quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tudo que você precisa saber sobre Marketing Digital!

Marketing Digital, muito têm se falado sobre isso ultimamente. Todos os dias toneladas de conteúdo jorram sobre esse assunto. É tanta informação solta e desconexa que não dá pra entender direito. O que é Marketing Digital, afinal? Essa coisa funciona mesmo?

Nesse guia eu vou te mostrar o que é, e como fazer do jeito certo pra ter resultados!
O marketing sempre existiu. A estrutura publicitária como conhecemos hoje só se tornou possível graças a cultura de massa financiada pelos meios de comunicação e pela migração de boa parte das pessoas para zonas urbanas, sumérios, babilônios e egípcios já possuíram, há quatro mil anos, estruturas arcaicas de convencimento e venda.
No Egito antigo, haviam profissionais que eram responsáveis por venderem os artigos trazidos do oriente, até que os navios fossem totalmente descarregados. Quem fizesse isso mais rápido, faria mais viagens, que resultaria em mais negócios. Esses eram os primeiros experts em vendas.
Na Roma antiga existiam outdoors e anúncios, e uma espécie de encartes publicitários, para os principais eventos da cidade. Os próprios debates públicos entre os sofistas, em Atenas, eram nada mais nada menos do que cartas de vendas, para captura de alunos.
Publicidade Científica - Publicado em 1923
Até que em 1923 Claude Hopkins lançou a obra Scientific Advertising (Publicidade Científica). Até então, o marketing ainda era compreendido e executado como uma espécie de alquimia. Você colocava na rua uma série de tentativas, geralmente justificadas pela preferência estética do comunicador ou do contratante, e pagava para ver.
Claude foi o primeiro a desenhar um sistema de reconhecimento e de validação da atenção, informação e da conversão desses seguidores em clientes e, depois, em recorrentes. A obra foi tão importante para o surgimento da propaganda moderna que até os dias de hoje ainda justifica a sua leitura.
Duas décadas depois, David Ogilvy, tidos por muitos como o maior redator publicitário da história, produziria o pensamento que abriria as portas de vez para uma nova forma de se fazer propaganda:

O Surgimento do Marketing Digital

Esse termo Marketing Digital foi popularizado no início dos anos 2000, com o aumento da utilização da internet. Mas assim como o marketing tradicional o marketing digital já existe a bastante tempo, mas bastante tempo meeeeesmo.
Esse foi o primeiro profissional de marketing digital da história.
Primeiro profissional de marketing digital - (Fonte da imagem Wikipedia)
Esse é Guglielmo Marconi, em 1896 ele foi a primeira pessoa a demonstrar uma “transmissão pública de sinais wireless.”
Foi esse cara que inventou o rádioPouco depois da sua primeira demonstração na Inglaterra, sinais em código morse foram transmitidos através de águas abertas.
E enquanto demoraram outros 10 anos para o rádio alcançar o público geral, certamente não demorou muito para os criadores descobrirem que eles poderiam usar isso para vender coisas.
A primeira transmissão ao vivo foi de uma performance de ópera no Met, e adivinhe o que as pessoas fizeram depois disso? Compraram ingressos!

Assim nasceu o marketing digital.

Você deve está surpreso pois no surgimento do marketing digital não haviam computadores, internet, Smartfones, aplicativos, anúncios no Google e nem Facebook. Isso porque o marketing digital (de raiz) não tem nada a ver com internet.

O que é Marketing Digital?


A Wikipedia define de forma errada quando diz que: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos... [grifo meu].
Eu uso uma definição mais real e mais fácil de lembrar:
Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.
Por isso o marketing digital tem estado por aí desde sempre (porque aparelhos eletrônicos também têm) e porque isso não tem necessariamente a ver com o Google Ads, Remarketing ou retargeting.
O marketing digital pode ser feito tanto online quanto offline, esse último veio primeiro e sempre dá bons resultados desde que usado da forma correta.

 Por que o marketing digital é importante?

