sexta-feira, 6 de setembro de 2013

30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem

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30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Se você tem como objetivo chegar mais longe, é preciso se apoiar no ombro de gigantes.
Apesar de ainda estar muito longe de onde desejo chegar, não posso negar que tive pequenas conquistas que me orgulham.
Desde o meu site sobre investimentos com 1.500.000 pageviews em 2 anos até o meu infoproduto que teve um lucro de R$ 8.295,22 em menos de 14h, eu só tenho uma certeza:
Esse caminho nunca foi fácil, mas aprender com gigantes foi o principal motivo para essas pequenas conquistas.
Assim como mestres e mentores, eles ensinaram a um iniciante como eu o difícil, mas almejado caminho para chegar mais longe.
Porém, para encontrar esses “gigantes” sobre marketing digital foi preciso filtrar muita informação, até encontrar aqueles que realmente valem a pena seguir.
Nesse artigo, o meu objetivo é compartilhar com você 30 dos melhores sites e artigos sobre marketing digital aqui no Brasil que podem ajudar bastante o seu site e seu negócio.
Continue lendo para conhecer esses 30 sites e artigos essenciais para seu aprendizado.

1. Brainstorm9

Um grande site com boas seções sobre advertising e social media.
Com belo design e conteúdo de qualidade, não é à toa que o Brainstorm9 cresceu rapidamente, atingindo mais de 30.000 visitantes únicos por dia.
Artigo: UNICEF manda avisar que likes no Facebook não salvam a vida de ninguém
Comentários: Ativistas de sofá estão em todo lugar no facebook. Curtem tudo, mas nada fazem. O ótimo post retrata como o que a Unicef pensa disso e como podemos realmente ajudar a salvar vidas.

2. Resultados Digitais

Ótimo site com dicas valiosas e pé-no-chão sobre marketing. O André Siqueira, fundador do site é experiente, inteligente e fera em marketing digital. Basta ver a qualidade do site e dos artigos publicados.
Artigo: Materiais Educativos
Comentários: Embora não seja exatamente um artigo, é uma coleção de excelentes materiais sobre praticamente tudo o que você precisa para melhorar o marketing do seu negócio/site. Leitura obrigatória!

3. Conrado Adolpho

O Conrado Adolpho é o criador do curso 8Ps do Marketing Digital, autor de livros como o Google Marketing e atende grandes clientes como o Itaú.
Transparência e honestidade são 2 características que se destacam no Conrado. Excelente profissional.
Artigo: Qual a diferença entre o marketing digital norte americano e o brasileiro?
Comentários: A experiência de um brasileiro em um dos maiores eventos de marketing digital: O Traffic and Conversion Summit. O artigo compara o estilo empreendedor já enraizado do americano com o nosso estilo, ainda batalhando para chegar avançar.

4. Martha Gabriel

A Martha Gabriel é uma pessoa que você precisa seguir, sendo um dos nomes mais importantes do marketing digital no Brasil.
Ela á autora de 4 livros (dentre eles, o Marketing na Era Digital) e palestrante de 3 TEDx, nomeado três vezes como melhor palestrante em congresso nos Estados Unidos.
Artigo: As TOP 3 tendências de marketing para 2013
Comentários: Mobile, Sustentabilidade e Transmedia Storytelling são as 3 tendências de marketing para 2013. Nesse artigo, a Martha fala um pouco mais sobre cada um deles.

5. Jornal do Empreendedor

Uma série de artigos para ajudar a despertar o espírito empreendedor dentro de nós.
Artigo: 7 razões porque a sua marca nunca será como a Apple
Comentários: Muitos empreendedores se apóiam na Apple como exemplo de sucesso e isso não é errado. Porém, conheça as 7 razões pelas quais sua marca não será como a Apple.

6. Escola Dinheiro

O Escola Dinheiro foi fundado pelo Paulo Faustino, empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção de conteúdos de qualidade para sites no Brasil e Portugal.
Artigo: Como Ganhar R$ 451,60 no Hotmart com um Blog Novo em 45 Dias
Comentários: Ao contrário de 99% das pessoas que tentam vender um produto na internet, esse artigo traz uma estratégia sensata de como ganhar uma renda extra promovendo produtos afiliados.

7. Ferramentas Blog

Criado pelo Marcos Lemos, o Ferramentas Blog é um site dedicado a compartilhar artigos sobre wordpress e blogger, para você ter todas as ferramentas necessárias para montar e crescer seu próprio blog.
Artigo: Como Enfrentar os Haters do seu Blog
Comentários: Pessoas ignorantes e inconvenientes é o que não falta na internet. Se você possui um site/blog já deve ter tido contato com uma. No artigo, o Marcos mostra como proceder nesses casos.

8. Arata Academy

A Arata Academy é a empresa do empreendedor Seiiti Arata, grande amigo e parceiro de longa data.
O Seiiti é sem dúvida um dos empreendedores digitais que mais admiro, devido à sua preocupação com a qualidade dos seus materiais acima de tudo.
Os vídeos dele são sensacionais, altamente recomendados.
Artigo: Como Motivar sua Equipe de Trabalho
Comentários: Nesse artigo, Seiiti compartilha seus comentários sobre o livro do Daniel Pink: Motivação 3.0. Muito mais do que oferecer altos salários, é preciso pensar em formas alternativas de motivar uma equipe, compartilhadas com maestria nesse artigo.

9. Quero Ficar Rico

Quero Ficar Rico é um dos maiores sites sobre finanças e investimentos, bem mais popular do que o meu HC Investimentos. icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Rafael Seabra, fundador do site é uma pessoa com quem me comunico sempre que posso.
Toda conversa nossa começa com o intuito de durar 1 hora, mas sempre vamos além das 2 horas pela grande troca de informações de qualidade.
Artigo: Como Ganhar Dinheiro
Comentários: Muito se fala sobre como ganhar dinheiro na internet. Porém, sabemos que na realidade são poucas pessoas que vivem disso para pagar suas contas. Nesse artigo, Rafael compartilha uma estratégia sensata e 3 produtos digitais que talvez possa ajudar o seu site, caso utilize marketing de afiliados.

10. Midiatismo

Midiatismo é um site criado pelo Dennis Altermann e oferece conteúdo de sobra sobre marketing, comunicação digital e tecnologia.
Artigo: O Melhor Horário para Postar no Facebook P2
Comentários: Nesse artigo, Dennis mostra através de um infográfico qual é o horário que você deve concentrar seus esforços no facebook para atingir um maior número de leitores.

11. Empreendedor Digital

Fundado pelo Bruno Picinini, o Empreendedor Digital é parada obrigatória quando o assunto é empreendimentos digitais.
Mesmo o bruno estando na Tailândia, Malásia, Estados Unidos ou até mesmo no Brasil, estamos sempre trocando ideias valiosas.
Artigo: 8.5 Maneiras De Se Ganhar Dinheiro Na Internet (De Verdade)
Comentários: Mais do que um artigo, um guia sobre várias maneiras de se ganhar dinheiro na internet. Sem esquemas, sem desonestidade. Apenas estratégias que funcionam há tempos e uma delas pode funcionar para você.

12. Blog Luz

O Blog Luz, fruto da incubadora de empresas Gênesis da PUC-Rio, possui uma grande gama de artigos sobre empreendedorismo e startups.
Artigo: 10 Exemplos de Redesign Conceituais de sites famosos feitos por usuários comuns
Comentários: Esse artigo me chamou atenção pelos excelentes designs que “usuários comuns” criaram como alternativa para importantes sites como Google+, Wikipedia, Facebook e Twitter.

13. Jovem Empresário

Jovem Empresário é um ótimo site que traz um mix de Empreendedorismo, Marketing, Finanças e Investimentos.
Artigo: Alguns Motivos para Você Não Fazer Faculdade
Comentários: O artigo, um tanto polêmico, retrata uma dúvida cada vez mais comum com o avanço da internet e o modo com que obtemos e compartilhamos conhecimento. São apresentados 8 motivos pelos quais talvez não valha a pena você fazer uma faculdade.

14. Biz Revolution

Seguindo o bordão “QUEBRA TUDO”, Ricardo Jordão é um empresário digno de se acompanhar.
Se você conseguir claro, porque ele compartilha tantas ideias boas e inspiradoras que é até mesmo difícil acompanhar todo seu conteúdo.
Artigo: Celebrando as Cores do Marketing
Comentários: O artigo em forma de infográfico mostra como a evolução dos últimos 50 anos no que diz respeito as cores e como as empresas as utilizam em seus logos.

15. Gerenciando Blog

Um blog sobre blog, com diversas dicas para quem possui um site em wordpress ou blooger.
Artigo: Google e a Ditadura do Top10 – Parte 1
Comentários: Artigo baseado no termo cunhado pela Martha Gabriel “Ditadura do Top 10″, que mostra a necessidade de estar na primeira página do google e alguns meios de como chegar lá.

16. Marketing Digital

O nome já diz tudo. Esse site sobre Marketing Digital tem diversos artigos interessantes como o que separei abaixo.
Artigo: Você Acha que o Marketing nas Mídias Sociais Diminuiu a Importância do Email Marketing?
Comentários: No artigo, o infográfico comparando

17. Sandra Turchi

A Sandra é empresária, consultora, professora, palestrante e autora.
No seu site, ela compartilha artigos sobre empreendedorismo digital, mais especificamente no setor de e-commerce.
Artigo: Quer mudar de vida? Que tal empreender no mundo digital?
Comentários: Um artigo voltado para quem já está de saco cheio do “modelo tradicional” e sente o sangue empreendedor correndo em seu sangue.

18. Interney

Edney, mais conhecido como Interney, é das antigas. Envolveu-se com a internet ainda em 1995 e trabalha com informática desde 1990.
Depois de ser demitido do seu emprego por atualizar seu blog durante o horário de trabalho, ele superou todas as dificuldades e rapidamente conseguiu ganhar mais de 50% do que ganhava no emprego antigo somente com o crescimento do site, utilizando anúncios publicitários.
Artigo: O facebook não comeu seu post, foi você que não fez a lição de casa
Comentários: Nesse artigo, o Edney (Interney) compartilha porque apenas 1/3 do que você publica no facebook aparece para seus amigos, o mesmo sendo válido para páginas (fanpages) e o que fazer para contornar isso.

19. Mestre SEO

Conheci a Mestre SEO há uns 2 anos atrás quando escutava o Mestrecast (podcast) no caminho da faculdade.
A qualidade da informação me chamou atenção e desde então ainda acompanho (na medida do possível) os passos deles.
Artigo: Google Analytics para WordPress (Plugin)
Comentários: O mestre Frank Marcel, especialista em Google Analytics, compartilha suas dicas para configurar o melhor e mais popular plugin de Google Analytics para wordpress.

20. Escola WP

Escola WP (WordPress) é um site voltado exclusivamente para wordpress e compartilha artigos sobre templates, plugins e todos assuntos relacionados ao wordpress.
Artigo: Guia de Configuração do Plugin W3 Total Cache para WordPress
Comentários: Outro importante plugin para wordpress é o W3 Total Cache. No artigo da Escola WP, você pode encontrar o passo-a-passo para configurar esse plugin.

21. Rogério Job

O Rogério Job é um empreendedor digital que vive exclusivamente de seus rendimentos online e compartilha dicas de como alcançou esse estilo de vida tão desejado hoje em dia.
Artigo: 10 Erros que Matam a Produtividade no Trabalho em Casa
Comentários: Trabalhar em casa nem sempre é tão fácil quanto parece para quem “olha” de fora. No artigo, o Rogério compartilha 10 erros comuns que matam a produtividade ao trabalhar em casa.

22. Insistimento

Do fundador Marcos Rezende, o Insistimento quer dizer “insistir no talento para transformá-lo em empreendimento” e nasceu em um momento de crise pessoal e financeira que ele viveu onde a única saída foi encontrar força no seu próprio poder pessoal.
Artigo: Aprender inglês deve ser prioridade número um para quem quer empreender
Comentários: Sempre ressaltei que dominar o inglês é fundamental para o crescimento profissional. Esse artigo vai de encontro a esse pensamento e traz 3 vantagens em saber inglês.

23. Ponto Marketing

Ponto Marketing é um site que fala sobre marketing digital de maneira simples e direta, com artigos que valem a pena serem lidos.
Artigo: Marketing, pessoas e redes sociais: A história e vitória do Twitter
Comentários: Interessantíssimo artigo sobre a história (e vitória) do Twitter, mostrando um pouco de como ele foi lançado e rapidamente cresceu o seu número de usuários, sendo uma plataforma totalmente grátis.

24. Midias Sociais

Social Blend ou www.midiassociais.net é um site voltado a explorar o mundo das midias sociais, com foco em como as grandes marcas estão utilizando as redes sociais para atrair mais atenção, seja através de conteúdos de qualidade como vídeos virais.
Artigo: Visual.ly lança ferramenta para transformar seu google analytics em um infográfico
Comentários: O artigo mostra como montar um infográfico com os seus dados do Google Analytics. Você ainda pode receber um resumo semanal em seu email dos dados atualizados.

25. Midia Boom

Blog sobre comunicação e mídias sociais. Destaque para a área de infográficos.
Artigo: Afinal, o que são e-books?… Suas vantagens, livros mais vendidos, Kindle…
Comentários: Infográfico muito bom sobre o que são eBooks, suas vantagens e estatísticas desse setor.

26. Hotmart

O Hotmart é, na minha opinião, o melhor site para produtores e vendedores afiliados de infoprodutos.
Falo por experiência própria, já que o meu eBook sobre investimentos tem por trás todo o serviço do hotmart no gerenciamento dos pagamentos, distribuição e afiliados.
Além do ótimo serviço, eles ainda possuem um blog muito útil para quem deseja criar/vender um infoproduto.
Artigo: 5 passos para fazer sua primeira venda como afiliado de um produto digital
Comentários: Muitos iniciantes acreditam que vender um produto afiliado é apenas colocar esse link em todos os lugares possíveis. Isso é chato, ruim e pouco efetivo. No artigo, são compartilhados 5 passos para iniciar suas vendas comissionadas.

27. Blog Midia 8

De um projeto acadêmico para um site de sucesso sobre comunicação digital e redes sociais. Esse é o Blog Midia 8.
Artigo: A Globo acertou ou errou em relação ao Facebook? Acertou e errou
Comentários: Uma dupla visão sobre a estratégia da Globo em retirar todos os seus links do facebook.

28. Sucesso na Internet

Esse site conta com boas dicas sobre empreendimentos digitais, além de apenas falar sobre como ganhar dinheiro.
Artigo: Vantagens e Desvantagens de um Programa de Afiliados Internacional
Comentários: No artigo, ele expõe os dois lados sobre participar de um programa de afiliados internacional.

29. Caio Ferreira

O Caio Ferreira é super gente boa. É o tipo de cara que está sempre pronto para ajudar.
Por diversas vezes já me ajudou com dúvidas que tinha, prestativo do início ao fim.
O site dele é recheado de podcasts e até eu já participei de um! icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Artigo: Como começar a promover um produto novo
Comentários: Nesse podcast, ao contrário dos outros em que o Caio entrevista um especialista em alguma área, ele compartilha as suas melhores dicas sobre como promover um produto novo.

30. Escola para Blogueiros

Escola para Blogueiros é um ótimo site do Jonathan Taioba.
Se você ainda não o conhece, sugiro fazer uma visita ao site e ler o conteúdo que ele escreve e produz.
Definitivamente é uma personalidade no ramo de empreendedorismo digital que vale a pena acompanhar.
Artigo: As 3 verdades para o sucesso – quanto antes você entender isso, melhor!
Comentários: Ao contrário do que muitos pensam sobre “ganhar dinheiro dormindo” o sucesso é proporcional a qualidade com que você busca resolver problemas e mostrar soluções práticas. O artigo do Jonathan é a reunião de 3 verdades que você precisa escutar se quiser alcançar o sucesso.

