terça-feira, 10 de setembro de 2013

Administradores que inspiram

 


Nesse mês em que comemoramos o Dia do Administrador, decidimos trazer para vocês algumas histórias de sucesso, de administradores que empreendem, transformam e inspiram


Simão Mairins, Revista Administradores,


Nos anos 1930 – em meio a tensões políticas que reconfiguraram as estruturas de poder e levaram à presidência da República o gaúcho Getúlio Vargas – o Brasil vivenciou uma importante fase de transformação na sua base econômica, que pode ser considerada a grande (e tardia) revolução industrial tupiniquim.

Com amplos investimentos na indústria de base e de energia, megaestatais do naipe de Petrobrás, Vale do Rio Doce e Chesf ganharam vida. Nesse passo, caía a dependência dos importados e começava a ganhar corpo a indústria nacional, gerando o aumento da demanda por mão de obra nas cidades e fazendo emergir uma nova figura, responsável por gerenciar o trabalho: o administrador.

Nas décadas seguintes, a função ganhou força e, no furor da aceleração econômica impulsionada pelo desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, os profissionais com formação específica na área já eram disputados pelas empresas que buscavam a modernização dos seus métodos.

Com a criação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), em 1954, e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em 1956, a área ganhou maior notoriedade e influência, culminando, mais tarde, em duas conquistas históricas: a regulamentação da profissão e a fixação do currículo mínimo para os cursos de graduação, respectivamente, em 1965 e 1966.

Ao longo desse caminho, apesar dos muitos problemas que ainda tem de superar, o Brasil também evoluiu e está hoje na vanguarda do desenvolvimento. E, para esse crescimento que enche os olhos do mundo, sem dúvidas, o trabalho dos administradores tem feito a diferença.

Diante das novas demandas e desafios apresentados pelos mercados cotidianamente, o papel de conduzir uma equipe de maneira produtiva e sustentável – com um olhar atento a todos os aspectos que cercam e integram um empreendimento – é cada vez mais indispensável.

É com esse espírito que alguns administradores têm se destacado, chamando atenção com práticas diferenciadas e dando suas contribuições para o desenvolvimento das organizações, dos seus profissionais, das suas próprias carreiras e, consequentemente, do Brasil.

Foi pelas mãos de administradores desse time, por exemplo, que uma pequena loja de variedades do interior de São Paulo se tornou um dos maiores grupos varejistas do Brasil – e referência em políticas corporativas para mulheres; um pequeno empreendimento fundado no Ceará se expandiu para todos os estados do país e uma empresa de aviação imprimiu um novo conceito ao setor ajudando a iniciar uma nova era das viagens aéreas no país.

Nesse mês, em que comemoramos o Dia do Administrador, decidimos trazer para vocês algumas dessas histórias de sucesso, de administradores que empreendem, transformam e inspiram. Nas próximas páginas você vai conferir como Luiza Helena Trajano, Deusmar Queirós, Roberto Justus, Gustavo Cerbasi e David Neeleman tornaram-se exemplos para profissionais dos mais diversos segmentos, administrando com sucesso negócios que conquistaram o respeito e a admiração dos brasileiros.

Roberto Justus | CEO da Newcomm e apresentador de TV



Visionário, carismático, extremamente competente no que faz – e também muito polêmico. Ao mesmo tempo em que desperta críticas, ele tem conquistado fãs e inspirado profissionais. Filho de imigrantes húngaros, Roberto Luiz Justus – ao contrário do que muitos pensam – não se formou em Publicidade, mas em Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie.

Deu os primeiros passos na vida profissional atuando em negócios da família, mas, em 1981, os deixou de lado para seguir seu próprio caminho no mercado publicitário. Como sócio da Fischer & Justus Comunicações S. A., cuidou das áreas de Administração e Finanças da empresa, liderando um processo de prospecção de clientes que já em 1982 lhes rendeu um grande cliente: a Calvin Klein.

Ao fundir-se com a Young & Rubicam (Y&R) dando origem à Fischer, Justus, Young & Rubicam, a empresa já era uma das principais do mercado brasileiro, tendo assumido posição de vanguarda na adoção de novos modelos como a integração das áreas de publicidade, comunicação corporativa e marketing. Em 1986, veio o reconhecimento, com trabalhos vencedores e finalistas nos principais prêmios do Brasil e do mundo, como os festivais de Cannes e Nova York.

Com o Grupo Newcomm – que fundou em 1998 – Justus associou-se à holding britânica WPP e passou a ser sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, responsável por quatro empresas no Brasil: Y&R, Wunderman, Energy e Ação.

Essa trajetória de sucesso, por si, já seria suficiente para inspirar muita gente. Mas, provavelmente, ela não teria ficado tão conhecida e Justus não teria conquistado tantos admiradores se não tivesse ido para a TV.

Como apresentador do programa “O Aprendiz” na TV Record, o empresário ganhou fama com seu estilo durão de comandar equipes, que lhe rendeu críticas, mas também muitos elogios. No ano passado, foi eleito o publicitário mais confiável do Brasil e o líder mais admirado pelos jovens brasileiros.

“O marketing pessoal dele encanta as pessoas. Mas não é só isso. Roberto Justus é extremamente competente, inteligente e carismático, e tudo isso faz dele essa figura tão admirada”, destaca o consultor Christian Barbosa, amigo de Justus, com quem chegou a ensaiar uma sociedade.

E, de acordo com Christian, o fato de Justus estar no topo da lista dos líderes mais admirados pelos jovens não é gratuito. “Ele reúne várias características que o fazem se identificar com a geração Y. É empreendedor, prático e tem iniciativa, vai lá e resolve. Embora não pertença a ela, Roberto Justus é a própria Geração Y”, ressalta.

Luiza Helena Trajano | Presidente do Grupo Magazine Luiza



Nascida em Franca, no interior de São Paulo, aos 12 anos Luiza resolveu abdicar das férias escolares para trabalhar na loja da família. Depois dessa primeira experiência, a menina tomou tanto gosto pelos negócios que resolveu repeti-la nos anos seguintes.

Em alguns anos, ela já fazia parte oficialmente dos quadros da empresa, onde chegou a ocupar praticamente todas as funções, da cobrança à presidência, cargo que assumiu em 2008, momento em que intensificou seu processo de expansão com ações ousadas, como a inauguração simultânea de 44 lojas na Grande São Paulo.

Formada em Administração e Direito, Luiza Helena Trajano foi eleita no ano passado pela AmericaEconomia uma das 10 executivas mais poderosas da América Latina. Mas poder não é uma palavra à qual ela tem procurado se associar à frente do Magazine Luiza – que se tornou um dos principais grupos varejistas do Brasil, tendo entre suas principais marcas a descentralização na tomada de decisões e a valorização permanente dos colaboradores, com destaque para as políticas de apoio às mulheres empregadas na rede.

