quinta-feira, 28 de setembro de 2017

GUIA ILUSTRADO PARA CRIAR SUA PRIMEIRA CAMPANHA NO GOOGLE ADWORDS

Passo a passo ilustrado para criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata!
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Quando alguém faz uma pesquisa online sobre algum produto ou serviço, geralmente usa o Google, a maior plataforma de buscas da web. Não seria errado considerar que nesse exato momento vários clientes em potencial estão provavelmente fazendo pesquisas relacionadas ao seu negócio.
Para poder figurar em destaque entre os resultados de busca dos usuários, muitas empresas utilizam a ferramenta de Publicidade do Google, o Google AdWords, com o intuito de trazer mais clientes e Leads Qualificados.
No artigo de hoje vamos mostrar um passo a passo ilustrado sobre como criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução que, diferente de outras ações de Marketing Digital, é capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata. Confira!

Passo 1: Crie uma conta no AdWords

Para começar a usar a ferramenta, o primeiro passo é configurar uma conta, para isso na página do AdWords, clique em “começar agora”.
Passo 1 - AdWords - 1
Na próxima tela, você pode escolher entre preencher os dados sobre sua empresa. Lembrando que aqui é importante usar um e-mail que nunca utilizou em nenhum conta de AdWords.

Passo 1 - AdWords - 2

Depois de concluir os procedimentos e de verificar sua conta, você já pode partir para os próximos passos. Contudo, antes de criar a sua primeira campanha, indicamos que primeiro configure sua forma de pagamento, que é o nosso próximo passo.

Passo 2: Insira sua forma de pagamento

O Google Adwords possui um sistema de cobranças bastante flexível para quem deseja customizar as finanças de marketing digital. Permitindo trabalhar tanto com pré-pago quanto com pós pago. As formas de pagamento são:

2.1 – Boleto bancário

A forma mais simples de cobrança do Adwords. É pré pago e o usuário só precisa clicar na engrenagem no canto superior do painel e selecionar “Faturamentos e pagamentos” . Na tela, encontrará o botão em destaque “efetuar um pagamento”. Ele apenas há de gerar o boleto  com o valor escolhido e imprimir. O vencimento será sempre para 20 dias após a impressão. Caso seja gerado com o valor errado o deixe de ser pago. O Adwords apenas não contará, não havendo qualquer encargo ou multa para o titular da conta.

2.2 – Cartão de Crédito (pré pago)

O usuário pode escolher inserir o seu cartão de crédito e faturar um valor a ser gasto com os anúncios, devendo ter que faturar novamente quando o montante acabar. É uma forma prática, pois dispensa ter que pagar boleto sempre e segura, pois garante um controle maior de investimentos. Após inserir o cartão de crédito, deve selecionar “pagamentos manuais” na guia configurações.

2.3 – Cartão de Crédito (pós pago)

Método mais ágil de gerir investimentos, porém requer maior cuidado por parte do gestor, pois efetua as cobranças de maneira automática ao acumular montantes progressivos até o teto de R$2000,00. O valor é sempre pago após a aquisição da campanha. Para usar essa opção, basta selecionar “pagamentos automáticos” na guia configurações.

Passo 3: Faça uma lista de palavras-chave

Agora antes de seguir na configuração da campanha, será importante fazermos um “planejamento estratégico” para a oferta que irá anunciar. Considere sempre fazer esse procedimento nas suas campanhas, mas fique tranquilo é bem simples.

3.1 – Liste as palavras ligadas a sua oferta

Pense em todas as palavras que você acredita que seus clientes usariam para pesquisar o que estará anunciando e anote todas em uma lista de palavras-chave, que pode ser em um bloco de notas.
Passo 2 - AdWords - 1
Se você possui um e-commerce de bonés de times de futebol, por exemplo, poderia anotar em sua lista palavras abrangentes como “comprar bonés online” e também palavras-chave específicas como “bonés de clubes estrangeiros”, e etc.

3.2 – Utilize o Planejador de Palavra-chave

Agora, para aumentar a sua lista e entender como as pessoas pesquisam o seu produto, considere utilizar uma ferramenta do AdWords chamada Planejador de Palavras-chave (ou Keyword Planner).
Passo 2 - AdWords - 4
Com o uso dessa ferramenta você poderá encontrar outros exemplos relacionados aos termos que já anotou ou relacionados a uma ulr (que pode ser a página da sua oferta). Para o exemplo acima, poderão aparecer sugestões como “Loja bones”, “Bones baratos” ou então “Boné Feminino”.
Passo 2 - AdWords - 2
Você irá observar que a ferramenta já separa algumas ideias de grupos de anúncios, afinal esse será o próximo passo.

