quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas

Escrito por
Gustavo Paulillo

Está precisando de uma dose de motivação para seguir em frente? Fizemos uma lista de 10 filmes que vão ajudar

Um bom vendedor sempre pensa em como melhorar e aumentar a sua motivação, porque sabe que são os responsáveis por ela.
Nem sempre as coisas vão estar bem. Muitas vezes precisamos retirar forças para conseguir nos manter na linha e continuar buscando nossos objetivos.
Uma ótima maneira de se manter motivado é assistindo filmes que podem nos dar o exemplo para continuar seguindo em frente em meio a adversidades e superando obstáculos.
Nós fizemos uma lista com os filmes mais inspiradores. Seria muito bom que você assistisse todos os filmes para ter uma dose extra de motivação.
Dê o play e aumente a sua dose de motivação do dia.
10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas
10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas

#1. À Procura da felicidade

Este filme dá a cada pessoa de negócios a capacidade de ver a luz no fim do túnel. Com Will Smith e seu filho Jaden Smith.
Baseado em fatos reais e na vida de Chris Gardner, que lutou com a falta de abrigo, enquanto estava tentando vencer na vida, e acabou se tornando um milionário.
Mantenha a cabeça erguida e a fé.

#2. O Homem que Mudou o Jogo

Este filme, também baseado em fatos reais e estrelado por Brad Pitt, conta a história de um treinador de beisebol. Ele mostra o longo caminho de luta que, um dia ou outro, cada empreendedor tem que passar.
Tenha em mente que nada vem fácil, e nunca desista.
Hoje, o modelo desenvolvido pelo time de beisebol é unanimidade no jogo, o que mostra porque o nome nacional do filme é o homem que mudou o jogo. Depois das técnicas implementadas, o beisebol nunca foi o mesmo.

#3. A Rede Social

A existência da rede social Facebook não foi um caminho fácil.
Esse filme mostra que as coisas podem ficar difíceis, a lealdade é fundamental, e portanto, um dos aspectos mais importantes de um parceiro de negócios, empregado e co-fundador.
O mundo lá fora não é justo. Você precisa estar pronto para lidar com todo o tipo de pessoas para fazer o seu trabalho ser excepcional.

#4. Piratas da Informática

Uma visão muito agradável na competitividade no Vale do Silício e da história de Steve Jobs e Bill Gates.
O filme conta a ascensão das 2 maiores empresas de tecnologia do mundo, e como Steve Jobs e Bill Gates se enfrentaram em uma guerra de bastidores para que fossem um empreendedor melhor do que o outro.
O filme mostra um pouco sobre as ações e estratégias que ajudaram Apple e Microsoft a serem as grandes empresas e corporações milionárias que são hoje por conta das atitudes de seus fundadores.
Você está disposto a fazer o trabalho sujo?

#5. Jobs

Todo mundo conhece a história por trás da Apple.
Este filme mostra a vida difícil e emocionante de Steve Jobs, um dos empreendedores mais influentes que já existiu na história, até hoje.
Desde a sua conversa para convencer Steve Wozniak, passando pelos protótipos do Apple I e II, até chegar no Macintosh, o computador pessoal que revolucionou o mercado da tecnologia, o filme mostra que, a paixão e o propósito pelo que fazemos é o maior indicador de sucesso de um empreendedor.

#6. Margin Call – O Dia Antes do Fim

Um grande banco de investimento precisa escolher entre ir à falência ou iniciar uma crise com a venda de pacotes de investimento de alto risco.
Isso tudo precisa ser decidido em uma noite. Faz você pensar sobre a ética do processo de vendas e se você faria qualquer coisa para vender.

#7. O Primeiro Milhão

Nas palavras de Jim Young:
“Não existe tal coisa como uma chamada e nenhuma venda. A venda é feita em todas as ligações que você faz. Ou você vende para o cliente o seu produto, ou ele vende a você uma razão por que não pode comprar de você”.
O filme mostra a vida além da chamada fria, ajuda a pensar em vender e em chegar ao topo.

#8. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Gordon Gekko mostra que a ganância, por falta de uma palavra melhor, é boa. Fazer as coisas nos primeiros dias de Wall Street não é fácil. É uma selva lá fora.
Então, você vai fazer o que é preciso? Se sua reposta for sim, em seguida, saia da cadeira e comece a fazer as coisas.

#9. O sucesso a qualquer preço

Esse é um grande filme sobre vendas, e sobre a rotina sob pressão que os vendedores vivem, diariamente, sobre suas vendas e sobre fazer o seu negócio crescer.
Aqui temos algumas citações no mínimo inusitadas, como “o café é apenas para quem fecha vendas”, e “ABC – always be closing (esteja sempre fechando)”.
O filme mostra a vida de corretores imobiliários (uns mais bem sucedidos do que outros) no início dos anos 90.
Esse filme certamente vai tornar você mais motivado para fazer as coisas acontecerem na sua rotina de vendas.

#10. O Lobo de Wall Street

Baseado na história real do corretor Jordan Belford, em Nova Iorque, do sonho americano à ganância corporativa. Belford vai da miséria para uma vida de corrupção no final dos anos 80.
O que podemos aprender com ele, com exceção da parte da corrupção é que não importa quem você é, ou de onde você é, você pode ter sucesso se você trabalhar para alcança-lo.

Transforme a sua motivação em ação

Agora que você já está pronto e com a sua bateria recarregada, que tal partir para a ação?
Comece a fazer primeiro as atividades de vendas que você tenha mais dificuldade, não esqueça de que, muitas vezes, elas são as que dão os maiores resultados, e não perca o ritmo.
É importante que você esteja preparado para enfrentar os desafios, sem perder a energia e sem pensar em desistir.
Procure pessoas inspiradoras e motivadoras para estarem ao seu lado. Isso vai ajudar a manter a motivação em alta. Se você é um líder ou gestor, vai ainda gostar de saber qual o papel da liderança na motivação da força de vendas.
Certamente os resultados começarem a aparecer, todos saíram ganhando.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MARKETING DE ATRAÇÃO – COMO FAZER COM QUE OS CLIENTES ACHEM VOCÊ?