Conhecida por valorizar o olho no olho na relação com suas equipes, Luiza Trajano também tem se aproximado dos clientes pelas redes sociais. “Eu gosto muito do contato direto com o consumidor por meio das redes sociais, como faço aqui no Twitter”, disse em seu perfil na rede de microblogs.
Foi pelo Twitter, inclusive, que ela confirmou ter recebido da presidente Dilma Rousseff o convite para assumir o comando da futura Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo que – até o fechamento desta edição – ainda não havia definido se aceitaria ou não. “Ainda não decidi e pedi um tempo à presidenta, pois estou estudando com muito carinho. Incentivar o desenvolvimento da micro e pequena empresa sempre foi minha missão pessoal”, disse Luiza.

Já com o Youtube, a empresária tem encontrado uma maneira de chegar a todos os seus funcionários – até mesmo aqueles que tentaram uma vaga no Magazine Luiza e não conseguiram. Em um vídeo direcionado aos participantes de um dos processos seletivos da rede em São Paulo, por exemplo, Luiza agradece o interesse dos inscritos e os aconselha, deixando uma mensagem que resume bem os motivos pelos quais ela é uma administradora que inspira: “o que as pessoas que hoje estão dando certo têm de tão diferente de outras que deram certo no passado? Antigamente, a gente mostrava um currículo e tão anos de trabalho numa empresa eram importantes. Hoje, a gente sabe que isso não é. Primeiro, independente de tudo, a gente precisa dar resultado. E, nessa era, a gente só dá resultado se souber lidar com as pessoas”.

David Neeleman | Sócio-fundador da Azul Linhas Aéreas



Brasileiro descendente de holandeses, David G. Neeleman nasceu e viveu em São Paulo até se mudar com os pais para os Estados Unidos, quando tinha apenas cinco anos. Aos dezoito, voltou ao Brasil como missionário mórmon para uma temporada no interior de Paraíba e Pernambuco que, de acordo com ele, lhe abriu os olhos para uma realidade que ainda não conhecia do seu país de origem. Pouco depois, voltou à América do Norte decidido a, um dia, retornar aos trópicos e fazer negócios por aqui.

Em 2008, o projeto tornou-se realidade. Com bases estabelecidas em Barueri-SP, a Azul Linhas Aéreas iniciou suas operações e trouxe ao Brasil a proposta de aviação de baixo custo. “A Azul surgiu para oferecer preços mais baixos do que uma tarifa de ônibus e, assim, promover a inclusão da nova classe média no transporte aéreo”, afirma Neeleman.

“Queremos sempre que nossa malha ofereça aos nossos clientes acesso a locais que são pouco servidos pelo serviço aéreo, pois temos na nossa visão o objetivo de fazer das viagens aéreas algo mais acessível, humano, fácil e econômico”, afirma Neeleman.

Desde 2012, a Azul prepara sua fusão com a Trip.

Gustavo Cerbasi | escritor, professor e consultor financeiro



Diferentemente dos demais administradores apresentados aqui, Gustavo Petrasunas Cerbasi não é presidente de nenhuma mega companhia. Seu grande negócio é ele mesmo. Formado em Administração Pública pela FGV, sua carreira engrenou mesmo quando decidiu enveredar pela área de finanças, que – curiosamente – era a que ele menos gostava durante o curso.

“Quando me formei, um amigo me chamou para auxiliá-lo preparando laudos de avaliação de empresas em uma consultoria financeira. Inesperadamente, aquilo foi o grande marco da minha carreira. Depois, passei a me dedicar à área, comecei a prestar consultorias, dar aulas e logo me tornei palestrante”, destaca Cerbasi.

Após uma temporada no Canadá – quando se afastou das aulas no Brasil – o então consultor financeiro tomou a decisão de escrever um livro, no qual pudesse compartilhar de forma simples e direta aquilo que aprendeu sobre finanças até então. Mesmo criticado por colegas da academia, que não aceitavam que ele tratasse o conhecimento de maneira “tão rasa”, Cerbasi tocou o desafio e o resultado foi um sucesso de vendas.

“O argumento dos meus superiores da área acadêmica era de que, com toda a bagagem que tinha, não poderia vender conhecimento de forma tão popularesca, quase como auto-ajuda. Mas toquei o projeto com a consciência de que um pouco do conhecimento que eu passava para os alunos de um MBA por 30 ou 50 mil reais poderia chegar a outras pessoas por pouco dinheiro”, destaca Cerbasi.
Depois do primeiro livro, “Dinheiro – os segredos de quem tem”, vários outros vieram e se tornaram best-sellers, levando o autor, em 2009, à concorrida lista dos 100 homens mais influentes do ano da revista Época.

O grande segredo desse sucesso, de acordo com o próprio Cerbasi, foi sua capacidade de identificar oportunidades e aceitar as mudanças. “Quando meu amigo me chamou para trabalhar no projeto de consultoria, eu estava prestes a tentar um concurso da Receita Federal e, muito provavelmente, eu passaria, pois havia me dedicado bastante àquilo. Na verdade, eu tinha a impressão de que seguiria carreira no serviço público”, destaca.

Mais adiante, optou por mudar novamente e se afastar da rigidez acadêmica e se dedicar aos livros, às palestras e às consultorias. Para fazer isso, entretanto, precisava de dinheiro para se manter até as coisas engrenarem de vez. Mas isso não foi problema para o homem que, mais tarde, se tornou um dos maiores especialistas em finanças pessoais do país.

“Eu não estava feliz com minha carreira. Como professor iniciante, eu só pegava aulas que não me interessavam. Então, a minha receita de sucesso foi fazer poupança no menor tempo possível, para poder escolher com o que trabalhar”, explica Cerbasi.

E ele deixa a dica: “aquelas pessoas que estão felizes com suas carreiras, não tenham pressa de se aposentar. Trabalhem até os 70! Já quem está infeliz, poupe, invista, junte dinheiro para que possa escolher com o que trabalhar”.

Deusmar Queirós | presidente da rede de farmácias Pague Menos



Nordestino do município de Amontada, interior do Ceará, Deusmar Queirós foi cedo para a capital Fortaleza, onde cursou a faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e fundou a primeira loja da rede Pague Menos. De lá até aqui foi um percurso longo e difícil, mas de grandes conquistas.
Ainda nos anos 1980, adotou o modelo de drugstore, ampliando a gama de produtos oferecidos nas lojas da sua rede, passando a vender – além de medicamentos – artigos de beleza e higiene. Em seguida, implementou o primeiro modelo de autosserviço em farmácias do Nordeste, dispondo as gôndolas dos novos produtos fora dos balcões. Também de forma pioneira, iniciou a prestação de serviço de correspondente bancário dentro das lojas para recebimento de contas de luz, água e telefone.