3.2 – Separe a lista de palavras em grupos de similaridade

Ao fazer essa separação, deixe apenas termos que são variações de forma de pesquisa. Quanto mais você for criterioso nesse passo será melhor, afinal a intenção é separar as palavras para formarem grupos que vão refletir nos seus anúncios.
Passo 2 - AdWords - 3

Passo 4: Comece a criar sua campanha

Depois de planejado, podemos voltar no Google AdWords, considerando que é possível criar diversos anúncios para uma mesma campanha. Por padrão o indicado são dois anúncios (para testar duas abordagens diferentes). Você pode fazer maiores testes, mas considere sempre ter mais de uma opção para poder otimizar (pausar ou acelerar) um anúncio conforme o seu desempenho.
Passo 3 - AdWords - 2
Nesse ponto é importante entender um pouco a estrutura das campanhas no AdWords. Cada campanha é composta por grupos, que por sua vez são formados conjuntos de palavras e anúncios interligados. Ou seja, cada grupo de anúncio possui sua própria lista de palavras-chave que, ao serem pesquisadas em mecanismos de busca, poderão ativar os anúncios criados para esse grupo, participando do Leilão do AdWords.

4.1 – Cadastrando sua primeira campanha no AdWords

Para começar a cadastrar uma campanha é bem simples, basta ir em “campanhas” no menu superior e usar o botão “+ Campanha”.
Passo 3 - AdWords - 12
Aqui você pode escolher para onde quer direcionar seus anúncios, ou seja, você pode escolher “Rede de Pesquisa”, para aqueles usuários que buscam diretamente pelo Google Search, “Rede de Display”, para veicular em espaços nos websites que usam AdSense, ou até mesmo para ambas (e outras opções que surgem).
Neste caso, a exposição é maior, porém só a rede de pesquisa já é suficiente para quem está começando e quer aparecer na busca ativa para as suas palavras-chave, e vamos continuar a ilustrar o processo considerando a escolha “apenas rede de pesquisa”.
Em seguida começará os detalhes da configuração:
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Aqui nomeie sua campanha (livre escolha) e defina “todas as funcionalidades”. Vamos passar por ela para entendermos o que todas as opções que você tem no cadastro das suas campanha. No próximo passo vamos escolher o local de veiculação dos anúncios:
Passo 3 - AdWords - 4
Aqui você poderá escolher por países, estados ou cidades utilizando o buscador, ou até se aventurando no “Pesquisa avançada” onde teremos a opção de segmentar por raio (conforme o mapa) entre outras opções. No começo considere as opções entre estado e uma lista de cidades.
Durante a criação da primeira campanha, também é preciso definir seu orçamento global diário e a sua estratégia de lances. Dependendo do tipo de lance escolhido, o pagamento da campanha poderá ser por clique (CPC), impressão (CPM, ou custo por mil impressões), ou por conversão (CPA, ou custo por aquisição). Aqui, você deve ter em mente os objetivos da sua campanha e o quanto você possui para bancá-la. Para facilitar, você pode fazer um cálculo mensal do orçamento e dividir por 30,2. O resultado será o valor máximo a ser pago por dia.
estrategias de lances
Escolha o tipo de lance que funciona melhor para o seu negócio. Na ilustração acima colocamos no caso de clicar em “opções avançadas” onde abre uma lista com maiores opções. O CPC (custo por clique) é uma boa opção para quem quer aumentar as visitas, pois a cobrança só é feita quando alguém clica no seu anúncio.
Já no CPA a cobrança é feita ainda por clique, mas o Adwords conta com uma I.A que otimiza a campanha para mostrar os anúncios quando há maior probabilidade de  conversão, como uma compra, um cadastro, ou um download, mas essa opção só funciona quando tiver as conversões configuradas, opção essa que vamos conversar em outro artigo.
Por hora indicamos colocar “O Google definirá meus lances…” , indicar um limite de CPC e registrar o seu orçamento diário. Feito isso, aparecem ainda algumas opções, qual pode manter a configuração padrão, e em “guardar e continuar” chegamos na hora de começar a escrever seus anúncios.