Conclusão

30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
É muito provável que grandes nomes do marketing digital e do empreendedorismo online tenham ficado de fora dessa lista.
Bel Pesce e Flávio Augusto, por exemplo, são mais nomes que admiro e busco me inspirar para melhorar o meu trabalho.
Se você conhece grandes mestres brasileiros que não foram citados aqui no artigo, por favor, compartilhe nos comentários.
Aprender com quem já “chegou lá” e continua a compartilhar seu conhecimento é fundamental para progredirmos em nosso trabalho.
Para não ficar de fora e receber todos os novos artigos desse site, coloque seu email no campo abaixo e seja o primeiro a saber de todas as novidades.

Empreendedorismo em ação


Dez competências exercitadas durante a organização de um grande evento.

Tom Coelho,

“Empreendedorismo não é uma ciência, nem uma arte.É uma prática.”(Peter Drucker)


Desde o ano 2000 participo do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), uma das diretorias do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O grupo tem por objetivo identificar, aglutinar e desenvolver lideranças institucionais e empresariais, bem como promover a capacitação profissional e pessoal, incentivando e difundindo ações empreendedoras nos diversos setores da economia brasileira.

A atuação do NJE dá-se mediante a realização de palestras, cursos, reuniões de networking, visitas técnicas empresariais, ações sociais, entre outros eventos, com destaque para um congresso anual realizado de forma itinerante em polos econômicos do Estado. Em 2013, este evento acontecerá em Santos, nos dias 5 e 6 de setembro.
Através do Congresso, buscamos o debate propositivo de temas relacionados a boas práticas de gestão, além de apresentar cases de sucesso. A programação deste ano conta com a presença de Paulo Skaf (presidente do CIESP/FIESP), Ozires Silva (fundador da Embraer), Fábio Barbosa (presidente executivo do Grupo Abril), além de renomados conferencistas. Serão 18 palestras, além de um espetáculo teatral corporativo e a participação do Coral Cênico do SESI. A agenda completa está disponível em www.nje.com.br.
O evento é aberto ao público e totalmente gratuito, pois é nosso propósito maior compartilhar o conhecimento. E embora beneficiados com a generosidade de todos os palestrantes, que participam em sistema pro bono, a realização envolve custos diversos. Por isso, organizar um evento deste porte é uma autêntica ação empreendedora, na qual as seguintes competências são exercitadas:
1. Planejamento. Começamos a organizar este congresso no dia seguinte ao término do realizado ano passado. Foi quando definimos a cidade-sede, iniciamos a busca pelo auditório, formulamos os primeiros convites aos palestrantes e principiamos a formatação de um projeto para captação de patrocínios com a finalidade de tornar a iniciativa autossustentável. Esta anterioridade foi o que nos permitiu conseguir espaço na agenda da maioria dos conferencistas.
2. Ousadia. Pela primeira vez em dez anos, o congresso será realizado em dois dias e com uma feira de exposição paralela. É dever de todo empreendedor tomar iniciativas e correr riscos calculados, porém com responsabilidade.
3. Negociação. Com recursos escassos, barganhar torna-se imperativo. Assim, conseguimos reduzir custos, propor permutas, buscar apoios diversos.
4. Resiliência. A famigerada expressão “o ‘não’ nós já temos” é constantemente lançada. No decorrer do processo, acostumamo-nos a ouvir negativas: de palestrantes, de fornecedores, de patrocinadores potenciais.  E não desistimos.
5. Administração do tempo. Mesmo trabalhando com um ano de antecedência, o tempo conspira contra nós continuamente, em especial quando consideramos que os integrantes do NJE/CIESP são todos voluntários. É um exercício constante conciliar as demandas pessoais, corporativas e também institucionais.
6. Pensamento estratégico. Todas as ações são engendradas pensando não apenas no evento em curso, mas nos próximos, em especial o que será realizado em 2014, no município de Santo André. Por isso, um conferencista sem agenda ou um patrocinador sem verba neste ano, são automaticamente nomeados prospects potenciais.
7. Networking. A força das redes de contato e dos relacionamentos mostra-se essencial para possibilitar a construção de uma programação tão valiosa. E as mídias sociais assumem seu protagonismo na divulgação do evento.
8. Trabalho em equipe. O êxito perseguido é fruto da dedicação de diversas pessoas. Assim, há os que se envolvem em comunicação visual, na elaboração de manuais e releases, nas tratativas com os conferencistas, nas negociações com os fornecedores, em aspectos jurídicos e contratuais. Cada qual em sua expertise.
9. Liderança. No momento, estou como diretor estadual deste grupo. Notem: estou, e não sou, pois toda liderança é transitória, ainda mais quando em uma entidade ou associação. Assim, o dever do líder é supervisionar, subsidiar, apoiar, empoderar e incentivar sua equipe. E seu maior desafio é preparar quem o substituirá.
10. Marketing. É o fator essencial que referendará o sucesso do evento. Sem uma comunicação adequada, atraente, envolvente e ampla, todo o esforço será em vão.
Por fim, é importante fazer dois registros. Primeiro, que a força da marca CIESP, cuja credibilidade foi construída no decorrer dos últimos 85 anos, abre portas, o que enseja enorme responsabilidade ao representar a entidade.
Segundo, o apoio de nossa diretoria, tanto na sede, quanto nos 42 escritórios regionais distribuídos em todo o Estado de São Paulo, a quem, em nome de todos os integrantes doo NJE, presto a maior gratidão.
Espero contar com sua presença no 10º Congresso Estadual de Empreendedorismo do NJE/CIESP!
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com

