quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

4 Livros para entender o comportamento do consumidor


4 Livros para entender o comportamento do consumidor

De um jeito ou de outro, sabemos que boas estratégias de marketing e publicidade conversam de forma mais profunda com o comportamento do consumidor. Afinal de contas, ao entender como o cérebro responde aos diferentes estímulos sensoriais da comunicação é possível traçar planos mais eficazes para impactar o público.
Pensando nisso e sabendo que existe uma grande oferta de informações relacionadas ao tema, hoje eu destaco para você 4 livros que vão te ajudar a entender melhor como funcionam as bases que regem nosso comportamento, tomada de decisão, e como isso se relaciona com as ações de mercado as quais somos expostos.
1 – O poder do hábito
Este livro é um grande marco da área de psicologia empresarial e foi escrito pelo repórter de negócios do NY Times, graduado da Harvard Business School, Charles Duhigg. Publicado em 2012, o livro te apresenta aos grandes princípios da neurociência que se relacionam com a formação de um hábito. O autor traz como referências estudos de caso da área de marketing que ajudam a tornar o seu conteúdo fácil e prático. Nas palavras do próprio autor, “vendendo uma nova música, uma comida ou um berço, a lição é a mesma: se você vestir uma nova coisa em velhos hábitos, é mais fácil para o público aceitá-la”.

2- Posicionamento: A batalha por sua mente.
Dos autores americanos Al Ries e Jack Trout, a ideia desse livro nasceu na década de 70, quando os dois iniciaram uma série de artigos para a revista Advertising Age, apresentando ao público o termo “posicionamento”. Isso gerou uma rica discussão sobre o lugar que um produto ocupa na mente dos consumidores, inclusive em relação a produtos parecidos e concorrentes. O livro foi publicado em 1981 e explicou a teoria dos publicitários sobre o papel do marketing nos negócios, o lugar de um produto na imaginação popular e a mudança necessária para que os consumidores prefiram um produto ao outro. Essa leitura ajuda a entender como o marketing e a psicologia se encontraram formando as bases para o que chamamos hoje de Neuromarketing.

3 – Hooked: How to Build Habit-Forming Products
Escrito pelo autor israelense Nir Eyal, o livro foca na forma como determinados produtos caem em uso popular. Com exemplos práticos, como Twitter e Pinterest, o autor aborda questões em torno do marketing de conteúdo e da experiência do usuário, explorando os fatores que resultam em produtos bem-sucedidos. Como seu conteúdo se baseia na criação de hábitos, esta opção é uma boa acompanhante do livro “O poder do Hábito”, indicado acima. Foi publicado em 2014 e até o momento, não possui edição em português.

4 – Foco
Escrito pelo psicólogo e jornalista Daniel Goleman, este livro aborda de maneira exemplificada os processos atencionais que ocorrem de forma implícita. Assumindo que a atenção se tornou um recurso escasso, o autor discorre sobre a importância do foco para aumentar a produtividade. O livro fala sobre os tipos de atenção, elementos distratores, processos bottom-up e top-down, entre outros, e te ajuda a entender o funcionamento da atenção e sua aplicação no dia-a-dia, tanto pessoal quanto profissional.

Estas foram as dicas de hoje para você começar a entender os processos por trás do comportamento do consumidor de forma prática, com leituras que trazem exemplos para facilitar o aprendizado. Entendendo melhor como nosso cérebro e nossa percepção funcionam, fica mais fácil trabalhar em ideias promissoras! Caso você não tenha visto ainda, este post aqui reúne outros 8 ótimos livros sobre Neuromarketing! Já conhece algum desses? Conta para gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário