os de linhas específicas “for men”. Como ainda não possuem conhecimento de mercado, são influenciados pelo uso de personalidades nas ações do produto. Para uma empresa conquistar esse consumidor é recomendado que associe alguma celebridade às campanhas de divulgação ou mesmo em rótulos.
Dono de casa
É o perfil do homem que vive sozinho e é responsável pelas contas da casa. Engloba solteiros ou divorciados, que fazem home office e vão até quatro vezes por semana ao mercado – o que dá a eles 12% de presença nesse comércio. As empresas podem explorar esse nicho de diversas formas, porque eles respondem de forma rápida a promoções relâmpagos e ofertas especiais, já que possuem uma renda menor e arriscam menos. Marcas pouco conhecidas enfrentam dificuldades de conquistar esse cliente, já que ele tem receio do desconhecido.
Caçador de especialidade
São solteiros ou divorciados que moram com os pais e vão a hipermercados uma vez por semana ou menos, sendo responsáveis por 5% dos frequentadores masculinos. Eles são mais céticos a experimentarem novas marcas e preferem produtos destinados aos homens. A maioria deles faz compras de forma solitária e prefere pontos de venda maiores, nos quais podem encontrar uma variedade maior de itens de uma só vez. Para convencê-lo a optar por uma marca é necessário oferecer algo que ele entenda como valor, como, por exemplo, embalagens econômicas.
Iniciante no ponto de venda
São jovens, na idade média de 27 anos, que moram sozinhos ou com amigos e possuem hábitos saudáveis. Vão ao supermercado para comprar itens para si e dependem de ajuda para escolher algum produto. Essa fatia insegura corresponde a 2% dos shoppers masculinos e podem ser conquistados por meio dos canais nos quais eles mais gostam de estar: a internet, por exemplo

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