sexta-feira, 16 de março de 2018

10 GRANDES TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2018

Por Thiago Martins

Sereias, Holografia, Robôs, Chat e muito conteúdo. Um apanhado das 10 grandes tendência de marketing para 2018.

Como já fizemos em anos anteriores (20152016 e 2017), segue a nossa pesquisa sobre as tendências de marketing para este ano que se inicia.
Todo bom profissional de marketing deve estar preparado para o ano de 2018, não só com nosso calendário de Marketing (receba o seu aqui), mas também conhecendo as tendências que influenciarão o mercado nos próximos meses.
A partir de uma pesquisa em várias referências, fiz um cruzamento de dados das 10 principais tendências citadas. Vamos acompanhar uma a uma:

1. Design: Sereias, Cactos, Holografia e muito mais

Anualmente a Shutterstock analisa e publica as tendências de design para profissionais de design e marketing. Desde animais míticos, círculos de néon e ficção científica são destaques para 2018, estes dados são levantados nas buscas e downloads de imagens feitos na plataforma no ano passado.

Houve um aumento de 297% em pesquisas pelo termo “unicórnio” e de 145% pelo “sereia” colocanco o tópico Fantasia como uma das principais tendências em planejamento criativo para 2018.
O relatório também aponta o Novo Minimalismo como uma das vertentes. Comparado com 2016, buscas por conteúdos que envolvem linhas contínuas cresceram 432%. Segundo a Shutterstock,  também houve um crescimento por temas como “energia solar” (salto de 991%).
Há outros pontos que influenciam ideias de design e marketing como Cactos, Geometria Antiga e Efeito Holográfico. E você pode conferir tudo aqui.

2. Mídia digital – Out of Home
Você viu esta ação da Coca-Cola? O primeiro outdoor robótico 3D! Parece que estamos em um filme de ficção científica:
Além de chamar a atenção do público, também há uma tendência de outras marcas se inspirarem nisso. A ascensão de outdoors digitais e painéis fez com que este formato se tornasse cada vez mais flexível e relevante.
Dependendo do painel, há a possibilidade de direcionar tráfego online. Grandes marcas já reconheceram os benefícios de vincular o seu marketing online com a publicidade out-of-home.
Entrou no supermercado e viu uma tela passando informações? Dentro do elevador também?
O OOH (Out-of-home) tornou-se acessível para as pequenas empresas já que os anúncios podem ser direcionados para correrem em locais segmentados durante o tempo que os orçamentos permitem.

3 – SEO se adaptando a novos hábitos e tecnologias

SEO já é uma preocupação do marketing há vários anos, mas em 2018 a importância é ainda maior. Saiba mais sobre  SEO – Search Engine Optimization aqui.
Adaptar estratégias às novas tecnologia e hábitos dos consumidores  não sofreram grandes mudanças, mas como fazer isso? Sites e lojas virtuais devem passar por modificações visando se adaptarem a novas formas das pessoas usarem a Internet.
Outro ponto que merece ser citado é quanto ao SEO local. Já que temos um aumento  tráfego através de dispositivos móveis (veja os dados de 2017), a pesquisa local deve ganhar ainda mais relevância.

4. Crescimento das plataformas conversasionais

Temos que falar sobre a busca por voz, que já representa 20% das buscas!
Querendo ou não, a busca por voz afeta as estratégias de SEO e exige que incorporemos comandos de voz em nossas estratégias de busca orgânica, principalmente nas que envolvem táticas de SEO local.
Com o crescimento dos assistentes virtuais (ou plataformas conversacionais), pensar em ações sobre inteligência artificial é parte fundamental da jornada de um usuário com uma marca.
Ouviu falar do Google Assistent, Siri, Cortana e Alexa? Eles podem auxiliar em levantar dados de consumo, uma boa oportunidade para o Marketing.

Os dispositivos habilitados para voz foram um sucesso entre os consumidores em 2017 e deverá apresentar um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital de 2018.