8 propagandas marcantes da Pepsi

 

A marca de refrigerante completa 60 anos de atividade no Brasil

AdNews, AdNews,
Uma das principais marcas mundiais de refrigerantes, ao lado de sua arquirrival Coca-Cola, a Pepsi completou 60 anos de atividade no mercado brasileiro. A empresa sempre investiu muito em comunicação. Seja em campanhas regionais ou globais, é marcante a incidência de grandes produções e celebridades badaladas em seus comerciais.
No Brasil, atualmente, o mote “poder ser?” é o gancho central de um posicionamento mercadológico de defesa, no qual a marca se posiciona como a melhor segunda opção do mercado. Como mensagem subliminar, inclusive, ela se coloca como uma opção que surpreende, e que pode ser melhor do que a primeira, basta experimentar.
Em nível global, seus comerciais são reconhecidos como épicos pelo crivo popular. No seu time de astros, grandes ícones pop da música como Madonna, Michael Jackson e Beyoncé já estrelaram comerciais do refrigerante. No campo dos esportes a marca também faz seus gols. No futebol principalmente, com propagandas que trazem craques de todo o mundo como Kaká, Beckham, Messi, Henry, Roberto Carlos, Ronaldinho, entre outros.
Confira alguns dos comerciais mais notáveis da marca:
O vídeo abaixo “Pepsi Generation”, conta com o astro da música pop Michael Jackson. A assinatura da “geração Pepsi” marcou a publicidade da empresa durante anos. Este comercial foi um dos momentos mais emblemáticos:

Outro ícone pop que fechou contrato e “defendeu” as cores e sabores da Pepsi foi Madonna. O comercial “Like a prayer”, mesmo nome do quarto álbum da artista, também foi celebrado pela crítica:

Atualmente quem ocupa o trono de celebridades da marca é Beyoncé. O comercial abaixo foi um dos primeiros gravados pela cantora (2003), que até hoje é garota-propaganda da Pepsi:

A propaganda abaixo também conta com Beyoncé, mas ela não está sozinha. A cantora está acompanhada por outras duas divas de peso: Britney Spears e Pink:

Outro recurso que a Pepsi parece dominar é a criação de comerciais brilhantes com a ajuda de grandes craques do futebol. Os dois próximos trazem uma seleção de dar inveja a qualquer “Barcelona” da vida. A lista tem Beckham, Ronaldinho, Roberto Carlos, Kaká, Messi, Lampard e Drogba:


Não poderia faltar na lista alguma campanha que retratasse o eterno embate entre Pepsi e Coca-Cola. O vídeo abaixo mostra um duelo em pleno ponto de venda. Expositores brigam pela melhor apresentação dos produtos, até que o rapper Snoop Dogg decide a parada em favor da Pepsi.

Agora finalmente uma campanha rodada no Brasil, mas que já ganhou alguns prêmios e fez bastante sucesso na internet. A famosa “Pode to be?”, além de trazer o íconico técnico de futebol Joel Santana, ainda foi importante para firmar o conceito “pode ser?” de uma maneira mais leve e divertida.

 

Nova campanha da LG faz pegadinha com entrevistados

                        
Fantástica campanha da LG faz pegadinha e simula realidade através de uma janela com sua nova TV de ultra definição – LG Ultra HD.
Esta não é a primeira campanha de live marketing da marca.
Se divirta e se inspire com essa ação que promove sua nova TV, que faz jus ao nome:


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como nasce uma boa ideia


O processo pode ser doloroso, sofrido, mas a tentativa não pode ser barrada pela rotina e a pressão

Adriano Morozini,
 
 
 