4.2 Crie Grupos e Anúncios

Agora que a campanha já está criada, você pode criar também seus grupos de anúncio. Começo colocando um nome para seu grupo de anúncios, utilizando nomes relevantes que resumem do que se trata os anúncios. Assim fica mais fácil lembrar do conteúdo do grupo ao longo da campanha.
Dentro do grupo, você vai criar os anúncios que serão usados na campanha, considerando título, linhas, url de visualização e url final.
grupos anuncios
Você pode optar por anúncios que contenham imagens, texto e até versão para celular. No caso da nossa ilustração pode ficar apenas na versão “Anúncio de texto”. O anúncio de texto do Google AdWords é dividido em quatro partes:
– O título 1, que é a primeira linha do anúncio, deve ter no máximo 25 caracteres e refletir o que o usuário está pesquisando, já que é a parte mais chamativa do anúncio
– O título 2, Funciona igual o título 1, ajudando a dar uma frase complementar ao anúncio;
– Descrição, permite inserir um breve resumo de 80 caracteres ao anúncio.
– A URL de visualização, que nada mais é que um endereço “fictício”, também de no máximo 35 caracteres, onde você vai sintetizar o próprio domínio da empresa e a oferta por trás do clique.
– A URL de destino, que é o endereço real para onde o usuário será levado após o clique e que deve ter perfeita relação com o anúncio e conter exatamente o que ele procurou.
Para criar bons anúncios, deve-se sempre ter em mente alguns pontos: Quanto maior for a relevância das suas palavras-chave e página de destino do site, melhores serão os desempenhos do seu anúncio. Você também deve mostrar ao potencial cliente o valor do seu produto ou serviço, como descontos, gratuidades, qualidade superior aos demais, enfim, algo que faça com que a pessoa tenha mais interesse naquilo que você está oferecendo.
Depois de passar por todas estas etapas, o seu anúncio será revisado e liberado pela equipe de qualidade do AdWords. Em alguns casos são solicitadas algumas revisões por base das políticas do AdWords.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ambev contrata novos talentos para o Marketing


Cervejaria realiza terceira edição de seu Marketing Challenge para contratar estagiários para atuar na cidade de São Paulo. Interessados podem se inscrever até 22 de outubro

Por 27/09/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

A Ambev está com inscrições abertas para a terceira edição do Marketing Challenge - uma maratona que busca encontrar estudantes que queiram fazer parte do time de Marketing da cervejaria. Para participar do desafio, a companhia convoca cerca de 60 universitários para que passem um final de semana em sua sede, na cidade de São Paulo. O principal objetivo do processo é proporcionar experiências que contribuam com o desenvolvimento de cada um dos participantes, além de identificar jovens talentos para compor o quadro de estagiários da companhia. 
Na edição deste ano, os candidatos terão contato com a cultura da empresa por meio dos cases e dinâmicas propostas. A alta liderança de Marketing da cervejaria estará presente. O desafio será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Universitários de qualquer curso podem se inscrever até o dia 22 de outubro no site da ação. Os requisitos básicos são: estar matriculado no penúltimo ou último ano da faculdade a partir de janeiro de 2018 e ter disponibilidade para estagiar na cidade de São Paulo.
 Leia também: Tecnologia no Marketing exige novo perfil profissional - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

#inbound17: qual é a rede social mais usada para temas profissionais no Brasil?



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#inbound17: qual é a rede social mais usada para temas profissionais no Brasil?
Facebook, LinkedIn e Twitter. Essa é a ordem das redes sociais mais utilizadas para temas profissionais na América Latina atualmente – incluindo o Brasil, segundo a Hubspot, empresa de automação de marketing que recebeu os profissionais de comunicação desta região em sua sede em Boston, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 25 de setembro.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
A apresentação mostrou que o Facebook ainda é considerada a rede social mais usada para se fazer negócios em países como o Brasil, mesmo tendo o LinkedIn como plataforma focada em relacionamento profissional. Segundo os especialistas da Hubspot, isso não diminui a importância do LinkedIn, assim como o Twitter pode ser um bom meio para atração de tráfego e conversão. Em um contexto geral, os canais de maior sucesso para se conectar com clientes na América Latina são, nesta ordem, telefone, e-mail, Facebook, LinkedIn e Twitter.
Numa projeção para os próximos 12 meses, a Hubspot aponta que Facebook (58%), YouTube (55%) e Instagram (48%) serão os maiores canais responsáveis por distribuição de conteúdo na América Latina, seguidos por WhatsApp,  Snapchat e podcasts. A preferência pelo trio se dará principalmente pela predileção dos latinos por conteúdos multimídia – leia-se, vídeos!
Em conversa com outros profissionais de inbound marketing da América Latina no encontro de hoje, percebi que o grande desafio é comum a todos da região Latam: educar empresas de que redes sociais são mais do que simplesmente entretenimento, curtidas e visualizações. Elas podem – e devem – ser consideradas estratégicas para tráfego e geração de leads.
O Inbound 2017 é o maior evento de marketing de conteúdo do mundo, reunindo cerca de 20 mil pessoas em uma semana de palestras e workshops organizados pela Hubspot. Ele acontece em Boston, nos Estados Unidos, cidade sede da empresa.

domingo, 17 de setembro de 2017

12 Bancos de Imagens para aumentar seus desempenho no trabalho

bancos de imagens
O uso de boas imagens nas redes sociais é fundamental, já que é parte responsável na conquista de atenção dos internautas e uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha nessa área, não é mesmo?!
Mas é preciso ter cuidado, pois o compartilhamento indevido pode causar dor de cabeça e ainda sujar o nome da sua empresa. Cuidado com os direitos de imagens!
Veja o que o art. 20 de nosso Código Civil diz: “Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. (Vide ADIN 4815)”
Pensando em ajudar você, a nossa equipe reuniu alguns exemplos de bancos comercias e gratuitos.
Caso você tenha algumas dicas envie pra gente! Conhecimento compartilhado é conhecimento bem aproveitado!

Como conseguir mais seguidores no Instagram: um guia para conseguir os primeiros 1.000 seguidores


Escrito por | @
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Provavelmente você já sabe que o Instagram é um canal que cada vez mais leva pessoas e empresas a expandirem suas marcas. Especificamente para as empresas, ele é uma maneira de humanizar a marca, recrutar futuros funcionários, mostrar o produto e a cultura da empresa, encantar os clientes e gerar novos negócios.
Mas preste atenção: A menos que você seja famoso, será muito difícil conquistar uma grande quantidade de seguidores no Instagram sem o mínimo de esforço.
Para a pessoa ou empresa média, são necessários tempo e atenção diários para aumentar a base de seguidores. Você pode até ficar tentado a comprar seu primeiro grupo de seguidores para se manter no jogo. No entanto, esses seguidores são falsos ou têm perfil de baixa qualidade: não têm nenhum valor, a não ser inflar artificialmente a contagem de seguidores. Não espere nenhum envolvimento ou interação comercial significativa com essas pessoas.
Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer de imediato para conseguir pelo menos 1.000 seguidores para sua conta pessoal ou profissional do Instagram. O importante é saber direitinho onde investir tempo e esforço, e é exatamente isso que você verá neste post.

Baixe aqui o guia completo para usar o Instagram para negócios e marketing. (em inglês)

Vejamos como conseguir os primeiros 1.000 seguidores no Instagram, desde a criação de um perfil que atraia seguidores até o uso de concursos para manter-se fiel à sua marca. 

Como conseguir mais seguidores no Instagram

1) Crie e otimize seu perfil.

Primeiro o mais importante: personalize seu perfil no Instagram para que ele tenha uma boa aparência, informe aos seus potenciais seguidores quem você é e dê um motivo para eles o seguirem.
Como? Comece atribuindo um nome de usuário fácil de reconhecer e pesquisar, como o nome da sua empresa. Se o nome da sua empresa já tiver sido usado, experimente mantê-lo como a primeira parte do seu nome de usuário, assim as pessoas que estiverem procurando sua empresa terão mais chances de achá-lo. Por exemplo, a linha australiana de roupas esportiva Lorna Jane tem o nome de usuário @lornajaneactive.
(Obs.: insira o nome completo da empresa no campo “Nome” da seção “Opções (o botão de engrenagem no iOS e os três pontos no Android). Ele aparecerá sob sua foto de perfil e seu nome de usuário nas pesquisas.
Em seguida, coloque seu perfil como público. Para isso, abra o Instagram, abra “Opções” e confira se “Conta privada” está desativado.
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Em seguida, escolha uma foto de perfil alinhada com sua marca em outras redes sociais, por exemplo, a logomarca da sua empresa.
Preencha sua bio com informações interessantes, úteis e relevantes sobre sua marca. Assim, as pessoas o conhecerão melhor e terão um motivo para segui-lo. Informe quem você é e o que faz, e inclua um toque de personalidade. Veja alguns exemplos para se inspirar:
  • @WeWork: “Make a life, not just a living." (Viva, não apenas sobreviva.)
  • @Oreo: "See the world through our OREO Wonderfilled lens." (Veja o mundo com nossas lentes OREO deliciosamente recheadas.)
  • @CalifiaFarms: "Crafting, concocting and cold-brewing up a delicious, plant-based future. Califia Farms Loves You Back" (Elaborando, produzindo e preparando a frio um futuro delicioso à base de plantas. A Califia Farms retribui o seu amor.)
  • @Staples: "We make it easy to #MakeMoreHappen" (Facilitamos sua vida para você #fazeracontecer.)
Agora, adicione um link à sua bio para as pessoas irem direto do Instagram para seu site se quiserem. Esse espaço dedicado às URLs é precioso, pois é o único local no Instagram em que você pode colocar um link clicável. Por isso, use-o com sabedoria. Recomendamos usar um link Bitly curto e personalizado para que seja mais clicável.
Por fim, ative as notificações para ver quando as pessoas compartilharem ou comentarem nas suas fotos. Desse modo, você poderá se envolver com elas mais rapidamente, assim como muitas empresas fazem no Twitter. Para ativar as notificações, vá para “Opções” e “Ajustes de notificações Push”. Selecione “De todos” em todas as categorias.
Um conselho: Não recomendamos que você vincule sua conta no Instagram com o Twitter e o Facebook para que seu conteúdo no Instagram seja publicado automaticamente nessas redes sociais. Os tipos de post são diferentes.