Nos anos 1990, a fase foi de expansão, colhendo os resultados das ações de sucesso desenvolvidas na década anterior. No início dos anos 2000, a rede já contava com 200 lojas. Hoje são 446, em 150 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com mais de 11 mil funcionários e um faturamento que superou os R$ 2 bilhões em 2010.

No quesito responsabilidade social, Deusmar tem implementado na Pague Menos, desde 1985, diversas iniciativas, como seus programas de doação de ambulâncias e cadeiras de rodas. Em 1998, a empresa foi a primeira nordestina a adotar um município no programa social Alfabetização Solidária. Cinco anos mais tarde, firmou parceria com a Unicef e deu início ao Infância Feliz Pague Menos, que contribui para a educação de crianças de baixa renda por meio da doação de livros a bibliotecas comunitárias.

Outro ponto chave é o relacionamento com as equipes de colaboradores, que tem resultado em um índice de turnover anual baixíssimo (2% em 2010). De acordo com dados oficiais da companhia, 3% dos funcionários a acompanham desde sua fundação, em 1981, 10% atuam na rede há mais de dez anos e a média geral é de 6,5 anos de casa. “Desde o início, embasamos nosso modelo de negócio no tripé Inovação, Conveniência e Cidadania”, destaca Deusmar. E ele complementa: “Procuramos crescer passo a passo, mas sem deixar de nos reinventar continuamente”.



Fomos ao Facebook e ao Twitter perguntar aos nossos fãs e seguidores o que eles esperam de um administrador que lhes inspira. Veja o que eles pensam:

Facebook

Livia Rodrigues - Postura de administrador, que tenha uma relação humana de confiança e credibilidade acima de tudo com seus colaboradores.

Luis Paulo - O administrador tem que ter clareza e firmeza no que faz e diz, tem que mostrar o correto para quem errou e parabenizar aquele que concluiu com êxito o que lhe foi pedido, ouvir e receber o que sua equipe tem a dizer, além de jamais se colocar acima deles, mas sempre ao lado, porque um muro não é feito apenas de um tijolo.

Oton Cabral - O administrador deve ser ético, ter visão e liderança para guiar seus companheiros ao melhor resultado possível. Ser um grande coordenador de esforços.

Patrick William - Hoje o administrador deve ter uma postura voltada para um crescimento sustentável, pois, por meio dessa postura, ele atingirá as bases econômicas, sociais e ambientais de uma empresa. Com essa visão, ele irá inspirar não somente os profissionais, mas as organizações.

Simone Farah - Um líder que demonstre com seus próprios atos aquilo que prega aos seguidores.

Twitter

rafamktblu - Uma pessoa ética, de bem com a vida, que sabe ouvir e dar feedback. Alguém à frente do seu tempo, que busca melhorar sempre.

JervisFilho - Não é o administrador perfeito, mas aquele que, quando erra, se arrepende, reconhece perante os liderados. Esse homem sim é exemplar.

_Leanddro - Ser carismático, saber ser líder e ser um exemplo de resiliência.

Jizabely - Liderança, motivação, flexibilidade e saber que a melhor ferramenta que ele tem são as pessoas.

FabianaMedeyros - Gostar do que faz, envolvendo planejamento, organização, controle e execução.

admadonai - Atitudes que levam o liderado a crescer e querer ser igual ou melhor do que o líder: sabe se relacionar; autocrítica; humildade.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem

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30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Se você tem como objetivo chegar mais longe, é preciso se apoiar no ombro de gigantes.
Apesar de ainda estar muito longe de onde desejo chegar, não posso negar que tive pequenas conquistas que me orgulham.
Desde o meu site sobre investimentos com 1.500.000 pageviews em 2 anos até o meu infoproduto que teve um lucro de R$ 8.295,22 em menos de 14h, eu só tenho uma certeza:
Esse caminho nunca foi fácil, mas aprender com gigantes foi o principal motivo para essas pequenas conquistas.
Assim como mestres e mentores, eles ensinaram a um iniciante como eu o difícil, mas almejado caminho para chegar mais longe.
Porém, para encontrar esses “gigantes” sobre marketing digital foi preciso filtrar muita informação, até encontrar aqueles que realmente valem a pena seguir.
Nesse artigo, o meu objetivo é compartilhar com você 30 dos melhores sites e artigos sobre marketing digital aqui no Brasil que podem ajudar bastante o seu site e seu negócio.
Continue lendo para conhecer esses 30 sites e artigos essenciais para seu aprendizado.

1. Brainstorm9

Um grande site com boas seções sobre advertising e social media.
Com belo design e conteúdo de qualidade, não é à toa que o Brainstorm9 cresceu rapidamente, atingindo mais de 30.000 visitantes únicos por dia.
Artigo: UNICEF manda avisar que likes no Facebook não salvam a vida de ninguém
Comentários: Ativistas de sofá estão em todo lugar no facebook. Curtem tudo, mas nada fazem. O ótimo post retrata como o que a Unicef pensa disso e como podemos realmente ajudar a salvar vidas.

2. Resultados Digitais

Ótimo site com dicas valiosas e pé-no-chão sobre marketing. O André Siqueira, fundador do site é experiente, inteligente e fera em marketing digital. Basta ver a qualidade do site e dos artigos publicados.
Artigo: Materiais Educativos
Comentários: Embora não seja exatamente um artigo, é uma coleção de excelentes materiais sobre praticamente tudo o que você precisa para melhorar o marketing do seu negócio/site. Leitura obrigatória!

3. Conrado Adolpho

O Conrado Adolpho é o criador do curso 8Ps do Marketing Digital, autor de livros como o Google Marketing e atende grandes clientes como o Itaú.
Transparência e honestidade são 2 características que se destacam no Conrado. Excelente profissional.
Artigo: Qual a diferença entre o marketing digital norte americano e o brasileiro?
Comentários: A experiência de um brasileiro em um dos maiores eventos de marketing digital: O Traffic and Conversion Summit. O artigo compara o estilo empreendedor já enraizado do americano com o nosso estilo, ainda batalhando para chegar avançar.