Aprenda na prática como ganhar dinheiro de verdade na internet!Aumente o número de clientes em simples passos! Veja mais!

Aprenda como o Marketing de Atração ajudará a dobrar o faturamento do seu negócio digital.

Como atrair clientes para seu negócio.
O que fazer para atrair clientes para seu negócio?

Você sabia que cerca de 42% de falência de empresas são causadas por falta de planejamento e 15,41% da mortalidade dessas empresas acontece logo no primeiro ano de funcionamento.
Dados desanimadores não é mesmo? Mas nem tudo está perdido…
Ter novos clientes todos os dias e aumentar o faturamento do seu negócio é algo que todo empreendedor deseja, mas infelizmente apenas uma pequena parte sabe como e o que fazer.
É muito comum iniciar qualquer empreendimento online sem antes ter um planejamento. Acredite, é mais normal do que você imagina!
Existe uma frase que acho muito pertinente, que diz assim:
[Tweet “”O brasileiro nunca tem tempo para planejar, mas sempre precisa arrumar tempo e dinheiro para fazer de novo.””]
Eu já passei por isso…
Cerca de 2 anos atrás resolvi tentar obter uma renda extra. Conversei com alguns amigos no trabalho e me falaram pra vender produtos importados como celulares, roupas e perfumes.
Decidi que iria vender celulares ching-ling(aqueles da China que você comprou).  Eu era totalmente inexperiente no assunto. Não tinha nenhum planejamento, não sabia como vender, para quem e como vender..
Por sorte vez ou outra eu conseguia fechar uma venda com algum amigo ou algum parente.
Dava certo? Mais ou menos. Tomei bastante calote.
O fato é que eu não tinha uma estratégia por trás do negócio. Não sabia planejar, não sabia nada sobre estoque e muito menos sabia controlar minhas finanças. Estava totalmente perdido.
Com o passar dos dias eu comecei a estudar e pesquisar na internet s0bre marketing e vendas. Aprendi que investir em marketing  é pensar no meu planejamento e na minha saúde financeira. Tenha isto em mente!
Como eu não quero que você passe as mesmas dores de cabeça que tive no passado, espero que este artigo lhe ajude a clarear as coisas e seja como um norte para sua vida.
Neste artigo bastante informal e de fácil compreensão, vou mostrar qual ferramenta poderosa de marketing vem sido utilizado por grandes empresas para conquistar novos clientes.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre:
  1. O que é Marketing de atração ou Inbound Marketing?
  2. Como aplicar o marketing de atração nos seus negócios.
  3. Como aplicar o marketing de atração no seu e-commerce.
  4. Por que investir em Marketing de atração? (parte 2)
  5. Como utilizar esta estratégia nas mídias sociais? (parte 2)
O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO?

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Nos últimos anos, o mundo digital tem crescido de forma assustadora. Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, cerca de 100 milhões de pessoas com acesso à internet dedicam mais tempo ao digital do que a qualquer outro meio de comunicação, como a TV por exemplo.
Imagine a situação: sexta-feira à noite, final da novela das 9 na TV Globo. O Brasil literalmente para e assisti o tão esperado último capítulo.
Entre um intervalo e outro as empresas apresentam informações sobre um produto, alguma marca ou empresa. visando influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.
Trata-se de uma propaganda comercial ou publicidade.
Uma pesquisa publicada pelo portal Mashable84% dos consumidores entre 25 e 34 anos já deixaram de utilizar uma marca por estas lhe oferecem propaganda invasiva e/ou irregular. (Tweet esta frase)
Outros 44% dos e-mails marketing nunca são abertos; 91% dos consumidores já sedescadastraram do recebimento de newsletters e mais de 200 milhões de consumidores americanos já se cadastraram para não receber telefonemas de empresas(fonte: http://ecommercenews.com.br). (Tweet esta frase)
Este modelo tradicional de marketing, chama-se Outbound marketing e vem sido cada vez menos utilizados pelas empresas justamente por apresentar ao seu consumidor propagandas intrusivas e muito das vezes chata.
Onde eu quero chegar com isso?
Nos dias atuais, o comportamento e atitudes dos consumidores mudaram, ou seja, o usuário quer muito mais interação, muito mais do que uma comunicação unilateral onde as empresas relatam somente aquilo que desejam para o usuário.
Precisamos entender alguns pontos sobre os seu clientes. Anote isso:
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  1. Os consumidores já não são indivíduos isolados;
  2. As suas decisões não são mais inconscientes, buscam informações, pesquisam, comparam, avaliam, etc.
  3. Não são mais passivos; através das Mídias Sociais dão seu Feedback.
  4. Querem referência. Cerca de 90% pessoas são influenciadas por opinião de um amigo e opiniões postadas na Web.
  5. Querem detalhes e informação de qualidade.
Sabendo disso, as empresas passaram a adotar uma nova forma de marketing, uma nova estratégia. Agora aquele velho marketing onde somente as empresas ditavam aquilo que queriam, está perdendo as forças e dando lugar ao marketing de atração.
Mas afinal, o que é marketing de atração?
Criado desde 2006 e vigorando no Brasil a partir de 2008, o marketing de atração(Inboud Marketing ou Marketing de conteúdo) vem sido utilizado por grande parte dos profissionais de marketing digital como estratégia para atrair o consumidor.
Como o próprio nome diz, o marketing de atração é fundamentado em atrair o cliente até você. É uma teoria contrária ao marketing tradicional.
COMO APLICAR O MARKETING DE ATRAÇÃO?


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O jeito mais comum de se aplicar esta estratégia é através das mídias sociais, ou seja, a internet é o local certo para esta prática. O marketing de atração tem como metodologia ensinar ao seu potencial cliente com intuito de educá-lo antes do mesmo realizar uma compra.
As formas de utilização são:
  1. Blogs
  2. Podcasts
  3. Vídeos
  4. Ebooks
  5. SEO e entre outras.
Na minha opinião, utilizar o blog é a forma mais barata e a melhor opção para iniciar no marketing de atração.
Existe uma frase que rola no marketing digital que diz: “Não importa o quanto corremos atrás das borboletas (clientes), elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos. Então, cultive flores no seu jardim (blog), de todas as cores”.
É a mais pura verdade…
Dentre as diversas ferramentas que um blog lhe concede, entre elas estão a criação de artigos para seu visitante. É através de artigos como este que você irá conseguir atrair o cliente até você. Você ensina até ele comprar.
Mas não basta apenas ter um blog…
Você precisa ser  de alguma forma ser um mentor ao seu visitante. Os seus leitores, o seu cliente ou o seu público alvo, têm que ver você ou sua empresa como líder naquilo que faz.
Você precisa ter os conhecimento e ferramentas necessárias para ensina-los, ter o know-how, de forma que você seja uma solução daquilo que elas procuram.
FIQUE ATUALIZADO!
Receba GRÁTIS dicas exclusivas para meus assinantes. Insira seu email no campo abaixo!
A partir do momento que você tem isso…
Você passa a ser uma pessoa atrativa e de autoridade no seu nicho de atuação. Para onde você for ou o que você indicar elas iram contigo(Atração,amizade/contato e venda).
MARKETING DE ATRAÇÃO NO E-COMMERCE

e-commerce
Um bom e-commerce é aquele que sabe que nem todo visitante da sua loja, é necessariamente um cliente. Nem todos que entram em sua loja virtual realmente querem comprar algo.
Muitos deles são apenas curiosos,  estão ali para comparar seu site com os demais, ver preços, prazos, etc…
O que fazer então para atrair o visitante e levá-lo até o botão de compra?
Como já sabemos, o marketing de atração tem a função de educar seu visitante durante a estadia dele no site, até que o mesmo realize uma compra.
O ponto chave para fazer isso é visar o desenvolvimento do seu cliente a partir de conteúdo e informações criadas especificamente para um determinado público.
Quanto mais informação, mais confiança o cliente terá em seu e-commerce.
COMO CRIAR CONTEÚDO DE VALOR PARA O CLIENTE?
728x90Estas dicas servem para quem possui um e-commerce ou não. Antes de começar a criar conteúdo, você precisa saber qual o seu público alvo, a quem seus artigos serão direcionados. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é através da criação de buyer personas.
Buyer Persona são apenas representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona é, como o nome sugere, um personagem criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
-> Se você deseja saber mais sobre Buyer Personaclique aqui para aprender.
Uma vez que você já tenha definido o seu público, está na hora seguir em frente. Vamos a criação do conteúdo!
O profissional responsável por esta parte poderá ser alguém formado emjornalismomarketingcomunicação ou como na maioria dos casos, você mesmo. Sim você aí meu amigo!
Como já vimos aqui neste artigo, a melhor forma para criar conteúdo é através do blog.
–> Se você não sabe como criar um blog,  clique aqui para aprender.
O Processo na hora da criação de conteúdo(artigos) está dividido teoricamente em 3 etapas:
  1. Descoberta e interesse. O conteúdo criado deve ser atrativo para solucionar algum problema do cliente.
  2. Consideração e intenção.  Nesta etapa o cliente já visitou seu blog, tem a ciência do seu problema e deseja solucioná-lo.
  3. Avaliação e compra. Neste ponto o cliente faz uma avaliação do seu produto, compara e compra.
Esse processo desde a descoberta do cliente sobre sua loja ou seu negócio, até o ponto final da compra, é o que chamamos de Funil de vendas.
funil
Vamos a um exemplo prático disso.
O e-commerce Bico da Bota, que trabalha com diversas marcas de tênis, publica em seu blog o seguinte artigo:
  1. Título do artigo: Você pratica atividade física? Saiba qual o tênis ideal para o seu perfil. (Processo 1 do nosso funil de vendas)
  2. Desenvolvimento do artigo: As melhores marcas que você precisa comprar hoje antes de iniciar sua atividade física. (Processo 2 do nosso funil de vendas)
  3. Final do artigo: Separamos pra você os 5 tênis utilizados por profissionais no ramo. (Processo 3 do nosso funil de vendas)
Se existe alguma coisa que todos nós queremos, é estar no primeiro lugar dos mecanismos de busca. Um dos maiores e um dos mais conhecidos mundialmente é o gigante Google.
É aí que entra o Blog…
O Google hoje conta com alguns algoritmos que rodam em toda web, avaliam a qualidade e relevância de cada site os adiciona numa espécie de ranking. O predominante nos dias atuais que faz com que seu blog esteja nas primeiras páginas do Google, é justamente o que aprendemos hoje, criar conteúdo e ter relevância.
RESUMO DO ARTIGO
1 – O Marketing de atração tem como metodologia educar o seu visitante até que o mesmo realize uma compra.
2 – O marketing tradicional tem sido cada vez menos utilizado pelas empresas por apresentar excesso de publicidade intrusa aos seus clientes.
3 – A melhor forma de criar conteúdo de valor para seu cliente é através de um blog. Além de ser um investimento barato, o blog lhe dá diversas ferramentas para atrair novos visitantes e clientes.
4 – Para quem possui um e-commerce, utilize o marketing de atração como estratégia de negócio. Não esqueça de praticar o funil de vendas para transformas seus visitantes e clientes.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook e aguarde que em breve teremos a parte 2.

Fonte: http://vendefacil.blog.br/marketing-de-atracao-o-guia-completo/

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Marketing do turismo ainda engatinha no Brasil mesmo depois da Copa


País não explora a diversidade de seu território e maioria dos viajantes, tanto estrangeiros quanto nacionais, concentra-se nas regiões Sudeste e Nordeste

Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 11/02/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br