5. Conteúdo, conteúdo e conteúdo

O pessoal da Smart Insights fez um estudo com 850 profissionais de marketing perguntado qual a tendência de marketing que mais impactará a empresa em 2018. Olha um resumo do resultado:
Cerca de 20% apontaram o Marketing de Conteúdo como a mais importante. Em segundo lugar ficou o Big Data e em terceiro a inteligência artificial e o machine learning, ambas com 14% de adesão.
Como discuto no curso Inovação Digital, no ambiente digital a principal estratégia é o Marketing de Conteúdo, já que ela que alimenta todas as ações digitais nas redes sociais, SEO, e-mail marketing, etc.
Segundo a Content Trends 2017, 71% das empresas adotaram a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendiam adotar e ou estavam em fase de implementação ainda no ano passado.

6. Aprendendo com os dados e personalizando ações

Com o aumento da utilização de automações (principalmente no e-mail marketing), muitas marcas não conseguem implementar um sistema que pense no ciclo de vida e na jornada de compra. 
Big Data pode ajudar a responder dúvidas com mais precisão para uma melhor implementação de ações de marketing. Essa estratégia inclui insights e análises de dados que estão orientando muitas campanhas de marketing digital.
Ao longo de 2017, a Inteligência Artificial e o Machine Learning foram estratégias muito mencionadas e estão começando a tomar espaço nas empresas.

7. Vídeos (quem sabe faz ao vivo)

De acordo com o Facebook, usuários gastam 3x mais tempo assistindo vídeos ao vivo que assistindo vídeos gravados. Vídeos ao vivo também são 10x mais comentados.
Fazer vídeos para se comunicar com seu público é uma estratégia já falada em anos anteriores, mas agora a ideia é fazer “ao vivo”.
Uma pesquisa da Livestream revelou:
  • 80% dos participantes disse que preferiam assistir um vídeo ao vivo a ler uma postagem de um blog.
  • 82% dos participantes estavam mais interessados em assistir um vídeo ao vivo de uma marca a ler postagens em mídias sociais.
E a Social Media Examiner afirma que aproximadamente 60% dos profissionais do marketing está investindo em vídeos agora mesmo, mas apenas cerca de 14% se comprometeram a usar vídeos ao vivo.

8. Realidade Virtual

Já se discute a utilização da Realidade Virtual há quase uma década. Há uma previsão que em 2018 ela se popularize.
Mesmo que você não tenha experiência e orçamento para isso, há o crescimento de plataformas e aplicações que te ajudarão. Seja na criação de gráficos interativos ou vídeos em VR (realidade virtual).
Para o marketing de conteúdo esta é uma nova oportunidade de engajamento do consumidor, olha esse VR app do Shopify que ajuda compradores online a personalizar camisas em um ambiente virtual.

9. Apps de Chat

Mal começou o ano e o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, uma extensão do aplicativo com foco empresarial. O que será que ele reservará para nós em 2018?
As empresas terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes, os mais de 1,3 bilhão de usuários também terão a possibilidade de contatar empresas que são interessantes. As funcionalidade incluem:
  • Perfil Empresarial: Ajude os clientes com informações úteis, como por exemplo, uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e website.
  • Ferramentas de Mensagens: Economize tempo com ferramentas de mensagens inteligentes -respostas rápidas para as perguntas mais freqüentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.
  • Estatísticas de Mensagens: Analise de métricas simples, como por exemplo o número de mensagens que foram lidas, e fique por dentro para ver o que está funcionando para sua empresa.
  • WhatsApp Web: Envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
  • Tipo de Conta: As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.
Isso tudo sem falar no grande crescimento de 2017 quanto aos chatbots. Com a integração desta tecnologia com a Inteligência Artificial vai ser possível que o robô entenda e oriente o comportamento do consumidor (conhecendo seus gostos e necessidades para orientá-lo sobre onde comer, onde viajar, ou onde fazer compras).

10 – Carreira em alta e exigindo cada vez mais capacitação

Talvez esta seja a tendência que se repetirá em todos os anos: atualização.
Com o surgimento de várias tecnologias de marketing, há também um crescimento  de grandes oportunidades e muito trabalho.
Para quem é empregador (ou precisa contratar um auxiliar) concorda quanto à falta de mão de obra qualificada.
Hoje há muitos materiais gratuitos e cursos com certificados aqui no  Marketing Sem Gravata que irão te ajudar.
Profissionais capacitados são muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração maior.

Conclusão

2018, eu mal te conheço e te considero pacas!
Podemos perceber que aprender com os dados para dar uma melhor experiência ao consumidor seria um resumo que integra a maioria das tendências.

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