Isso é simples, porque hoje todo mundo está conectado! Certamento o seu smartphone está ao alcance de suas mãos agora. No mundo todo a quantidade de pessoas conectadas só aumenta. No Brasil, mais da metade da população tem acesso constante a internet.
Poi isso a forma tradicional de se fazer publicidade e marketing está migrando para o mundo digital, simplesmente porque tudo e todos agora são "digitais".
A participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só vai crescer daqui por diante.
Com os Brasileiros gastando 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias, não falta muito até nós gastarmos TODO o nosso tempo no mundo digital.
E enquanto sim, o marketing online é a razão pela qual garotos de 25 anos podem agora sentar na sua sala de estar e ganhar 2 milhões por ano jogando vídeo-games.
Os 2 grandes grupos do marketing digital são o online e o offline. Essas são as diferentes áreas do marketing online.
As 7 grandes categorias do marketing online são:
  1. Otimização para os mecanismos de busca (SEO)
  2. Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
  3. Marketing de conteúdo
  4. Marketing de Mídia Social
  5. Anúncio pague-por-clique (PPC)
  6. Marketing de afiliados
  7. Email marketing
Essas são apenas algumas linhas onde podemos atuar com marketing digital. Esse campo de atuação é bastante vasto, e constantemente surgem novas formas de atuar e ter mais resultados.
Agora eu pergunto se você e o seu negócio já estão atuando de maneira efetiva e estratégica, afim de extrair todos os recursos que o marketing digital tem?
Saiba que nesse exato momento centenas de pessoas estão no Google fazendo pesquisas referentes ao produto ou serviço que você vende. A pergunta agora é: Eles conseguem te encontrar? Se a resposta for negativa, lamento dizer, mas você está deixando o dinheiro na mesa e seus concorrentes vão pegá-lo pra si.
Eu sou especialista em marketing digital.

Posso ajudar você e o seu negócio a alcançar resultados excepcionais utilizando o poder do Marketing Digital. Entre em contato comigo, estou a disposição para alavancar os seus resultado!

Empresas Americanas mostram como reduzir em até 30% o custo de marketing com aquisição de leads/vendas



Como hoje o seu time de marketing sabe quais canais estão participando das receitas de empresa?

Publieditorial, 
iStock

A jornada do cliente B2B

A jornada do cliente B2B é mais complicada hoje do que jamais foi. Com mais canais para se envolver, e mais dispositivos para interagir, rastrear a jornada do cliente não é uma tarefa simples. Entre a multidão de canais on-line (busca, social, display, referral, e-mail, etc.), capturar com precisão a jornada completa exige um número de tecnologias e integrações.
Em média 90% do processo de decisão de compra B2B acontece antes do cliente chegar até um vendedor
Para o time de marketing isso é uma grande dor de cabeça, afinal de contas, temos dezenas de ferramentas de marketing desde aquisição de tráfego pago, como Google, Facebook, Instagram, de gestão de redes sociais e tráfego orgânico como, HootSuite e WordPress, e para automação do funil de vendas através de email marketing, como RD Station e LeadLovers.

Todas essas ferramentas possuem dados próprios que são visualizados e analisados individualmente sem que estes dados se sobrepõem para uma análise completa do funil.

Onde mora o perigo!

Profissionais de marketing atribuem todo o sucesso de aquisição de leads/oportunidades a campanhas de topo e fundo de funil sem considerar que os canais de comunicação que tramitam entre estes também fazem parte e contribuem para a tomada de decisão no momento da compra.

Logo abaixo exemplificamos a jornada de um cliente B2B. Perceba que personagem ilustrado passa por muitos pontos de contato até decidir pela compra.

- Um gerente de marketing vai participar de uma conferência de marketing em uma semana e decide verificar quais as empresas estarão presentes no evento.
- Ele visita o site de uma das empresas participantes, lê uma postagem ou duas no blog desta empresa.
- Quando a conferência enfim começa, ele vai ao estande desta empresa, conversa com os vendedores e eles o cadastram como lead.
- Uma semana depois, ele vê um anúncio desta empresa, ele acessa o site através daquela comunicação, mas logo ele fecha a janela.
- Algum tempo depois ele se recorda da empresa e busca pelo seu nome no Google, onde ele encontra um ebook e faz o download dele.
- Neste momento, um representante de vendas recebe sua lead como oportunidade, entra em contato e agenda uma demonstração para a semana seguinte.
- Depois de algumas semanas de trocas de e-mails tirando dúvidas com o representante de vendas, o gerente de marketing adiciona na conversa o vice-presidente de marketing que depois de algumas conversas com o representante de vendas, concorda em iniciar um trial da solução da empresa.

Inteligência de Marketing

 São muitos dados para rastrear e vários caminhos e ferramentas que fazem parte na jornada do cliente para analisar e fazer sentido. Apenas nesta jornada que demonstramos, haviam vários pontos de contato e várias pessoas envolvidas na compra. 
É o papel dos gestores de marketing darem sentido aos dados e usarem estas informações para alavancarem seus negócios.
Quantas vezes você se sentou à mesa para uma reunião com os gestores e ouviu do time de marketing algo como: "Publicamos 15 artigos, patrocinamos 2 eventos, participamos que um webinário e lançamos 3 novas campanhas de mídia paga este mês". Quando isso é tudo o que você pode apresentar, você perde muita credibilidade na organização. Isso porque, embora interessantes, essas atividades estão no lado do custo da equação - elas não dizem nada sobre contribuir com o sucesso da empresa.