4. Martha Gabriel

A Martha Gabriel é uma pessoa que você precisa seguir, sendo um dos nomes mais importantes do marketing digital no Brasil.
Ela á autora de 4 livros (dentre eles, o Marketing na Era Digital) e palestrante de 3 TEDx, nomeado três vezes como melhor palestrante em congresso nos Estados Unidos.
Artigo: As TOP 3 tendências de marketing para 2013
Comentários: Mobile, Sustentabilidade e Transmedia Storytelling são as 3 tendências de marketing para 2013. Nesse artigo, a Martha fala um pouco mais sobre cada um deles.

5. Jornal do Empreendedor

Uma série de artigos para ajudar a despertar o espírito empreendedor dentro de nós.
Artigo: 7 razões porque a sua marca nunca será como a Apple
Comentários: Muitos empreendedores se apóiam na Apple como exemplo de sucesso e isso não é errado. Porém, conheça as 7 razões pelas quais sua marca não será como a Apple.

6. Escola Dinheiro

O Escola Dinheiro foi fundado pelo Paulo Faustino, empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção de conteúdos de qualidade para sites no Brasil e Portugal.
Artigo: Como Ganhar R$ 451,60 no Hotmart com um Blog Novo em 45 Dias
Comentários: Ao contrário de 99% das pessoas que tentam vender um produto na internet, esse artigo traz uma estratégia sensata de como ganhar uma renda extra promovendo produtos afiliados.

7. Ferramentas Blog

Criado pelo Marcos Lemos, o Ferramentas Blog é um site dedicado a compartilhar artigos sobre wordpress e blogger, para você ter todas as ferramentas necessárias para montar e crescer seu próprio blog.
Artigo: Como Enfrentar os Haters do seu Blog
Comentários: Pessoas ignorantes e inconvenientes é o que não falta na internet. Se você possui um site/blog já deve ter tido contato com uma. No artigo, o Marcos mostra como proceder nesses casos.

8. Arata Academy

A Arata Academy é a empresa do empreendedor Seiiti Arata, grande amigo e parceiro de longa data.
O Seiiti é sem dúvida um dos empreendedores digitais que mais admiro, devido à sua preocupação com a qualidade dos seus materiais acima de tudo.
Os vídeos dele são sensacionais, altamente recomendados.
Artigo: Como Motivar sua Equipe de Trabalho
Comentários: Nesse artigo, Seiiti compartilha seus comentários sobre o livro do Daniel Pink: Motivação 3.0. Muito mais do que oferecer altos salários, é preciso pensar em formas alternativas de motivar uma equipe, compartilhadas com maestria nesse artigo.

9. Quero Ficar Rico

Quero Ficar Rico é um dos maiores sites sobre finanças e investimentos, bem mais popular do que o meu HC Investimentos. icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Rafael Seabra, fundador do site é uma pessoa com quem me comunico sempre que posso.
Toda conversa nossa começa com o intuito de durar 1 hora, mas sempre vamos além das 2 horas pela grande troca de informações de qualidade.
Artigo: Como Ganhar Dinheiro
Comentários: Muito se fala sobre como ganhar dinheiro na internet. Porém, sabemos que na realidade são poucas pessoas que vivem disso para pagar suas contas. Nesse artigo, Rafael compartilha uma estratégia sensata e 3 produtos digitais que talvez possa ajudar o seu site, caso utilize marketing de afiliados.

10. Midiatismo

Midiatismo é um site criado pelo Dennis Altermann e oferece conteúdo de sobra sobre marketing, comunicação digital e tecnologia.
Artigo: O Melhor Horário para Postar no Facebook P2
Comentários: Nesse artigo, Dennis mostra através de um infográfico qual é o horário que você deve concentrar seus esforços no facebook para atingir um maior número de leitores.

11. Empreendedor Digital

Fundado pelo Bruno Picinini, o Empreendedor Digital é parada obrigatória quando o assunto é empreendimentos digitais.
Mesmo o bruno estando na Tailândia, Malásia, Estados Unidos ou até mesmo no Brasil, estamos sempre trocando ideias valiosas.
Artigo: 8.5 Maneiras De Se Ganhar Dinheiro Na Internet (De Verdade)
Comentários: Mais do que um artigo, um guia sobre várias maneiras de se ganhar dinheiro na internet. Sem esquemas, sem desonestidade. Apenas estratégias que funcionam há tempos e uma delas pode funcionar para você.

12. Blog Luz

O Blog Luz, fruto da incubadora de empresas Gênesis da PUC-Rio, possui uma grande gama de artigos sobre empreendedorismo e startups.
Artigo: 10 Exemplos de Redesign Conceituais de sites famosos feitos por usuários comuns
Comentários: Esse artigo me chamou atenção pelos excelentes designs que “usuários comuns” criaram como alternativa para importantes sites como Google+, Wikipedia, Facebook e Twitter.

13. Jovem Empresário

Jovem Empresário é um ótimo site que traz um mix de Empreendedorismo, Marketing, Finanças e Investimentos.
Artigo: Alguns Motivos para Você Não Fazer Faculdade
Comentários: O artigo, um tanto polêmico, retrata uma dúvida cada vez mais comum com o avanço da internet e o modo com que obtemos e compartilhamos conhecimento. São apresentados 8 motivos pelos quais talvez não valha a pena você fazer uma faculdade.

14. Biz Revolution

Seguindo o bordão “QUEBRA TUDO”, Ricardo Jordão é um empresário digno de se acompanhar.
Se você conseguir claro, porque ele compartilha tantas ideias boas e inspiradoras que é até mesmo difícil acompanhar todo seu conteúdo.
Artigo: Celebrando as Cores do Marketing
Comentários: O artigo em forma de infográfico mostra como a evolução dos últimos 50 anos no que diz respeito as cores e como as empresas as utilizam em seus logos.

15. Gerenciando Blog

Um blog sobre blog, com diversas dicas para quem possui um site em wordpress ou blooger.
Artigo: Google e a Ditadura do Top10 – Parte 1
Comentários: Artigo baseado no termo cunhado pela Martha Gabriel “Ditadura do Top 10″, que mostra a necessidade de estar na primeira página do google e alguns meios de como chegar lá.

16. Marketing Digital

O nome já diz tudo. Esse site sobre Marketing Digital tem diversos artigos interessantes como o que separei abaixo.
Artigo: Você Acha que o Marketing nas Mídias Sociais Diminuiu a Importância do Email Marketing?
Comentários: No artigo, o infográfico comparando

17. Sandra Turchi

A Sandra é empresária, consultora, professora, palestrante e autora.
No seu site, ela compartilha artigos sobre empreendedorismo digital, mais especificamente no setor de e-commerce.
Artigo: Quer mudar de vida? Que tal empreender no mundo digital?
Comentários: Um artigo voltado para quem já está de saco cheio do “modelo tradicional” e sente o sangue empreendedor correndo em seu sangue.