Muitas pessoas acham que não são criativas e que a criatividade é algo geneticamente adquirido. Um dom que o sujeito possui (ou não). Para muitos, aliás, falar em criatividade logo desperta associações com a imagem de artistas ou empreendedores famosos. Gente especial que habita o "olimpo criativo", um lugar celestial reservado para pessoas privilegiadas. Se você pensa assim, tenha cuidado! Essa postura é equivocada e pode estar debilitando ainda mais o seu poder criativo.
"Toda criança é um artista. O problema é manter-se artista uma vez que nos tornamos adultos". Com essas palavras Pablo Picasso nos lembra que, de alguma forma, nascemos criativos, mas vemos nossa capacidade minguar diante de anos de repressão e conflitos. Conflitos com o sistema educacional, com nossos pais e, sobretudo, com um ego cheio de medo e vergonha.
O positivo, no entanto, é saber que podemos readquirir parte de nossa criatividade perdida. Mas, para recuperar a criatividade perdida, não basta despertar a criança dentro de nós. Precisamos estar dispostos a encarar o verdadeiro trabalho de parto que o nascimento de uma boa ideia exige. Um trabalho que começa ao estabelecer conexões passando pelos processos de fecundação, gestação e nascimento. Um processo intenso, muitas vezes divertido, mas que também pode ser excruciante.
Estabelecendo conexões
A criatividade, assim como o relacionamento entre pessoas, precisa de interações para poder brotar. Em outras palavras, precisamos nos expor e buscar sinergias, já que é nas sinergias que encontraremos matéria-prima para boas ideias. David Birne, líder do grupo Talking Heads, dá um bom exemplo disso. Segundo ele, muitas conexões criativas surgem dos seus passeios de bicicleta pela cidade de Nova Iorque. Para Birne, as cores, sons, cheiros e o contato com as pessoas constituem um verdadeiro ponto de partida para muitos projetos. Outro exemplo, também vindo de Nova Iorque, ocorreu com Milton Glaser, famoso designer gráfico. Ele criou o logotipo mais copiado do mundo, o símbolo "Eu amo Nova Iorque", dentro de um taxi, enquanto olhava pela janela.
Ou seja, assim com um quebra-cabeças, nossa interação com o mundo pode disponibilizar as partes, que, juntas, ajudarão a obter algo coerente. Por isso é recomendável andar "antenados" e adquirir uma postura ativa diante da avalanche de informações que passa cotidianamente à sua frente.
O processo de fecundação
Para gerar uma solução inovadora, é preciso, antes de tudo, deixar que o desafio em questão (ou problema determinado) tenha acesso à nossa psiquê. E, ao permitirmos acesso a um lugar tão fecundo, estaremos promovendo um processo de gestação. Processo esse que é nutrido pela reação do problema ou desafio com nossas experiências, sonhos e fantasias.
Fantasias como as de Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones, que criou a música "I can't get no (satisfaction)" enquanto dormia. Chapado como sempre, Keith conta que acordou pela manhã no quarto de seu hotel e reparou que a fita do gravador portátil estava no final. Curioso, rebobinou a fita e ao apertar o botão play escuto como ele mesmo pegava a guitarra e tocava os primeiros acordes do que viria a ser a famosa música. E depois dos acordes… 40 minutos do seu próprio ronco.
Gestação
A gestação de uma boa ideia exige a participação de ambos os lados de nosso cérebro. Isso significa a observação e análise sistemática do lado esquerdo combinado com a sensibilidade inspiradora do lado direito. Sendo importante lembrar que esse processo, muitas vezes, é também alimentado por conceitos transversais e diferentes do assunto no qual estamos trabalhando. Como na criação do slogan “Just do it” para a marca de artigos esportivos Nike, por exemplo. Neste caso, o marketeiro Dan Wieden utilizou as últimas palavras de Garry Gilmore, um assassino condenado à pena de morte momentos antes de ser executado por fuzilamento em 1976.
O nascimento de uma boa ideia
Assim como numa gravidez, o nascimento de uma ideia pode ser doloroso. Isso ocorre, especialmente, quando a necessidade de criar reage de forma negativa com nossa psiquê ou colide com outros problemas ali existentes. A pressão por resultados, por exemplo, pode dificultar o parto de ideias ou até diminuir o desejo de seguir trabalhando, como no caso de Bob Dylan em um dado momento de sua carreira.
Exausto, depois de uma turnê pela Inglaterra, Dylan prometeu ao seu empresário que deixaria o mundo da música. Disse que já não suportava as expectativas de todos sobre sua criatividade. Desolado, mudou-se para uma casa no interior do Estado de Nova Iorque deixando para traz seu passado e seu violão. O tempo se passou e a solidão, ao invés de calar sua criatividade, trouxe à tona o texto do que viria a ser uma de suas canções mais emblemáticas. "Like a Rolling Stone" nasce expondo a dor e a angústia de ter que criar. Tim Maia também reforça esse argumento com uma de suas frases célebres: "para fazer boa música é preciso a dor de trair e de ser traído".
Mas o nascimento de uma boa ideia nem sempre é doloroso. Muitas ideias nascem como bebês em táxi, ou seja, de forma inusitada. Afinal, quem já não teve uma boa ideia no chuveiro ou na cama? Arquimedes, o matemático grego, teve uma de suas melhores ideias dentro de uma banheira. E de tão animado, saiu pelas ruas, nu, gritando "Eureka, Eureka!" Tudo isso sem falar nas ideias que surgiram por acidente como a descoberta da penicilina, do plástico, do Viagra, microondas e as batatas chips.
Seja como for, o nascimento de uma ideia é um momento especial. Rápido ou lento, doloroso ou nao, é importante perceber os diferentes estágios e curtir cada momento sem deixar que a boa ideia escape.
A criatividade constitui uma faceta importantíssima de nosso perfil e, desde um ponto de vista corporativo, demonstra ser a chave para mudar as regras do jogo quando o assunto é a sobrevivência no mundo dos negócios. Empresas como a Samsung, Hyundai, Apple ou a produtora Pixar deram um bom exemplo ao desbancar concorrentes aparentemente inabaláveis. Mas o que ocorre na perspetiva corporativa tem sua gênese no indivíduo. No indivíduo que pensa, que sonha e que, sobretudo, faz nascer boas ideias.