Ok, então você quer ir além das métricas de atividade e deseja mostrar os resultados delas. As pessoas leram seus 15 artigos? Quantas pessoas dos seus eventos converteram em leads? E as campanhas pagas estão gerando resultados?

Marketing x Vendas

Como hoje o seu time de marketing sabe quais canais estão participando das receitas de empresa? Se você não tem essa informação clara, como saber quais das ações de marketing geram resultado de fato?

Em muitas organizações B2B, a equipe de marketing tem seus dados, a equipe de vendas tem os seus, e os dois conjuntos raramente se sobrepõem. Por que haveria necessidade de cruzamento?

O marketing deve se preocupar com os dados de vendas porque eles possuem a última métrica de sucesso: a receita.
Quando o marketing pode conectar os seus esforços à receita, eles não precisam mais reportar métricas vazias.
Eles podem informar seu impacto sobre o verdadeiro valor comercial, o que os ajuda a alcançar a credibilidade dentro da organização. Também os ajuda a ser mais efetivos em seus esforços porque estão otimizando o resultado concreto.

Então a equipe pode chegar a reunião e ao invés de dizer: "Este mês, 500 pessoas preencheram formulários em nosso site", o que não significa muito, a equipe de marketing agora pode dizer: "Este mês contribuímos com 20 novos clientes, que respondem por R$ 25.000 na receita mensal". É uma participação muito mais forte.

Além disso, a equipe de marketing pode ainda dizer: "Esses três conteúdos contribuíram para 50% da nossa nova receita mensal - vamos criar mais conteúdos como este". Quando o marketing tem acesso aos dados de vendas, eles podem medir e otimizar seus esforços com base no que realmente importa - criando valor comercial - ao invés de focar em métricas de topo de funil.


Sem essa última coluna, qualquer gerente de marketing poderia concluir que o Blog Post A era o mais bem sucedido e que deveria seguir modelos de conteúdo como o dele, ao invés do Blog Post B, que contribui mais para a receita da empresa.
Ao otimizar o conteúdo, a equipe de marketing precisa comprovar os resultados em vendas primeiro.
Do ponto de vista da organização como um todo, ter os gestores de marketing que medem com sucesso os dados de vendas significa que a sua equipe de marketing e vendas estão falando a mesma língua - o marketing está encontrando a equipe de vendas em seu território. Esse alinhamento torna a empresa mais efetiva, pois ambas as equipes sabem que estão recebendo o crédito pelo crescimento da organização.
Agora que você sabe que o marketing, de fato, tem uma forte necessidade de trabalhar com os dados de toda a organização se conectando ao times de vendas para maximizar resultados e reduzir custos.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Já dizia Peter Drucker sobre o Marketing…


Já dizia Peter Drucker sobre o Marketing... | Blog da Marketing2go!








Tradução livre de um artigo da Forbes em Peter Drucker on Marketing.
Há muito tempo, Peter Drucker, o pai da consultoria de negócios, fez uma observação muito profunda que se perdeu nas areias do tempo:
"Porque o objetivo da empresa é criar um cliente, a empresa possui duas e apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos. Marketing é a única a função, distinta do negócio. "
Hoje, quando a alta gerência é pesquisada, as suas prioridades pela ordem são: finanças, vendas, produção, gestão, legal e as pessoas. Faltando na lista: marketing e inovação. Quando se considera o problema que muitos de nossos ícones têm enfrentado nos últimos anos, não é fácil de supor que os conselhos de Drucker teriam talvez ajudado gestores a evitar muito dos problemas que enfrentamos hoje.
Marketing é demasiado importante para ser deixada aos amadores. Hoje toda empresa precisa de um líder forte no marketing.
Quando os departamentos trabalham em silos, sem integração, percebemos que:
  • Finanças age como se dirigisse, olhando pelo espelho retrovisor.
  • O Jurídico cria obstáculos.
  • Gestão cria burocracia e papel.
  • Marketing e inovação cria clientes, puro e simples.
Há uma série de habilidades que os profissionais de Marketing devem possuir para conseguirem produzir resultados hoje. Sem o entendimento e a prática dessas habilidades, Marketing fica diminuído em seu significado e, por consequência, deixa de ser uma das funções básicas acima citadas.
A mudança na forma de comprar, patrocinada pelos avanços tecnológicos atuais: disponibilização de acesso, dispositivos, redes sociais, aplicativos e tantas outras coisas foi uma das principais geradoras dessa necessidade de se adquirir novas habilidades.
Com a mudança, consumidores e empresas adquiriram voz e se relacionam em ambientes onde o debate é aberto, público. Empresas e consumidores desejam ter suas necessidades e desejos atendidos de forma rápida, prática e acima de tudo, transparente. Acabou o discurso unilateral. Hoje há milhares de pessoas para qualificar o que sua empresa vende, e, acredite, é nelas que os compradores finais confiarão, não no que sua empresa diz em sua propaganda.
Se sua empresa ainda insiste em achar que Marketing é fazer o que era feito dos anos 70 (pelo menos aqui no Brasil) em diante, bem… Vai ter que aprender da pior forma possível. E não é isso que você quer, é?
Como estamos aqui para te ajudar, além das habilidades citadas acima, há mais 6 habilidades essenciais para profissionais de Marketing de sucesso que foram abordadas por nós. Vai lá, dá uma lida, quem sabe ajuda a entender melhor?