Diversas cidades e alguns países do mundo já investem em Place Branding, utilizando os fundamentos do Marketing para a construção de uma imagem que atraia o interesse de turistas. O Brasil, no entanto, ainda não consegue colocar a seu favor a diversidade de seu vasto território mesmo depois de um evento do porte da Copa do Mundo de Futebol. Globalmente, os estrangeiros associam o país a praias, a curtição e, até mesmo, a um destino para turismo sexual. As regiões Sudeste e Nordeste concentram a maioria dos viajantes, tanto nacionais quanto de fora do país, o que demonstra a oportunidade latente para explorar outras localidades.
Apesar de o Brasil ter implantado um plano nacional de turismo, os resultados ainda não alcançaram as expectativas, já que a repetição dos roteiros tradicionais continua. Os reflexos ficam evidentes em períodos de festa e em feriados, como o carnaval. Durante a folia, o Rio de Janeiro é a cidade mais procurada, sendo o destino de 33% dos bilhetes aéreos comprados no período, de acordo com pesquisa da agência online ViajaNet. Em seguida, aparecem São Paulo (28%), Salvador (16%), Recife (12%) e Fortaleza (11%).
Não é só a imagem do país que precisa melhorar, mas também o atendimento oferecido aos visitantes. “O brasileiro é um povo muito caloroso. Temos essa fama de sermos muito receptivos, mas precisamos buscar a profissionalização desse carisma e focar mais em experiência. Falta investir na formação de profissionais para clientes exigentes, falando o maior número de línguas, e sofisticar o atendimento. Temos o perfil para crescer nisso”, afirma Rosana de Moraes, Professora da ESPM-Rio e especialista em luxo, Marketing de varejo e serviços, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Ação para movimentar economia
O Marketing de lugares tem a capacidade de enriquecer uma região. Desde que algumas cidades dos Estados Unidos passaram a permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, multiplicaram-se as oportunidades junto ao público LGBT. A preocupação em atrair novos nichos que têm como hábito gastar em viagens e lazer veio na esteira da recessão. Outras nações como a Argentina, Uruguai e Holanda vêm ganhando destaque entre os homossexuais, o que ajudou a impulsionar o mercado de turismo desses países.
No Brasil, apesar dos eventos voltados para a comunidade gay, ainda são poucos os estabelecimentos e as agências que adotaram serviços especializados nesse público. Da mesma forma, é baixo o investimento destinado a pessoas com alto poder aquisitivo. “O país ainda está engatinhando na questão do luxo e temos muito a crescer. Os investidores estrangeiros já têm essa percepção e começam a fazer projetos para cá, quando nós deveríamos iniciar. Temos culturas muito heterogêneas que podem ser um ponto chave para um ótimo atendimento”, conta Rosana de Moraes.
Diferente do que muitos imaginam, o luxo nem sempre vem associado à ostentação. A experiência é o mote para a exclusividade, fator que no Brasil é pouco explorado.  “Temos alguns hotéis que se destacam entre os melhores do mundo, um deles é um hotel de selva próximo a Manaus. A Floresta Amazônica é um destino de luxo, bem como regiões de falésias, como Trancoso. Precisamos criar ações como fez a Namíbia, que hoje é um polo de turismo de experiência. Há muito a se desbravar nessa área, temos situações peculiares que não são valorizadas”, afirma Rosana.
Profissionalização
A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, levou o setor turístico a começar a se preparar para o alto número de visitantes que chegariam ao país. Foram implantados sistemas de capacitação para a área hoteleira, além de outros serviços para empresas e profissionais. Garçons, taxistas e recepcionistas foram alguns dos que receberam incentivos para aprender uma segunda língua e a lidar com estrangeiros. A comunicação, no entanto, não é o único entrave no atendimento a outras culturas.
As companhias também se movimentaram para que a recepção a diferentes culturas fosse satisfatória. “Na Copa do Mundo, recebemos diversas delegações e cada uma tinha seus rituais diários. Nossa equipe foi treinada para lidar com orientais e muçulmanos. Nosso café da manhã passou a ser servido mais cedo para que eles pudessem manter suas tradições”, conta Tomas Ramos, Diretor Comercial e Marketing dos Hotéis Othon, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Observar a origem e os hábitos de quem irá se hospedar é mais do que um agrado, já que uma ação bem feita gera fidelização. “O boca a boca de quem conheceu um lugar é algo fantástico. As pessoas replicam sua experiência e é nisso que queremos focar. Quando elaboramos um menu próximo da culinária do hóspede, ele reconhece. Mostramos que esse turista é bem-vindo em nossa cidade, a começar por onde ele supre sua necessidade básica de sono, higiene e alimentação”, conta Tomas Ramos.
Chineses em alta
Apesar da desaceleração econômica da China, o país hoje é o que mais envia turistas para outras regiões do mundo. Os chineses gastaram US$ 164,8 bilhões em 2014, em suas viagens ao exterior - uma quantia recorde, com 28% a mais do que em 2013, segundo o Escritório de Administração Estatal de Divisas Estrangeiras. Esse movimento é retrato do aumento da renda disponível naquele país que subiu 10,1% no ano passado, superando o crescimento nominal da economia de 8,2%.
Os Estados Unidos são um dos grandes pontos de atração dos turistas chineses, tendo recebido um total de 1,8 milhão de viajantes em 2014. O perfil de destino de compras e diversão é um dos fatores que definem a escolha deles. “Os chineses são muito tranquilos e buscam lugares onde eles possam vivenciar uma experiência diferente da que encontram em sua terra natal. Assim como os Estados Unidos, a Europa vem recebendo esse público. O Brasil tem muito potencial para recebê-los, principalmente se souber inovar em outros mercados, como o de luxo”, aponta a especialista de Varejo e Serviços, Rosana de Moraes.
De olho nessa fatia de hóspedes, o Ministério do Turismo divulgou o resultado final de um processo de credenciamento de agências aptas a receber grupos de turistas chineses. Esta foi uma exigência da Administração Nacional de Turismo da China, que impõe algumas regras para outros países. Foram selecionadas 23 empresas brasileiras, que obedeceram aos critérios para a seleção, dispostos em memorando de entendimento denominado Status de Destino Aprovado.
Novos perfis de turistas
Mesmo aqueles que não têm como foco o mercado internacional, buscam estabelecer uma comunicação com seus públicos-alvo. Apenas 2% dos hóspedes do Rio Quente Resorts são estrangeiros, proporção que é resultado da estratégia de Marketing da empresa, que mira atualmente no público do Nordeste. “Ainda não esgotamos nossas capacidades com o cliente nacional e vemos muitas oportunidades nos estados que mais vem crescendo. Queremos atuar fortemente com esses turistas, fazendo-os se sentir em casa. Sabemos que, culturalmente, eles gostam de destinos onde possam se sentir acolhidos”, conta Fernanda Brunetta, Gerente de Experiência e Marketing do Rio Quente Resorts, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Por ter um target voltado a famílias com filhos, o grupo possui atrações para todas as idades e grupos. Com isso, os meses de alta temporada são concentrados nos períodos de férias escolares – janeiro e julho – e, no restante do ano, a empresa atende a diversos públicos com eventos corporativos, produtos para formandos e parque aquático. Como a região em que o empreendimento se localiza fica no Centro-Oeste, a companhia busca reforçar o apoio ao turismo local, que é pouco lembrado entre os destinos mais procurados.
Com sólida base de hóspedes no Sul e Sudeste, a rede busca levar o nome Rio Quente a quem ainda não possui o hábito de frequentar resorts. “Somos um destino mais conhecido que o próprio município, também chamado de Rio Quente. O trabalho de Marketing nos consolidou como um sinônimo de polo de lazer e descanso, e buscamos abocanhar um público que é pouco cativado pelas agências. Somos genuinamente brasileiros e utilizamos isso a nosso favor”, conta Fernanda Brunetta. 
Leia também: Panorama do mercado de turismo. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
Hotelaria | Turismo | Marketing de Turismo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Você é um colaborador vaca leiteira, estrela ou abacaxi?