18. Interney

Edney, mais conhecido como Interney, é das antigas. Envolveu-se com a internet ainda em 1995 e trabalha com informática desde 1990.
Depois de ser demitido do seu emprego por atualizar seu blog durante o horário de trabalho, ele superou todas as dificuldades e rapidamente conseguiu ganhar mais de 50% do que ganhava no emprego antigo somente com o crescimento do site, utilizando anúncios publicitários.
Artigo: O facebook não comeu seu post, foi você que não fez a lição de casa
Comentários: Nesse artigo, o Edney (Interney) compartilha porque apenas 1/3 do que você publica no facebook aparece para seus amigos, o mesmo sendo válido para páginas (fanpages) e o que fazer para contornar isso.

19. Mestre SEO

Conheci a Mestre SEO há uns 2 anos atrás quando escutava o Mestrecast (podcast) no caminho da faculdade.
A qualidade da informação me chamou atenção e desde então ainda acompanho (na medida do possível) os passos deles.
Artigo: Google Analytics para WordPress (Plugin)
Comentários: O mestre Frank Marcel, especialista em Google Analytics, compartilha suas dicas para configurar o melhor e mais popular plugin de Google Analytics para wordpress.

20. Escola WP

Escola WP (WordPress) é um site voltado exclusivamente para wordpress e compartilha artigos sobre templates, plugins e todos assuntos relacionados ao wordpress.
Artigo: Guia de Configuração do Plugin W3 Total Cache para WordPress
Comentários: Outro importante plugin para wordpress é o W3 Total Cache. No artigo da Escola WP, você pode encontrar o passo-a-passo para configurar esse plugin.

21. Rogério Job

O Rogério Job é um empreendedor digital que vive exclusivamente de seus rendimentos online e compartilha dicas de como alcançou esse estilo de vida tão desejado hoje em dia.
Artigo: 10 Erros que Matam a Produtividade no Trabalho em Casa
Comentários: Trabalhar em casa nem sempre é tão fácil quanto parece para quem “olha” de fora. No artigo, o Rogério compartilha 10 erros comuns que matam a produtividade ao trabalhar em casa.

22. Insistimento

Do fundador Marcos Rezende, o Insistimento quer dizer “insistir no talento para transformá-lo em empreendimento” e nasceu em um momento de crise pessoal e financeira que ele viveu onde a única saída foi encontrar força no seu próprio poder pessoal.
Artigo: Aprender inglês deve ser prioridade número um para quem quer empreender
Comentários: Sempre ressaltei que dominar o inglês é fundamental para o crescimento profissional. Esse artigo vai de encontro a esse pensamento e traz 3 vantagens em saber inglês.

23. Ponto Marketing

Ponto Marketing é um site que fala sobre marketing digital de maneira simples e direta, com artigos que valem a pena serem lidos.
Artigo: Marketing, pessoas e redes sociais: A história e vitória do Twitter
Comentários: Interessantíssimo artigo sobre a história (e vitória) do Twitter, mostrando um pouco de como ele foi lançado e rapidamente cresceu o seu número de usuários, sendo uma plataforma totalmente grátis.

24. Midias Sociais

Social Blend ou www.midiassociais.net é um site voltado a explorar o mundo das midias sociais, com foco em como as grandes marcas estão utilizando as redes sociais para atrair mais atenção, seja através de conteúdos de qualidade como vídeos virais.
Artigo: Visual.ly lança ferramenta para transformar seu google analytics em um infográfico
Comentários: O artigo mostra como montar um infográfico com os seus dados do Google Analytics. Você ainda pode receber um resumo semanal em seu email dos dados atualizados.

25. Midia Boom

Blog sobre comunicação e mídias sociais. Destaque para a área de infográficos.
Artigo: Afinal, o que são e-books?… Suas vantagens, livros mais vendidos, Kindle…
Comentários: Infográfico muito bom sobre o que são eBooks, suas vantagens e estatísticas desse setor.

26. Hotmart

O Hotmart é, na minha opinião, o melhor site para produtores e vendedores afiliados de infoprodutos.
Falo por experiência própria, já que o meu eBook sobre investimentos tem por trás todo o serviço do hotmart no gerenciamento dos pagamentos, distribuição e afiliados.
Além do ótimo serviço, eles ainda possuem um blog muito útil para quem deseja criar/vender um infoproduto.
Artigo: 5 passos para fazer sua primeira venda como afiliado de um produto digital
Comentários: Muitos iniciantes acreditam que vender um produto afiliado é apenas colocar esse link em todos os lugares possíveis. Isso é chato, ruim e pouco efetivo. No artigo, são compartilhados 5 passos para iniciar suas vendas comissionadas.

27. Blog Midia 8

De um projeto acadêmico para um site de sucesso sobre comunicação digital e redes sociais. Esse é o Blog Midia 8.
Artigo: A Globo acertou ou errou em relação ao Facebook? Acertou e errou
Comentários: Uma dupla visão sobre a estratégia da Globo em retirar todos os seus links do facebook.

28. Sucesso na Internet

Esse site conta com boas dicas sobre empreendimentos digitais, além de apenas falar sobre como ganhar dinheiro.
Artigo: Vantagens e Desvantagens de um Programa de Afiliados Internacional
Comentários: No artigo, ele expõe os dois lados sobre participar de um programa de afiliados internacional.

29. Caio Ferreira

O Caio Ferreira é super gente boa. É o tipo de cara que está sempre pronto para ajudar.
Por diversas vezes já me ajudou com dúvidas que tinha, prestativo do início ao fim.
O site dele é recheado de podcasts e até eu já participei de um! icon smile 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
Artigo: Como começar a promover um produto novo
Comentários: Nesse podcast, ao contrário dos outros em que o Caio entrevista um especialista em alguma área, ele compartilha as suas melhores dicas sobre como promover um produto novo.

30. Escola para Blogueiros

Escola para Blogueiros é um ótimo site do Jonathan Taioba.
Se você ainda não o conhece, sugiro fazer uma visita ao site e ler o conteúdo que ele escreve e produz.
Definitivamente é uma personalidade no ramo de empreendedorismo digital que vale a pena acompanhar.
Artigo: As 3 verdades para o sucesso – quanto antes você entender isso, melhor!
Comentários: Ao contrário do que muitos pensam sobre “ganhar dinheiro dormindo” o sucesso é proporcional a qualidade com que você busca resolver problemas e mostrar soluções práticas. O artigo do Jonathan é a reunião de 3 verdades que você precisa escutar se quiser alcançar o sucesso.