2) Atribua um criador de conteúdo.

Assim como deve haver uma (talvez duas) pessoas gerenciando suas outras contas nas redes sociais, você deve ter uma ou duas gerenciando sua conta no Instagram. Se possível, escolha alguém com experiência no uso de uma conta pessoal do Instagram e que, portanto, conheça bem a plataforma. Ela deve saber todos os recursos úteis do Instagram.
Se você trabalha para uma empresa grande, perceberá que muita gente quer dar opinião sobre o que é postado. Organize um documento com diretrizes ou solicitações úteis para facilitar esse processo. Ele deve informar às pessoas como solicitar um post na sua conta do Instagram, quando fazer isso, o valor do post e os motivos de ser realizado.

3) Aprimore suas habilidades de fotografia e edição.

No Instagram, a qualidade do post é importante. Muito. Seus seguidores do Twitter podem até relevar uns posts mal feitos, mas uma foto ruim no Instagram é um grande pecado. Isso não quer dizer que você tenha que fazer um curso de fotografia para fazer bons posts no Instagram, nem precisa praticar por semanas antes de começar. Mas você pode aprender dicas básicas de fotografia e de edição de fotos.

Habilidades fotográficas

Como o Instagram é um app para dispositivos móveis, provavelmente suas fotos serão feitas no dispositivo móvel. Esse é o esperado. Embora algumas marcas usem fotografia profissional para as fotos do Instagram, a maioria delas usa smartphones. O Instagram foi criado com essa intenção.
  • Foque um tema de cada vez.
  • Dê uma chance ao espaço negativo.
  • Encontre perspectivas interessantes.
  • Busque simetria.
  • Capture detalhes.
  • Faça seus seguidores rirem.
(Clique aqui e veja todas as 18 dicas para tirar ótimas fotos com seu smartphone.)

Habilidades de edição de fotos

O Instagram tem algumas funções de edição básicas, mas é comum elas não serem adequadas para que uma foto fique realmente boa. A maioria das fotos deve passar por um ou dois apps de edição no dispositivo móvel antes de serem usadas no Instagram pela primeira vez.
Leia este post de blog para ver uma lista dos melhores apps de edição de foto e vídeo para dispositivos móveis (em inglês). Esses apps fazem de tudo, desde deixar algumas partes da foto mais nítidas até aplicar brilho a tons mais escuros para que ela pareça mais viva.

4) Comece a postar.

Depois de criar e otimizar seu perfil, designar alguém para gerenciá-lo e aprender um pouco mais sobre fotografia no celular, chegou a hora de começar a postar. Antes de começar a se envolver com as pessoas, é recomendável que você já tenha publicado um número considerável de posts (por exemplo, 15) como base de partida. Assim, quando as pessoas visitarem seu perfil, verão uma tela cheia de fotos, em vez de apenas algumas, e saberão que você posta conteúdo de qualidade com frequência.
Com o tempo, crie um pacote de fotos para momentos de necessidade, por exemplo nos finais de semana e durante suas férias.
Mantenha suas personas-alvo em mente quando começar a planejar seu cronograma de posts, pois isso pode mudar significativamente o momento e a frequência de posts (especialmente se você estiver se direcionando a um público em fusos horários diferentes). 
Como a otimização de seu cronograma para o público específico exige tempo e experimentação, criamos este infográfico com dados recentes dos melhores momentos para publicar em cada rede social para você começar. Nossas fontes descobriram que o melhor momento para postar no Instagram é segunda e quinta-feira em qualquer horário, exceto entre 15h e 16h do fuso horário da sua persona-alvo. 
Entretanto, como o Instagram é fundamentalmente um app para dispositivos móveis, os usuários tendem a utilizar a rede sempre, em qualquer lugar (apesar de muitos deles se envolverem mais com conteúdo nos momentos de folga do que nos dias úteis). Algumas empresas também observaram sucesso com os posts entre 14h e 17h e nas quartas-feiras, às 19h. Faça um teste para ver se funciona com seu público.