Seu potencial e desempenho definem em qual quadrante da Matriz BCG você se encaixa


Dolores Affonso
iStockphoto
Quadrante da matriz BCG
Você já ouviu falar em Matriz BCG? Acredito que sim! Mas se você não sabe o que é, vamos lá! A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group, em 1970. Tem como principal objetivo analisar produtos com relação à sua participação de mercado, potencial, crescimento, desempenho etc., segmentando o portifólio de acordo com o ciclo de vida.
Toda empresa precisa saber a situação de seus produtos para decidir o que fazer, se investe neles ou tira do mercado. Parte do sucesso de uma empresa é compreender com exatidão sua situação de mercado para tomar as decisões corretas.
Mas você já ouviu falar em Matriz BCG de pessoas? Para analisar os colaboradores e embasar a tomada de decisão da liderança e alta gerência? Você já vai entender!
A Matriz BCG é dividida em duas partes:
- Participação de mercado: qual fatia de mercado este produto possui, principalmente se comparado aos concorrentes?
- Crescimento do mercado: qual o desenvolvimento deste mercado, taxas de crescimento, potencial etc.?
Dentro destas áreas, podemos observar os quadrantes: Estrela, Ponto de interrogação, Vaca leiteira e Abacaxi.
Agora pense: toda empresa precisa analisar muito bem um de seus maiores ativos: o capital humano! Por que não adaptar a Matriz BCG para analisar seu potencial, desempenho etc. e tomar a decisão certa de investir no colaborador ou “tirar do mercado” (demitir)? Parece estranho, não é mesmo? Mas não é! 
Vamos redefinir as duas áreas principais da matriz:

Crescimento de mercado = Crescimento e potencial: analisa-se o crescimento do colaborador na organização, seu interesse em mudar, sua busca por conhecimento, suas habilidades e o potencial que ele tem.
Participação de mercado = Participação e Desempenho no trabalho: analisa-se o comportamento, força de trabalho, resultados, enfim, a participação individual e em equipe do colaborador e seu desempenho geral e específico.
Depois, divide-se nos quadrantes:
Estrela: são colaboradores com alto desempenho, muitas habilidades e que estão sempre em busca de mudança, crescimento e desenvolvimento, gerando excelentes resultados. Precisam de grandes investimentos, pois buscam inovação, novas formações, tecnologias, são criativos e com espírito de liderança. Se bem aproveitados, podem se tornar colaboradores de altíssima performance, inclusive em segmentos específicos, e grandes líderes!
Ponto de interrogação: são colaboradores conhecidos como problemáticos. Possuem baixo desempenho, mas inúmeras habilidades mal aproveitadas e estão sempre em busca de crescimento e desenvolvimento. Encontram dificuldades em gerar os resultados que a empresa precisa, mas, com investimentos, seja em treinamento, mentoring, coaching etc. podem se tornar excelentes profissionais! Por outro lado, se não forem bem orientados, podem se tornar abacaxis!
Vaca leiteira: são colaboradores com excelente desempenho, muito tempo de carreira, mas que estão estagnados e não buscam novos conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, crescimento e não inovam no dia a dia. Como geram ótimos resultados, a empresa costuma mantê-los. Se bem aproveitados, orientados e motivados, podem se tornar mentores e melhorar os resultados de profissionais como os “Pontos de interrogação”. E o mais interessante, é que podem ser muito beneficiados com a dinâmica, inovação e avidez por desenvolvimento do seu mentorado!
Abacaxi: são colaboradores com baixo desempenho que não buscam crescimento, não inovam, não desenvolvem habilidades; ou seja, estão acomodados! Precisam de altos investimentos em formação, treinamento, motivação, mentoring, coaching etc. para tentar reverter o quadro. É possível, mas, na maioria das vezes, a empresa opta por investir naqueles com maior potencial de resultados e acaba por demiti-los.
E você, o que é? Estrela, Ponto de Interrogação, Vaca Leiteira ou Abacaxi? Ou melhor, o que você quer ser? Sempre é tempo de mudar!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

6 argumentos para convencer seu chefe a investir em Marketing


No ano economicamente instável, é natural que o budget diminua, mas os profissionais podem demonstrar e justificar em quais áreas a verba não pode faltar por serem estratégicas

Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 10/02/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