Conclusão

30 melhores artigos marketing digital 30 Sites e Artigos sobre Marketing Digital que Você deve Ler pra Ontem
É muito provável que grandes nomes do marketing digital e do empreendedorismo online tenham ficado de fora dessa lista.
Bel Pesce e Flávio Augusto, por exemplo, são mais nomes que admiro e busco me inspirar para melhorar o meu trabalho.
Se você conhece grandes mestres brasileiros que não foram citados aqui no artigo, por favor, compartilhe nos comentários.
Aprender com quem já “chegou lá” e continua a compartilhar seu conhecimento é fundamental para progredirmos em nosso trabalho.
Para não ficar de fora e receber todos os novos artigos desse site, coloque seu email no campo abaixo e seja o primeiro a saber de todas as novidades.

Empreendedorismo em ação


Dez competências exercitadas durante a organização de um grande evento.

Tom Coelho,

“Empreendedorismo não é uma ciência, nem uma arte.É uma prática.”(Peter Drucker)


Desde o ano 2000 participo do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), uma das diretorias do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O grupo tem por objetivo identificar, aglutinar e desenvolver lideranças institucionais e empresariais, bem como promover a capacitação profissional e pessoal, incentivando e difundindo ações empreendedoras nos diversos setores da economia brasileira.

A atuação do NJE dá-se mediante a realização de palestras, cursos, reuniões de networking, visitas técnicas empresariais, ações sociais, entre outros eventos, com destaque para um congresso anual realizado de forma itinerante em polos econômicos do Estado. Em 2013, este evento acontecerá em Santos, nos dias 5 e 6 de setembro.
Através do Congresso, buscamos o debate propositivo de temas relacionados a boas práticas de gestão, além de apresentar cases de sucesso. A programação deste ano conta com a presença de Paulo Skaf (presidente do CIESP/FIESP), Ozires Silva (fundador da Embraer), Fábio Barbosa (presidente executivo do Grupo Abril), além de renomados conferencistas. Serão 18 palestras, além de um espetáculo teatral corporativo e a participação do Coral Cênico do SESI. A agenda completa está disponível em www.nje.com.br.
O evento é aberto ao público e totalmente gratuito, pois é nosso propósito maior compartilhar o conhecimento. E embora beneficiados com a generosidade de todos os palestrantes, que participam em sistema pro bono, a realização envolve custos diversos. Por isso, organizar um evento deste porte é uma autêntica ação empreendedora, na qual as seguintes competências são exercitadas:
1. Planejamento. Começamos a organizar este congresso no dia seguinte ao término do realizado ano passado. Foi quando definimos a cidade-sede, iniciamos a busca pelo auditório, formulamos os primeiros convites aos palestrantes e principiamos a formatação de um projeto para captação de patrocínios com a finalidade de tornar a iniciativa autossustentável. Esta anterioridade foi o que nos permitiu conseguir espaço na agenda da maioria dos conferencistas.
2. Ousadia. Pela primeira vez em dez anos, o congresso será realizado em dois dias e com uma feira de exposição paralela. É dever de todo empreendedor tomar iniciativas e correr riscos calculados, porém com responsabilidade.
3. Negociação. Com recursos escassos, barganhar torna-se imperativo. Assim, conseguimos reduzir custos, propor permutas, buscar apoios diversos.
4. Resiliência. A famigerada expressão “o ‘não’ nós já temos” é constantemente lançada. No decorrer do processo, acostumamo-nos a ouvir negativas: de palestrantes, de fornecedores, de patrocinadores potenciais.  E não desistimos.
5. Administração do tempo. Mesmo trabalhando com um ano de antecedência, o tempo conspira contra nós continuamente, em especial quando consideramos que os integrantes do NJE/CIESP são todos voluntários. É um exercício constante conciliar as demandas pessoais, corporativas e também institucionais.
6. Pensamento estratégico. Todas as ações são engendradas pensando não apenas no evento em curso, mas nos próximos, em especial o que será realizado em 2014, no município de Santo André. Por isso, um conferencista sem agenda ou um patrocinador sem verba neste ano, são automaticamente nomeados prospects potenciais.
7. Networking. A força das redes de contato e dos relacionamentos mostra-se essencial para possibilitar a construção de uma programação tão valiosa. E as mídias sociais assumem seu protagonismo na divulgação do evento.
8. Trabalho em equipe. O êxito perseguido é fruto da dedicação de diversas pessoas. Assim, há os que se envolvem em comunicação visual, na elaboração de manuais e releases, nas tratativas com os conferencistas, nas negociações com os fornecedores, em aspectos jurídicos e contratuais. Cada qual em sua expertise.
9. Liderança. No momento, estou como diretor estadual deste grupo. Notem: estou, e não sou, pois toda liderança é transitória, ainda mais quando em uma entidade ou associação. Assim, o dever do líder é supervisionar, subsidiar, apoiar, empoderar e incentivar sua equipe. E seu maior desafio é preparar quem o substituirá.
10. Marketing. É o fator essencial que referendará o sucesso do evento. Sem uma comunicação adequada, atraente, envolvente e ampla, todo o esforço será em vão.
Por fim, é importante fazer dois registros. Primeiro, que a força da marca CIESP, cuja credibilidade foi construída no decorrer dos últimos 85 anos, abre portas, o que enseja enorme responsabilidade ao representar a entidade.
Segundo, o apoio de nossa diretoria, tanto na sede, quanto nos 42 escritórios regionais distribuídos em todo o Estado de São Paulo, a quem, em nome de todos os integrantes doo NJE, presto a maior gratidão.
Espero contar com sua presença no 10º Congresso Estadual de Empreendedorismo do NJE/CIESP!
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com

8 propagandas marcantes da Pepsi

 

A marca de refrigerante completa 60 anos de atividade no Brasil

AdNews, AdNews,
Uma das principais marcas mundiais de refrigerantes, ao lado de sua arquirrival Coca-Cola, a Pepsi completou 60 anos de atividade no mercado brasileiro. A empresa sempre investiu muito em comunicação. Seja em campanhas regionais ou globais, é marcante a incidência de grandes produções e celebridades badaladas em seus comerciais.
No Brasil, atualmente, o mote “poder ser?” é o gancho central de um posicionamento mercadológico de defesa, no qual a marca se posiciona como a melhor segunda opção do mercado. Como mensagem subliminar, inclusive, ela se coloca como uma opção que surpreende, e que pode ser melhor do que a primeira, basta experimentar.
Em nível global, seus comerciais são reconhecidos como épicos pelo crivo popular. No seu time de astros, grandes ícones pop da música como Madonna, Michael Jackson e Beyoncé já estrelaram comerciais do refrigerante. No campo dos esportes a marca também faz seus gols. No futebol principalmente, com propagandas que trazem craques de todo o mundo como Kaká, Beckham, Messi, Henry, Roberto Carlos, Ronaldinho, entre outros.
Confira alguns dos comerciais mais notáveis da marca:
O vídeo abaixo “Pepsi Generation”, conta com o astro da música pop Michael Jackson. A assinatura da “geração Pepsi” marcou a publicidade da empresa durante anos. Este comercial foi um dos momentos mais emblemáticos:

Outro ícone pop que fechou contrato e “defendeu” as cores e sabores da Pepsi foi Madonna. O comercial “Like a prayer”, mesmo nome do quarto álbum da artista, também foi celebrado pela crítica:

Atualmente quem ocupa o trono de celebridades da marca é Beyoncé. O comercial abaixo foi um dos primeiros gravados pela cantora (2003), que até hoje é garota-propaganda da Pepsi:

A propaganda abaixo também conta com Beyoncé, mas ela não está sozinha. A cantora está acompanhada por outras duas divas de peso: Britney Spears e Pink:

Outro recurso que a Pepsi parece dominar é a criação de comerciais brilhantes com a ajuda de grandes craques do futebol. Os dois próximos trazem uma seleção de dar inveja a qualquer “Barcelona” da vida. A lista tem Beckham, Ronaldinho, Roberto Carlos, Kaká, Messi, Lampard e Drogba:


Não poderia faltar na lista alguma campanha que retratasse o eterno embate entre Pepsi e Coca-Cola. O vídeo abaixo mostra um duelo em pleno ponto de venda. Expositores brigam pela melhor apresentação dos produtos, até que o rapper Snoop Dogg decide a parada em favor da Pepsi.

Agora finalmente uma campanha rodada no Brasil, mas que já ganhou alguns prêmios e fez bastante sucesso na internet. A famosa “Pode to be?”, além de trazer o íconico técnico de futebol Joel Santana, ainda foi importante para firmar o conceito “pode ser?” de uma maneira mais leve e divertida.

 

Nova campanha da LG faz pegadinha com entrevistados

                        
Fantástica campanha da LG faz pegadinha e simula realidade através de uma janela com sua nova TV de ultra definição – LG Ultra HD.
Esta não é a primeira campanha de live marketing da marca.
Se divirta e se inspire com essa ação que promove sua nova TV, que faz jus ao nome:


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como nasce uma boa ideia


O processo pode ser doloroso, sofrido, mas a tentativa não pode ser barrada pela rotina e a pressão

Adriano Morozini,
 
 
 
Muitas pessoas acham que não são criativas e que a criatividade é algo geneticamente adquirido. Um dom que o sujeito possui (ou não). Para muitos, aliás, falar em criatividade logo desperta associações com a imagem de artistas ou empreendedores famosos. Gente especial que habita o "olimpo criativo", um lugar celestial reservado para pessoas privilegiadas. Se você pensa assim, tenha cuidado! Essa postura é equivocada e pode estar debilitando ainda mais o seu poder criativo.
"Toda criança é um artista. O problema é manter-se artista uma vez que nos tornamos adultos". Com essas palavras Pablo Picasso nos lembra que, de alguma forma, nascemos criativos, mas vemos nossa capacidade minguar diante de anos de repressão e conflitos. Conflitos com o sistema educacional, com nossos pais e, sobretudo, com um ego cheio de medo e vergonha.
O positivo, no entanto, é saber que podemos readquirir parte de nossa criatividade perdida. Mas, para recuperar a criatividade perdida, não basta despertar a criança dentro de nós. Precisamos estar dispostos a encarar o verdadeiro trabalho de parto que o nascimento de uma boa ideia exige. Um trabalho que começa ao estabelecer conexões passando pelos processos de fecundação, gestação e nascimento. Um processo intenso, muitas vezes divertido, mas que também pode ser excruciante.
Estabelecendo conexões
A criatividade, assim como o relacionamento entre pessoas, precisa de interações para poder brotar. Em outras palavras, precisamos nos expor e buscar sinergias, já que é nas sinergias que encontraremos matéria-prima para boas ideias. David Birne, líder do grupo Talking Heads, dá um bom exemplo disso. Segundo ele, muitas conexões criativas surgem dos seus passeios de bicicleta pela cidade de Nova Iorque. Para Birne, as cores, sons, cheiros e o contato com as pessoas constituem um verdadeiro ponto de partida para muitos projetos. Outro exemplo, também vindo de Nova Iorque, ocorreu com Milton Glaser, famoso designer gráfico. Ele criou o logotipo mais copiado do mundo, o símbolo "Eu amo Nova Iorque", dentro de um taxi, enquanto olhava pela janela.
Ou seja, assim com um quebra-cabeças, nossa interação com o mundo pode disponibilizar as partes, que, juntas, ajudarão a obter algo coerente. Por isso é recomendável andar "antenados" e adquirir uma postura ativa diante da avalanche de informações que passa cotidianamente à sua frente.
O processo de fecundação
Para gerar uma solução inovadora, é preciso, antes de tudo, deixar que o desafio em questão (ou problema determinado) tenha acesso à nossa psiquê. E, ao permitirmos acesso a um lugar tão fecundo, estaremos promovendo um processo de gestação. Processo esse que é nutrido pela reação do problema ou desafio com nossas experiências, sonhos e fantasias.
Fantasias como as de Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones, que criou a música "I can't get no (satisfaction)" enquanto dormia. Chapado como sempre, Keith conta que acordou pela manhã no quarto de seu hotel e reparou que a fita do gravador portátil estava no final. Curioso, rebobinou a fita e ao apertar o botão play escuto como ele mesmo pegava a guitarra e tocava os primeiros acordes do que viria a ser a famosa música. E depois dos acordes… 40 minutos do seu próprio ronco.
Gestação
A gestação de uma boa ideia exige a participação de ambos os lados de nosso cérebro. Isso significa a observação e análise sistemática do lado esquerdo combinado com a sensibilidade inspiradora do lado direito. Sendo importante lembrar que esse processo, muitas vezes, é também alimentado por conceitos transversais e diferentes do assunto no qual estamos trabalhando. Como na criação do slogan “Just do it” para a marca de artigos esportivos Nike, por exemplo. Neste caso, o marketeiro Dan Wieden utilizou as últimas palavras de Garry Gilmore, um assassino condenado à pena de morte momentos antes de ser executado por fuzilamento em 1976.
O nascimento de uma boa ideia
Assim como numa gravidez, o nascimento de uma ideia pode ser doloroso. Isso ocorre, especialmente, quando a necessidade de criar reage de forma negativa com nossa psiquê ou colide com outros problemas ali existentes. A pressão por resultados, por exemplo, pode dificultar o parto de ideias ou até diminuir o desejo de seguir trabalhando, como no caso de Bob Dylan em um dado momento de sua carreira.
Exausto, depois de uma turnê pela Inglaterra, Dylan prometeu ao seu empresário que deixaria o mundo da música. Disse que já não suportava as expectativas de todos sobre sua criatividade. Desolado, mudou-se para uma casa no interior do Estado de Nova Iorque deixando para traz seu passado e seu violão. O tempo se passou e a solidão, ao invés de calar sua criatividade, trouxe à tona o texto do que viria a ser uma de suas canções mais emblemáticas. "Like a Rolling Stone" nasce expondo a dor e a angústia de ter que criar. Tim Maia também reforça esse argumento com uma de suas frases célebres: "para fazer boa música é preciso a dor de trair e de ser traído".
Mas o nascimento de uma boa ideia nem sempre é doloroso. Muitas ideias nascem como bebês em táxi, ou seja, de forma inusitada. Afinal, quem já não teve uma boa ideia no chuveiro ou na cama? Arquimedes, o matemático grego, teve uma de suas melhores ideias dentro de uma banheira. E de tão animado, saiu pelas ruas, nu, gritando "Eureka, Eureka!" Tudo isso sem falar nas ideias que surgiram por acidente como a descoberta da penicilina, do plástico, do Viagra, microondas e as batatas chips.
Seja como for, o nascimento de uma ideia é um momento especial. Rápido ou lento, doloroso ou nao, é importante perceber os diferentes estágios e curtir cada momento sem deixar que a boa ideia escape.
A criatividade constitui uma faceta importantíssima de nosso perfil e, desde um ponto de vista corporativo, demonstra ser a chave para mudar as regras do jogo quando o assunto é a sobrevivência no mundo dos negócios. Empresas como a Samsung, Hyundai, Apple ou a produtora Pixar deram um bom exemplo ao desbancar concorrentes aparentemente inabaláveis. Mas o que ocorre na perspetiva corporativa tem sua gênese no indivíduo. No indivíduo que pensa, que sonha e que, sobretudo, faz nascer boas ideias.