Retromarketing: o desafio de relançar produtos nostálgicos



 Adicionalmente ao aumento no faturamento, reavivar marcas antigas pode ajudar a criar uma importante barreira de entrada, considerando o cenário atual de competição, globalização e comoditização de tecnologias
Marcos Morita,



“Nossa cultura é composta de reprises, renascimentos, reedições, relançamentos, recriações, adaptações, aniversários, recordações e coleções de discos de nostalgia”. A frase, escrita pelo comediante norte americano George Carlin em seu best-seller Brain Droppings, explica em grande parte a recente febre pelo relançamento de marcas e produtos antigos. Empresas dos mais diversos ramos têm aderido à nova onda saudosista: brinquedos, eletrodomésticos, refrigerantes, biscoitos, chocolates, eletroeletrônicos e cosméticos. Genius, Aquaplay, Meu Primeiro Gradiente, Itubaína, Mirabel e Lollo são apenas alguns exemplos gostosos das brincadeiras e guloseimas do passado.
Diversos acadêmicos tem discutido o tema nos últimos anos, criando um interessante arcabouço teórico sobre o fenômeno. Em comum o sentimento de nostalgia, uma época em que o mundo parecia mais seguro, compreensível e menos comercial, onde os produtos eram mais artesanais e duradouros. Basta lembrar-se da geladeira e do fogão da casa da vovó. Por curiosidade fui buscar a definição de nostalgia, já que há tempos não a utilizava: termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais.
Esta breve descrição ilustra o conceito de nostalgia social proposta por Fred Davis em seu livro, Yearning for Yesterday: a Sociology of Nostalgia ou Ansiando por Ontem: a Sociologia da Nostalgia, em livre tradução. Conforme o autor, as marcas antigas vinculam consumidores ao seu próprio passado, assim como estimulam a dividi-la com outras pessoas que tenham as mesmas lembranças, criando comunidades nas quais imperam o sentimento de cuidar e compartilhar. Os clubes de colecionadores de automóveis antigos e os proprietários de motocicletas Harley Davidson em seus animados encontros, também chamados como H.O.G: Harley Owner’s Group, são alguns exemplos.
Com o advento da internet este trabalho ficou mais transparente aos gerentes de marketing, os quais podem acompanhar discussões e lançar produtos com base nas comunidades. O chocolate Lollo, ícone dos anos 80, foi relançado há alguns anos com a mesma receita e identidade visual, após insistentes pedidos e comentários sobre a marca nas redes sociais. Hoje eu e minha filha de nove anos disputamos os chocolates da Vaquinha assim que a caixa de bombons é aberta. A Nestlé não divulga números, mas o faturamento do projeto foi quatro vezes superior à expectativa original, demonstrando o retorno financeiro de tais revivals.
Tarefa um pouco mais complexa têm as empresas que precisam atualizar tecnologicamente seus produtos, combinando formas antigas com funcionalidades atuais. Um exemplo foi o modelo PT Cruiser da Chrysler, cujo design recriava os modelos da década de 40, porém com tecnologia embarcada moderna. Aqui em terras tupiniquins a Brastemp incluiu em seu portfólio frigobares, geladeiras e fogões que parecem ter saído de um álbum de fotografias dos anos 50. Apesar dos preços salgados, a linha é um dos grandes sucessos recentes da marca. Imagine o prazer em convidar seus amigos para jantar e tirar uma cerveja de sua geladeira retrô amarela.
Adicionalmente ao aumento no faturamento, reavivar marcas antigas pode ajudar a criar uma importante barreira de entrada, considerando o cenário atual de alta competição, globalização e comoditização de tecnologias, no qual as empresas precisam de lançamentos cada vez mais frequentes, reduzindo o ciclo de vida e muitas vezes canibalizando seus próprios produtos, antes que a concorrência e os imitadores de plantão o façam, derrubando os preços e corroendo as margens de lucratividade.
Desta maneira, é esperado um aumento do retromarketing, denominação pela qual este processo é também conhecido. Sabores, gostos, paladares, cheiros, aromas, fragrâncias, odores, brincadeiras, simulações e experiências positivas de um passado que já não volta mais poderão novamente fazer parte de nossa rotina, seja curtindo sozinho, compartilhando com amigos ou apenas mostrando aos mais jovens como era gostoso viver no passado.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Processos devem ser pensados de fora para dentro

 

Companhias falham ao desenhar suas estruturas a partir de uma visão de dentro para fora, sem levar em consideração o ponto de vista do cliente na sua jornada de compra

Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 27/08/2013

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

oracle,processos,cliente,relacionamento,experiênciaTer o cliente no centro de seus processos e melhorar a experiência de consumo virou um discurso padrão no meio corporativo, mas fazer com que estas ideias funcionem na prática é mais complicado do que parece. Um dos fatores que impedem as companhias de atingirem este objetivo é que as políticas de relacionamento são desenhadas de dentro da empresa para fora, quando o mais indicado seria olhar primeiramente pela perspectiva do consumidor para daí estabelecer procedimentos que sejam adequados a ele.

Para uma organização, pensar o relacionamento sob o ponto de vista do cliente significa conhecer toda a sua jornada de consumo e entender como ele se relaciona com a equipe, com objetos e com a comunicação da empresa em cada uma destas etapas. A Oracle vem organizando uma série de workshops sobre este tema com o nome Customer Experience Jorney Mapping, onde orienta gestores a promoverem este mapeamento nas suas companhias. Os eventos acontecem no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile e servem também como plataforma de lançamento da nova metodologia na América Latina.