2015, investimento, CMOEste ano não começou bem. Além da instabilidade política e econômica, que fazem clientes e consumidores reduzirem a propensão a gastar, houve ainda o fechamento dos resultados de 2014, com índices de aproveitamento abaixo do esperado em muitos setores. Logo agora, os CMOs e gestores de Marketing se deparam com o desafio de, em um momento de cortes, convencer o CEO e o CFO de que, mais do que nunca, o investimento no departamento é necessário e estratégico.
Embora deva brigar para conseguir o melhor budget possível para encarar 2015 com as armas necessárias, os executivos da área devem ter alguma flexibilidade. Dificilmente, o gestor conseguirá manter os investimentos inalterados em relação a anos anteriores. Isso faz parte do jogo e o profissional precisa compreender o cenário maior. As verbas antes destinadas a ativos intangíveis e de mais longo prazo, como branding, busca por engajamento e inovação, certamente serão reduzidas.
Já o budget diretamente relacionado com vendas tem potencial de ser mantido ou até aumentado. “Será importante avançar ou, dependendo do setor, ao menos não perder participação de mercado. É fundamental mostrar ao CEO que é importante priorizar os investimentos que mantêm a empresa viva. A interface da companhia com o mercado precisa ser muito bem trabalhada, especialmente em um ano complicado”, ressalta Ricardo Teixeira, Professor Coordenador do curso de Analista de Marketing da FGV, em entrevista ao Mundo do Marketing.
2015, investimento, CMO1 – A empresa vive de vendas, e é por meio do Marketing que vamos promovê-las.
O principal argumento para os executivos será o do resultado. Todo CMO que vem apresentando à mesa diretora os retornos sobre seus investimentos está com a argumentação na ponta da língua. Já aqueles que, mesmo com performance boa, não tem acompanhado o ROI de forma tão sistemática tendem a ter um discurso mais fraco.
Este foco em resultado precisa estar muito claro no plano de Marketing do ano. “Chegou a hora de diminuir o “blá blá blá” em prol do “show me the money”. O executivo deve brigar por aquelas verbas que mexem diretamente nas vendas da companhia. Mostrar como a queda de investimentos em determinadas áreas pode afetar as vendas é um argumento matador, porque mexe nos ponteiros de resultados da empresa”, resume Romeo Busarello, Professor do Insper e da ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Em um ano de sobrevivência, o destaque do plano de Marketing estará nas ações promocionais, que gerem fluxo, vendas, leads e contatos para a área comercial vender. Para algumas empresas, tirar verba do Google ou do Facebook gera perdas em transações imediatamente. Cada setor precisa saber quais são seus recursos estratégicos para alcançar os resultados necessários.
2 - Neste ano difícil, a empresa não pode se desviar da melhor rota. E o Marketing será a bússola.
O Marketing é a bússola que direciona o caminho para o crescimento, ao encontrar as oportunidades, mostrar as tendências e apontar os mercados que devem ser priorizados, para dar o foco correto a todo o trabalho da companhia. Ele tem a missão principal de entender o cliente e o que é valor para ele, antes de qualquer outro departamento. Contar com uma equipe bem estruturada e com verba suficiente para identificar o caminho mais promissor a ser seguido será fundamental em 2015.
2015, investimento, CMO3 - Seremos mais assertivos, desde que a empresa invista em dados.
O ano não será para principiantes, já que haverá pouco espaço para manobras no caso de erros de estratégia. Diante desse cenário, os executivos de Marketing precisarão ser certeiros ao definir as prioridades e as ações. A assertividade é propiciada pela correta interpretação dos dados disponíveis no mercado e na empresa. Investir em Big Data, agora, deixa de ser uma opção.
Os CMOs devem mostrar à mesa diretora a importância de se reservar recursos para um bom banco de dados e para pesquisas de mercado, já que essas informações são valiosas para se evitar erros. “Este é um ano em que a priorização é chave para uma empresa, e o Marketing será importante para dar a precisão cirúrgica às ações”, sintetiza Luiz Eduardo Serafim, Gerente de Marketing Corporativo da 3M, em entrevista ao Mundo do Marketing.
4 - Existem mercados nos quais o copo está meio cheio. Posso identificá-los.
Mesmo em um ano ruim, há setores e mercados que apresentam melhores resultados do que outros. O profissional de Marketing precisa mostrar ao CEO e ao CFO que, com as ferramentas corretas, é capaz de identificá-los, de modo a tornar os negócios mais rentáveis em 2015.
É o Marketing que vai enxergar quem vai crescer ou cair no mundo dos negócios. “Na 3M, que é muito diversificada, precisamos analisar quais mercados tem uma chance melhor do que outros de performarem em um ano como esse. Temos soluções para a área de saúde, por exemplo, que deve se manter melhor do que a indústria automobilística, cujo cenário não é tão bom”, diz Serafim.
5 - Farei uma faxina em nosso portfólio, deixando apenas as ofertas mais rentáveis.
Não são apenas os mercados mais promissores que precisam ser considerados, mas também os produtos dentro do portfólio que são mais rentáveis. Não há mais espaço para desperdícios, e ofertas pouco competitivas devem ser deixadas de lado. Mesmo setores menos atraentes em um primeiro olhar, como o automotivo, pode oferecer oportunidades.
Não será um ano fácil para vender soluções em design, que encarecerão o produto final, mas uma oferta que impacte na eficiência da indústria, aumentando a produtividade e reduzindo o custo do carro, representa uma tremenda oportunidade. O desafio é conseguir enxergar o copo meio cheio, seja entre os mercados, seja no portfólio.
Os departamentos de Marketing devem tomar para si a estratégia de precificação, caso esse trabalho esteja nas mãos da área financeira. Com uma gestão mais acurada e mais estratégica nessa área, previne-se que a companhia se deteriore. É hora de analisar e organizar a cadeia de preços e de descontos, evitando a erosão das margens.
6 - Temos um bom ROI sobre os investimentos em Marketing Digital.
Além de já estar em alta nas corporações por representar o futuro, o Marketing digital torna-se especialmente atraente este ano. Os investimentos na internet são proporcionalmente mais baixos do que em outras mídias e tem o retorno mais facilmente calculável. Esses resultados, especialmente aqueles diretamente relacionados com as vendas dos produtos e serviços, devem ser apresentados à mesa diretora sempre que possível, justificando a aplicação dos recursos requisitados. Com esse discurso, os gestores serão mais facilmente convencidos a continuarem aplicando no canal.