domingo, 4 de junho de 2017

Como escrever uma boa redação na entrevista de emprego?

Para estimular e ajudar quem está participando de entrevistas, elaborei algumas estratégias para escrever uma excelente redação. Essas dicas podem ser úteis para processos de seleção, concursos e provas. Compartilho um pouco do meu conhecimento como jornalista para contribuir com os profissionais que estão em busca de oportunidade e emprego. Se você me enviar o seu texto, comprometo-me a revisar e dar dicas de aperfeiçoamento de linguagem gratuitamente. Se tiver dificuldades em aplicar minhas dicas, pode perguntar. Se cada um ajudar um pouco, construiremos uma corrente do bem.
- Um texto pode ser construído das seguintes formas: introduzindo o assunto principal no primeiro parágrafo ou criando uma história interessante que prenda a atenção e deixando para desenvolver o tema principal no segundo parágrafo.
- Se o tema for sugerido, você precisa estar atualizado sobre o assunto para desenvolver a sua ideia de forma inteligente. Caso o tema seja livre, aproveite para falar um pouco sobre a sua profissão, as novas tendências do mercado e como as dificuldades podem ser transformadas em oportunidades.
-  Uma sugestão que sempre funciona: responda no primeiro parágrafo as perguntas: o quê, quem, como, por quê, para quê e onde.
- Deixe para escolher o título por último, pois você poderá utilizar uma frase do próprio texto ou palavras-chave.
- Coloque o verbo do título sempre no presente e não use ponto final.
- Lembre-se que todo texto precisa ter começo, meio e fim.
- Evite escrever frases muito longas, com mais de duas linhas. Sempre é melhor colocar um ponto final do que usar muitas vírgulas.
- Faça um texto curto, direto e de fácil entendimento. Evite ser prolixo.
- Histórias pessoais e profissionais relacionadas a bons valores e boas práticas no ambiente de trabalho são bem-vindas.Você pode começar ou terminar o texto contando uma história.
- Leia muito para ter criatividade e um rico vocabulário.
- Pratique bastante. Escreva redações sobre assuntos variados. Escolha temas diversificados como economia, política, ciência, saúde, esportes, artes ou a sua área de atuação (arquitetura, medicina, enfermagem, engenharia, informática, educação, literatura, etc.). Exemplo: pesquise sobre o cenário político e como a Lava-Jato impactou na sociedade. Depois escreva um artigo opinando sobre como você, profissional, enxerga os impactos desse trabalho na sua carreira, na sociedade e no mundo.
- Conte estórias reais ou use metáforas. Exemplo: para explicar que sem um objetivo, não há caminho a seguir, o escritor Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas, conta que em determinado ponto da floresta, completamente perdida, Alice se vê diante de vários caminhos. De repente ela vê o Gato Risonho e pergunta em que direção deveria seguir. Ele, então, pergunta aonde ela gostaria de ir. A menina responde que não sabe. Então, o Gato lhe diz: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!”

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Vanessa Guimarães é jornalista, consultora de Comunicação Corporativa e palestrante. Pós-graduada em Comunicação Organizacional Estratégica, com especialização em Liderança Integral na Unipaz. Fez curso de Empatia na School of Life Brazil e de Storytelling. Em 14 anos de carreira, sua trajetória profissional inclui experiência em jornal impresso, site, comunicação interna, endomarketing, planejamento estratégico e assessoria de imprensa. É autora do blog Cult & Cia. e de uma coluna na Obvious Magazine.