Retromarketing: o desafio de relançar produtos nostálgicos



 Adicionalmente ao aumento no faturamento, reavivar marcas antigas pode ajudar a criar uma importante barreira de entrada, considerando o cenário atual de competição, globalização e comoditização de tecnologias
Marcos Morita,



“Nossa cultura é composta de reprises, renascimentos, reedições, relançamentos, recriações, adaptações, aniversários, recordações e coleções de discos de nostalgia”. A frase, escrita pelo comediante norte americano George Carlin em seu best-seller Brain Droppings, explica em grande parte a recente febre pelo relançamento de marcas e produtos antigos. Empresas dos mais diversos ramos têm aderido à nova onda saudosista: brinquedos, eletrodomésticos, refrigerantes, biscoitos, chocolates, eletroeletrônicos e cosméticos. Genius, Aquaplay, Meu Primeiro Gradiente, Itubaína, Mirabel e Lollo são apenas alguns exemplos gostosos das brincadeiras e guloseimas do passado.
Diversos acadêmicos tem discutido o tema nos últimos anos, criando um interessante arcabouço teórico sobre o fenômeno. Em comum o sentimento de nostalgia, uma época em que o mundo parecia mais seguro, compreensível e menos comercial, onde os produtos eram mais artesanais e duradouros. Basta lembrar-se da geladeira e do fogão da casa da vovó. Por curiosidade fui buscar a definição de nostalgia, já que há tempos não a utilizava: termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais.
Esta breve descrição ilustra o conceito de nostalgia social proposta por Fred Davis em seu livro, Yearning for Yesterday: a Sociology of Nostalgia ou Ansiando por Ontem: a Sociologia da Nostalgia, em livre tradução. Conforme o autor, as marcas antigas vinculam consumidores ao seu próprio passado, assim como estimulam a dividi-la com outras pessoas que tenham as mesmas lembranças, criando comunidades nas quais imperam o sentimento de cuidar e compartilhar. Os clubes de colecionadores de automóveis antigos e os proprietários de motocicletas Harley Davidson em seus animados encontros, também chamados como H.O.G: Harley Owner’s Group, são alguns exemplos.
Com o advento da internet este trabalho ficou mais transparente aos gerentes de marketing, os quais podem acompanhar discussões e lançar produtos com base nas comunidades. O chocolate Lollo, ícone dos anos 80, foi relançado há alguns anos com a mesma receita e identidade visual, após insistentes pedidos e comentários sobre a marca nas redes sociais. Hoje eu e minha filha de nove anos disputamos os chocolates da Vaquinha assim que a caixa de bombons é aberta. A Nestlé não divulga números, mas o faturamento do projeto foi quatro vezes superior à expectativa original, demonstrando o retorno financeiro de tais revivals.
Tarefa um pouco mais complexa têm as empresas que precisam atualizar tecnologicamente seus produtos, combinando formas antigas com funcionalidades atuais. Um exemplo foi o modelo PT Cruiser da Chrysler, cujo design recriava os modelos da década de 40, porém com tecnologia embarcada moderna. Aqui em terras tupiniquins a Brastemp incluiu em seu portfólio frigobares, geladeiras e fogões que parecem ter saído de um álbum de fotografias dos anos 50. Apesar dos preços salgados, a linha é um dos grandes sucessos recentes da marca. Imagine o prazer em convidar seus amigos para jantar e tirar uma cerveja de sua geladeira retrô amarela.
Adicionalmente ao aumento no faturamento, reavivar marcas antigas pode ajudar a criar uma importante barreira de entrada, considerando o cenário atual de alta competição, globalização e comoditização de tecnologias, no qual as empresas precisam de lançamentos cada vez mais frequentes, reduzindo o ciclo de vida e muitas vezes canibalizando seus próprios produtos, antes que a concorrência e os imitadores de plantão o façam, derrubando os preços e corroendo as margens de lucratividade.
Desta maneira, é esperado um aumento do retromarketing, denominação pela qual este processo é também conhecido. Sabores, gostos, paladares, cheiros, aromas, fragrâncias, odores, brincadeiras, simulações e experiências positivas de um passado que já não volta mais poderão novamente fazer parte de nossa rotina, seja curtindo sozinho, compartilhando com amigos ou apenas mostrando aos mais jovens como era gostoso viver no passado.