5) Seja curador de parte de seu conteúdo.

Embora o melhor seja ter uma ou duas pessoas gerenciando a conta, essas pessoas não podem estar em todos os lugares de uma só vez tirando fotos. Como foi aquela noite dos engenheiros no restaurante japonês? E aquele evento em que o diretor de vendas se apresentou no começo da semana? Existe uma enorme variedade de conteúdos para postar no Instagram, não há como apenas uma pessoa dar conta de tudo.
Uma solução? Crie um sistema em que você seja o curador das fotos e do conteúdo dos membros da equipe. Há algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é criar um endereço de e-mail específico para funcionários enviarem suas fotos, vídeos curtos, memes, hyperlapses e assim por diante. Incentive as pessoas a incluírem uma linha de assunto nesses e-mails, assim fica mais fácil classificar as fotos que elas estão enviando. Pode não parecer, mas essa é a maneira mais simples de ser curador de fotos, é a mais fácil para as pessoas enviarem fotos. Quanto mais fácil for para elas enviarem conteúdo, mais material você terá.
Se sua equipe compartilha uma conta do Box ou Dropbox, você também pode criar uma pasta compartilhada para as pessoas colocarem fotos e vídeos automaticamente. Isso inclui mais algumas etapas para elas enviarem conteúdo e talvez nem todos tenham baixado o app nos telefones. 

6) Escreva legendas interessantes e dignas de serem compartilhadas.

As fotos e os vídeos podem até ser a parte mais importante de seus posts no Instagram, mas nunca menospreze o poder das legendas. Elas são essenciais para o post, são a cereja do bolo. Legendas consistentemente boas podem ter um grande impacto e humanizar sua marca, conquistar mais seguidores e tornar seu conteúdo mais compartilhável, o que dá mais exposição a você.
Meu colega Ryan Bonnici me contou uma vez, por exemplo, que ele adora a conta do Frank Bod no Instagram, por causa de suas legendas: “As legendas espirituosas dele serão sua nova obsessão.” Em uma foto de um cordão de ouro, a legenda de @frank_bod dizia: "I can't give you jewellery, but I can give you the smoothest décolletage to wear it on, babe. #letsbefrank." (“Eu não posso lhe dar joias, mas posso dar o decote mais bacana para você usá-las, querida. #sejamoshonestos.”)
O tom é cheio de personalidade. Observe a hashtag irreverente #letsbefrank, que costuma acompanhar legendas como essa. Os seguidores de Frank Bod usam a hashtag para postar fotos deles mesmos cobertos no produto, como os próprios modelos da marca, o que é uma ótima maneira de interagir e se aproximar da marca.

7) Use hashtags relevantes.

Vamos voltar a falar de hashtags um pouco. No Instagram, as hashtags vinculam conversas de usuários diferentes que não se conectariam em um único fluxo. Se você usa hashtags pertinentes, seus posts são expostos a um público maior do que aquele que segue você ou sabe da sua marca. 
A chave para usar hashtags com eficiência é ser inteligente e moderado. Tente limitar o número de hashtags por legenda a três. Da mesma forma, não use hashtags "like for like", como “like4like ou #like4likes”. Essa é uma tática baixa que atrairá vários seguidores de baixa qualidade.
Para encontrar as hashtags que seu público pode estar usando, pesquise no seu nicho de mercado ou setor. A maneira mais fácil de fazer essa pesquisa é no próprio app do Instagram, na guia “Explorar” (o ícone de lupa). Quando você pesquisa uma hashtag, o programa mostra uma lista das hashtags relacionadas na parte superior da tela. Por exemplo, quando pesquiso #inboundmarketing no Instagram, ele mostra hashtags relevantes, como #marketingdigital, #marketingtips e assim por diante.
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Para ajudar você a se relacionar com seus seguidores em um nível mais pessoal, adote tendências de hashtags, como #tbt ("Throwback Thursday"), #MotivationMonday, #TransformationTuesday ou aquelas que são tendência em um determinado momento. Veja um post da conta da @HubSpot usando a hashtag #MotivationMonday:

Depois de ganhar uma boa quantidade de seguidores, você poderá tentar criar suas próprias hashtags, como o nome da sua empresa ou um slogan aplicável as suas fotos. Essa é uma ótima maneira de promover sua marca na plataforma e criar uma presença mais coesa.