Aprenda a usar a análise SWOT para desenvolver suas habilidades e impulsionar sua carreira


Conheça uma ferramenta poderosa da administração que propiciará otimizar suas aptidões e qualidades profissionais


Pablo de Paula1 de fevereiro de 2015


A análise SWOT é uma ferramenta da administração que foi criada por Albert Humphrey e que tem o objetivo de fazer com que o gestor enxergue com clareza o terreno e as múltiplas variáveis que o influenciam, ou seja, é analisar o ambiente interno e externo e criar meios inteligentes para que a organização tenha êxito e atinja seu alvo.
Ela permitirá que o planejamento estratégico seja realizado de maneira eficiente por conta da sua ênfase periférica e tubular no cenário mercadológico, onde serão analisados minuciosamente o lado de fora (concorrentes) e o lado de dentro (processos internos) da determinada empresa. No ambiente interno, encontramos as Forças (Strengths) e as Fraquezas (Weaknesses). Já no ambiente externo vislumbramos as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats).
Por ser uma ferramenta extremamente simples, ela também pode ser usada para o desenvolvimento profissional de cada um de nós, materializando aumentar nossas competências e nos levar para um patamar genuinamente excelso. Além disso, ela treinará nossa visão para que possamos distinguir, interpretar e influenciar as multiplicidades de esferas que estão ao nosso redor.
Esse método é poderosíssimo e completamente perfeito para aumentarmos nossa performance e nível de entendimento, porque nada é mais importante do que conhecer a atmosfera na qual estamos inseridos, porquanto é somente através desse conhecimento que poderemos encontrar as soluções para os inúmeros problemas existentes. Certamente, no meio dessa descoberta, saberemos com mais segurança quais ações temos que tomar para atingirmos mais facilmente os nossos propósitos.
Infelizmente, por conta do nosso despreparo e da nossa total negligência, ficamos vergonhosamente estagnados diante de momentos ímpares que deveriam ser usados para alavancar nosso valor e aprimorar nossa valia. Assim, caímos em uma arapuca criada por nossas próprias mãos, transformando nossa trajetória em uma frustração absoluta por conta de não sabermos como aproveitar nossas oportunidades mais determinantes.
Logo, esse instrumento é de suma importância para propelirmos nossa caminhada rumo ao sucesso. Para utilizar-se da análise SWOT em sua vida profissional, alavancando suas aptidões adormecidas e estimulando seu cosmo empreendedor, apanhe os exemplos abaixo e procure aplica-los gradualmente e progressivamente em seus empreendimentos:
Ambiente Interno - Pontos Fracos: onde sou medíocre?
Suponhamos que você tenha os seguintes pontos para serem trabalhados (eliminados):
• Comunicação confusa e enfadonha: se você não sabe transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, procure mudar esse panorama. Invista em cursos, treine nos eventos e festividades que você frequenta, busque copiar as pessoas que se destacam socialmente, converse com várias pessoas em seu dia a dia, ouça-as atentamente, as faça rir, enfim aprenda a conversar e a tratar as pessoas com cordialidade e afetividade.
• Conhecimento raso: se você possui pouca capacidade técnica e um raio de conhecimento limitado, destrua imediatamente esse fato negativo de sua vida. Se aprofunde em sua área de atuação, leia constantemente livros, artigos, revistas e jornais, participe de palestras, seminários e workshops, gaste tempo e dinheiro em uma pós-graduação, faça networking: ceife informações e dicas de seus contatos, comece a aprender um pouquinho todos os dias no seu trabalho: converse com o líder e com o operário, em síntese, esteja sempre aberto para ser reconstruído e otimizado. Ao fazer isso, você verá como o seu progresso o fará ser mais competente, inteligente e realizado em todas as instâncias presentes.
• Pouca (ou nenhuma) resiliência: se você é pouco equilibrado e sofre com isso nos relacionamentos interpessoais, é necessário criar uma blindagem emocional para suportar eficientemente essas pressões cotidianas. Para isso, é fundamental ostentar paciência e abnegação no trato com o próximo, objetivando fazer da servidão, o pilar supremo de suas ações no que tange as estimadas interações sociais.
• Falta de foco: se você vive perdido e não aprendeu a se encontrar no painel mercadológico, entenda uma coisa: você precisa de um alvo. Ele deve ser escolhido de acordo com seus dons e talentos naturais, de sorte que você possa traçar metas e executá-las progressivamente, alinhando-as com as suas devidas capacidades.
• Baixa autoestima: se você se acha pequeno e vive pensando que não representa nada para a sociedade, reflita sobre si mesmo e dê uma nota para as suas ações perante o mundo. Certamente, ela será baixa e você precisará criar suas virtudes e valores interiores para conseguir fomentar uma alma grandiosamente esperançosa e um coração absolutamente seguro, o que acarretará na geração de uma autoconfiança inabalável (eliminando totalmente a probabilidade de uma pessoa ser reprovada ridiculamente pela sua própria consciência).
Ambiente Interno - Pontos Fortes: onde sou brilhante?
Suponhamos que você tenha os seguintes pontos para serem aproveitados (otimizados):
• Empatia: pode ser que você tenha a faculdade de compreender a alma alheia. Assim, use isso a seu favor, procurando mostrar para as pessoas que você se importa verdadeiramente com elas, de modo a ganhar suas confianças e poder transitar no meio de seus tesouros e pedras preciosas.
• Persistência: pode ser que você tenha uma determinação implacável, o que fará com que as pedras e obstáculos da vida não impeçam o seu crescimento. Se desse jeito for, use sua garra, paciência e evasão para nunca deixar um projeto pela metade, ou um sonho apenas em seu plano fantasioso.
• Iniciativa: pode ser que você tenha muita atitude e pró-atividade, o que o transformará em um profissional extremamente ativo e focado. Utilize essa sua qualidade para buscar com mais vigor seus objetivos, encurtando a distância entre a fábula e a realidade, e detonando para sempre, o intervalo entre os anos luz e as milhas.
• Disciplina: pode ser que você seja uma pessoa disciplinadamente perfeita, o que é algo de extremo valor, pois ser constante perante os processos organizacionais é esbarrar os dedos no pedestal da excelência. Portanto, usufrua dessa poderosa virtude para se tornar mais produtivo e eficaz, gerando mais competência para a sua organização e colhendo os justos frutos dessa sábia postura.