Somente com todo este ciclo desenhado, é possível identificar pontos críticos no relacionamento com o cliente e daí propor soluções que além de entregar aquilo que o consumidor deseja, criem vínculos emocionais entre ele e a marca. “O nível mais alto é quando além de melhorar a interação, a empresa consegue envolver emocionalmente a pessoa. Ou seja, é quando existe um motivador emocional e a marca consegue tocar o seu coração. É neste ponto que a organização conquista um cliente fiel, que vai recomendá-la para os seus amigos e fazer um boca a boca positivo”, explica Walter Hildebrandi, Consultor Master Especialista em Customer Experience da Oracle para a América Latina. Veja a entrevista completa:

Mundo do Marketing: O que é o Customer Experience Jorney Mapping?
Walter Hildebrandi:
A ideia deste evento parte do princípio de que as empresas, muitas vezes, se organizam e montam processos internos imaginando um caminho que o cliente vai percorrer quando interage com a marca. Mas isso é quase sempre feito de dentro para fora. O propósito desta metodologia que estamos trazendo para o Brasil é analisar o cliente, se colocando na posição dele e entendendo o relacionamento a partir da perspectiva dele. A Oracle começou a desenvolver esta metodologia no ano passado, nos Estados Unidos e na Europa, e agora, pela primeira vez, ela foi apresentada no Brasil. É um workshop, ou seja, uma atividade super interativa, onde trazemos clientes para conhecer a ferramenta. Nosso objetivo é aportar metodologia para as empresas. Ao invés de focar o tempo todo em produto, queremos posicionar a Oracle como uma parceira estratégica para as companhias no que tange a experiência do cliente.

Mundo do Marketing: Como funciona esta metodologia?
Walter Hildebrandi:
A base de tudo é ver como um cliente interage com uma marca e mapear todas as dimensões desta jornada. É preciso olhar com quem ele interage, do ponto de vista das pessoas. Temos que entender também com quais sistemas ele fica frente a frente, e com quais objetos e estruturas ele tem contato. Também precisamos olhar para todas as coisas e pessoas com as quais ele não interage, mas que de alguma forma impactam no processo. Por fim, busca-se entender quais são os motivadores emocionais, os objetivos, se este cliente está conseguindo aquilo que procura e se está tendo uma experiência positiva.

Olhando ponto de vista da empresa, tentamos entender como podemos influenciar para melhor esta interação. A companhia não pode fazer tudo pelo cliente, afinal ela tem as suas limitações, sejam orçamentárias ou não. A estratégia de gerenciar a experiência deve estar aliada aos objetivos da marca, entendendo quais são os KPIs, ou seja, como os resultados serão mensurados no final. Por fim, olhar para a empresa e cliente apenas não basta, pois esta dupla está inserida em uma sociedade que influencia os seus comportamentos.

Quando tudo isso está mapeado, conseguimos identificar quais são os momentos críticos para o cliente, ou seja, em que pontos da sua jornada há uma dificuldade maior. A partir daí, olhamos para tudo o que aconteceu no passado para tentar entender como se chegou a este momento crítico.

Mundo do Marketing: Depois que estes dados são levantados, como eles são tratados?
Walter Hildebrandi:
No exercício que fazemos no workshop, é apresentado um cenário hipotético. Lógico que por se tratar de um exercício, não se chega a um nível de detalhes tão grande, pois o objetivo é didático. Mas ao levar esta metodologia para dentro das suas empresas e iniciar um movimento transformacional com o cliente no foco das atenções, é lógico que isso leva mais tempo e existe sim um sistema nos quais colocamos esta informação, para que haja uma análise financeira, inclusive. Esta metodologia também é muito visual, então tudo o que é feito acaba ficando como uma documentação de processos.

Mundo do Marketing: Esta metodologia pode ser aplicada tanto para produtos quanto para serviços?
Walter Hildebrandi:
Sem dúvida. Na realidade, temos visto uma série de aplicações, como empresas que mapeiam como está a situação atual e depois criam um novo quadro testando algumas hipóteses. Por ser muito visual, fica bem mais fácil repensar processos, seja para produtos ou serviços. Algumas empresas utilizam esta ferramenta também internamente: elas conseguem mapear a jornada de seus clientes internos.

Mundo do Marketing: Quais costumam as ser os momentos mais críticos na jornada de consumo?
Walter Hildebrandi:
Não percebemos um momento que seja crítico por si só. Seja lá qual for a etapa do relacionamento entre empresa e consumidor, o momento crítico acontece sempre que as necessidades dele não são atendidas. Então, não depende do momento da jornada e sim de como esta interação acontece. Existem três níveis de necessidade: o primeiro nível são as imediatistas. Um exemplo é botão salvar de um software. O que se espera é apenas que o arquivo seja salvo, portanto não há razão para investir tempo e recursos em tornar esta experiência diferenciada, pois as pessoas não perceberão valor nisso. O nível seguinte é quando o cliente está em contextos em que uma melhor experiência gera maior valor percebido: por exemplo, se ele é atendido mais rapidamente. Mas o nível mais alto é quando além de melhorar a interação, a empresa consegue envolver emocionalmente a pessoa. Ou seja, é quando existe um motivador emocional e a marca consegue tocar o seu coração. É neste ponto que a organização conquista um cliente fiel, que vai recomendá-la para os seus amigos e fazer um boca a boca positivo.