8) Interaja com outros usuários, incluindo seus seguidores.

O Instagram é uma comunidade e uma das formas de se envolver nessa comunidade é encontrar as pessoas que postam fotos interessantes e seguir as contas delas para interagir com o conteúdo. Essa é a forma mais natural de chamar atenção para sua conta no Instagram, ao mesmo tempo em que você participa da comunidade e se inspira com o conteúdo de outras pessoas.
Você é beneficiado de duas maneiras: Em primeiro lugar, quando as pessoas recebem a notificação de que você as seguiu, elas podem conferir sua conta e decidir se querem ou não segui-lo. (Por esse motivo é importante ter conteúdo interessante postado antes de começar a se envolver com outras pessoas.) Segundo, isso significa que você verá os posts recentes delas no seu feed, assim poderá curtir e interagir com elas se quiser.
À medida que você aumentar sua base de seguidores, celebre-os e demonstre o quanto você dá valor a eles, respondendo aos comentários e até mesmo seguindo-os e se envolvendo nos posts deles.

9) Faça uma promoção entre usuários que tenham públicos semelhantes ao seu.

Quando você criar uma relação sólida com algumas das pessoas por trás dessas contas que têm público semelhante ao seu, sugira uma promoção que abranja todas as contas. Quanto mais natural for o conteúdo dessas promoções entre contas e menos ele se parecer com spam (especialmente as legendas), melhor. Além disso, vale a pena ser seletivo e não fazer isso com muita frequência.
Veja a seguir um exemplo da blogueira de culinária @sprinklesforbreakfast e do fotógrafo @graymalin, que fizeram uma promoção cruzada de suas contas ao mesmo tempo:

10) Realize concursos no Instagram.

Outra maneira de expandir seu alcance e aumentar o envolvimento com suas fotos é publicar um concurso de promoção de posts, pedir às pessoas para seguirem sua conta e curtirem ou comentarem na foto para entrarem.
Você também pode adicionar um elemento de UGC (conteúdo gerado por usuário) ao concurso, em que as pessoas postam uma foto delas e usam uma hashtag específica, além de seguirem sua conta. Veja um exemplo de um post do Starbucks promovendo um concurso do UGC na conta deles do Instagram.

(Leia este post para obter mais dicas sobre como realizar um concurso do Instagram com êxito.) (em inglês)

11) Compartilhe as histórias do Instagram em vídeos ao vivo.

O Instagram sempre ofereceu a oportunidade de postar fotos lindas e curadas para representar sua marca. No entanto, com a introdução do Instagram Stories (de duração temporária), as marcas também podem fazer compartilhamentos rápidos dos bastidores durante 24 horas por dia. Talvez eles não sejam tão elaborados quanto uma foto publicada, mas dão mais personalidade à sua marca na plataforma. Com a explosão de popularidade do Snapchat, ficou claro que usuários das mídias sociais estão reagindo positivamente ao compartilhamento efêmero de fotos e vídeos. Com as histórias do Instagram, as marcas podem se envolver com usuários de maneiras diferentes para cultivar lealdade e apelo.
Além disso, elas permitem que os usuários compartilhem vídeos ao vivo (em inglês), outro formato de conteúdo cada vez mais popular nas redes sociais. O que os vídeos ao vivo têm de especial no Instagram? Eles somem quando os usuários param de filmar. Essa experiência bidirecional autêntica permite que as marcas compartilhem momentos espontâneos com seu público para incorporar elementos humanos em uma plataforma de mídia social que é altamente editada e polida em seu uso tradicional.