• Carisma: pode ser que você seja socialmente acima da média, fazendo uma pluralidade enorme de pessoas gostarem de você. Desta forma, aproveite essa maravilha natural para subir mais facilmente seus degraus, procurando alcançar o topo através da generosidade e da máxima reciprocidade com o próximo.
Ambiente Externo – Ameaças: o que posso perder?
Você precisa ter uma visão macro do ambiente para identificar as armadilhas instaladas. Após isso, é necessário prover os meios eficazes para ataca-las e/ou diminuí-las em seu raio de intensidade.
Por exemplo, vamos conjecturar que a sua meta para esse ano seja ser promovido em seu emprego atual, todavia você possui um duplo problema: dois de seus maiores concorrentes estão em melhores condições: o primeiro possui uma formação mais robusta e o segundo possui mais tempo de empresa. Assim, para tentar aumentar suas chances de vitória diante dessa desvantajosa peleja, você precisará montar uma estratégia eficaz e extremamente agressiva contra tais eventos contrários.
Para o primeiro concorrente, você precisará demostrar imediatamente para a liderança que apesar da desvantagem acadêmica, você possui um conhecimento técnico muito mais amplo e sólido do que o do seu oponente, provando que apenas ter títulos não significa que uma pessoa seja verdadeiramente melhor, e, principalmente, que você está pronto para mostrar na prática (com números) a veracidade desse inquestionável fato. Além disso, terá que convencer o gestor com argumentos plausíveis que possui resquícios inovadores e alma de empreendedor, o que fará com que a escolha dele seja feita em cima de fatos atraentes e completamente vigorosos.
Para o segundo concorrente, a tarefa será muito mais árdua, pois ele possui muita confiança e credibilidade com a liderança por conta do enorme tempo dedicado a empresa. Desta forma, é impreterível ostentar uma carta na manga, como uma habilidade que esteja alinhada com os propósitos do cargo oferecido, isto é, que facilite o desempenho da função por ser uma coisa já enraizada em você. Por exemplo: suponhamos que o cargo exija que o profissional saiba manusear com destreza a famosa calculadora HP 12C, assim, se você fez o curso e domina a ferramenta, estará automaticamente um degrau acima de seu adversário.
Uma outra maneira de sobrepujar esse funcionário veterano é através da iniciativa e da busca pela excelência em todas as instâncias existentes. Deste modo, você precisará ser ativo e antenado nos processos organizacionais e deverá fazer com que as suas ações executadas estejam sempre bem próximas da perfeição. Para que isso possa ocorrer, procure sempre trabalhar, estudar e pensar pelo menos três vezes a mais do que o seu referido oponente.
Para concluir, precisamos registrar que esse profissional deve, além de todas essas coisas mencionadas acima:
• Sempre buscar voltar seus olhares para as qualidades de seus concorrentes, de sorte a integrá-las e adquiri-las;
• Gerar um espírito holístico de analisar as ações alheias e procurar decifrá-las, buscando se antecipar aos processos futuros;
• Criar uma base forte para permanecer intacto perante as forças contrárias que possam vir a existir;
• Mensurar os próprios poderes e aplica-los em pontos específicos, objetivando acertar o alvo.
Portanto, esse colaborador deve ser um exímio jogador para poder manusear com maestria o tabuleiro empresarial, mexendo as peças de acordo com suas necessidades e desejos intrínsecos.
Ambiente Externo – Oportunidades: o que posso ganhar?
É hora de identificar quais são os melhores caminhos a serem percorridos, ou seja, aqueles que me levarão para o meu objetivo de maneira mais rápida e econômica.
Por inúmeras vezes, perdemos oportunidades simplesmente por não as enxergarmos. Fatalmente, nossa mente não foi ensinada a percebê-las e tampouco apalpá-las. O grande barato disso tudo, é que essas circunstâncias aparecem sempre como grandes tesouros ocultos, em que temos que buscar seus brilhos no estimado mapa para posteriormente desenterra-las e aproveita-las.
E essa atitude, de aproveitar nossas habilidades de desbravadores curiosos em busca de entusiasmantes veredas, nos levará a ter um senso interpretativo consideravelmente forte, que permitirá que saiamos na frente dos nossos concorrentes por ostentarmos uma visão mais aguçada e estimulada.
Um outro quesito a ser trabalhado minuciosamente são as nossas escolhas, porquanto por muitas vezes optamos por caminhos mais longos e que poderiam ter sido mais curtos e simples. Então, sofremos desnecessariamente por andarmos por extensos quilômetros quando na realidade poderíamos ter meramente percorrido apenas alguns poucos metros.
Podemos tomar como modelo dessa questão, um fato ocorrido na vida de um grande amigo meu, que passou quase quatro anos de sua vida tentando passar em vários concursos públicos, mas nunca obteve sucesso, até que resolveu exaltadamente montar seu próprio negócio, obtendo resultados consideráveis já no primeiro ano de atividade (como se tivesse nascido para fazer aquilo). Destarte, como conseguimos perceber, ele estava buscando a glória do lado de fora (trabalhando como empregado, o que aparentemente era o caminho mais curto) quando na verdade ela estava fatidicamente do lado de dentro (trabalhando como empresário, o que aparentemente era o caminho mais longo).
Precisamos ainda, aprender a aumentar gradualmente as circunstâncias favoráveis de nosso meio. Logicamente, isso somente acontecerá quando aumentamos o nosso valor, isto é, a medida em que elevamos os nossos talentos, automaticamente nos tornamos mais oportunistas, fabricando novas atmosferas e germinando novas opulências através dessa nossa evolução intelectual.
Concluindo, enxergar as oportunidades (percebê-las), desmembrá-las (torná-las reais), identifica-las (saber escolher as melhores) e aumenta-las (criar mais) são maneiras ímpares de aproveitarmos eficientemente as situações positivas que a vida nos fornece.
Certamente, ser um estrategista nesse mercado competitivo é uma questão de sobrevivência, porque o nível entre os participantes é muito parelho, o que faz com que tudo fique muito parecido entre tais profissionais. Desta forma, que possamos aprender a ter esse espírito antecipatório, de modo a otimizarmos nossas decisões e ao mesmo tempo, obtermos resultados mais expressivos.