Como as marcas podem usar o Instagram Stories

Não podemos incluir o Instagram Stories neste artigo (elas desaparecem em 24 horas), mas recomendamos que você siga algumas marcas para ver o que elas estão compartilhando.
Rachel Brathen (@yoga_girl) é uma professora de ioga e empreendedora de Aruba que usa o Instagram Stories para documentar a ação de bastidores de um estúdio de ioga. Enquanto seu perfil do Instagram mostra fotos lindas e profissionais e vídeos de suas poses na ioga, as histórias mostram o cachorro dela sentado em reuniões de equipe, os funcionários desembalando cristais de ametista para decorar o estúdio e artistas pintando as paredes. Ela usa as histórias para mostrar o outro lado de sua marca aos seus 2 milhões de seguidores de uma maneira autêntica e natural, e para informar esses seguidores sobre o que ela faz todos os dias (além da ioga, claro).
Dana Shultz (@miniamlistbaker) publica receitas veganas e sem glúten em seu blog. As histórias são vídeos práticos passo a passo de Dana preparando o café da manhã e testando novas receitas na cozinha. O aspecto de bastidores de suas histórias oferece bastante contexto humano à marca do blog. Todo mundo adora um bom vídeo passo a passo.
Casper (@casper) publica conteúdo excêntrico no Instagram para anunciar seus colchões. Sem exagerar. O principal tema do conteúdo? Ficar em casa é melhor que sair (porque você pode ficar em casa e deitar-se em um confortável colchão Casper, evidentemente). Eles até criaram uma galeria de seguidores para usarem como fundo para o Snapchat e para as histórias do Instagram. Assim, parece que estão em uma festa quando, na realidade, estão deitados na cama. Uma das histórias mais recentes deles no Instagram tinha uma pessoa assistindo a “Os Sopranos” na cama, com a legenda: "Who needs plans when you have five more seasons?" (Quem precisa de planos para sair quando tem mais cinco temporadas pela frente?) Esse vídeo valida a campanha da Casper de ficar na cama, pois mostra uma visão bem realista do que milhões de pessoas fazem quando estão de bobeira em casa.
Veja nossas dicas para usar o Instagram Stories com a sua marca:
  • Não importa se você será divertido, triste ou diferente: seja autêntico. A sua galeria de fotos é o local para o conteúdo perfeito e editado. O Instagram Stories traz conteúdo sem roteiro e sem retoques. Use para compartilhar o outro lado da sua marca que seus seguidores talvez não consigam ver em outro lugar. O seu escritório aceita cachorros? Sua equipe está fazendo o Desafio do manequim? Comece a filmar e mostre o lado humano da sua marca.
  • Mostre os bastidores. Esse é, de longe, nosso tipo favorito de conteúdo para compartilhamento efêmero de vídeo. Mostre aos seguidores o que ocorre durante o planejamento de um evento ou no lançamento de um produto. Seus seguidores querem se sentir incluídos e por dentro, e você pode usar as histórias para cultivar um programa de fidelidade da marca que só premia as pessoas que conferem seu conteúdo.
  • Entre ao vivo. O vídeo ao vivo é uma tendência crescente em várias plataformas de mídias sociais. Por isso, se algo interessante estiver acontecendo, comece a filmar. Pode ser o aniversário de alguém da equipe, uma reunião ou um animal fofo: seus seguidores querem saber como é sua vida no dia a dia. Leve as histórias para outro patamar compartilhando-as à medida que acontecem (e promovendo-as no Twitter ou no Facebook para que os seguidores se conectem). 
Experimente usar as histórias e o conteúdo efêmero ao vivo para atrair novos seguidores e aumentar o envolvimento com os que você já tem. 

Deixe seu perfil fácil de encontrar e seguir.

Coloque um botão de seguir na sua página inicial, na página “Sobre nós” e em vários outros locais do seu site. Você pode gerar aqui um botão “selo” que vincula à sua conta no site do Instagram. Não deixe de conferir se você está conectado na conta certa ao criá-lo. Veja como são as opções do selo:
Instagram
Se sua marca tem endereços físicos, distribua sinalizações com call to action para que as pessoas saibam que você tem uma conta no Instagram e incentive-as a segui-lo.
Além disso, promova sua conta do Instagram em contas de outras mídias sociais. A probabilidade é que as pessoas que já o seguem no Facebook ou no Twitter também o seguirão no Instagram. Informe aos seguidores que você está no Instagram e incentive-os a segui-lo incluindo um link para sua conta na bio e nos posts de outras contas de mídias sociais.
Experimente: faça um perfil e comece a postar, testar, ajustar e promover sua conta. Conseguir uma boa base de seguidores no Instagram não ocorre da noite para o dia, mas quanto mais forte for a base que você criar na sua conta em seu nicho de comunidade no Instagram, melhor qualidade terão seus seguidores.
Você tem outras dicas para conseguir seguidores no Instagram? Compartilhe conosco nos comentários.
Nota do editor: originalmente, este artigo foi publicado em fevereiro de 2016 no blog americano da HubSpot e foi traduzido e atualizado para melhorar sua precisão e abrangência.